Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Planejamento de comunicação: O que é e como afeta os rendimentos das empresas?

31/05/2021 às 20:27 Ajuda

Planejamento de comunicação: O que é e como afeta os rendimentos das empresas?

Muita gente ouve falar sobre a importância do marketing e sobretudo das estratégias digitais da atualidade. Mas poucos empresários e gestores se dão conta da importância de um planejamento de comunicação para que tudo isso funcione.

De fato, não se trata de algo tão simples, até porque é possível falar sobre a comunicação interna de empresa (que entraria na categoria de endomarketing), e a comunicação externa, que é o marketing e publicidade tradicionais.

Ainda assim, uma breve explicação já é capaz de demonstrar que a realização de um plano desses não é nada impossível de ser feita, além de ser imprescindível. Imagine uma empresa entrega encomendas, por exemplo, as vantagens que poderia obter.

Como ela lida com um serviço quase sempre relacionado a prazos justos e apertados, a comunicação se torna um elemento essencial para que a solução possa ser prestada com excelência, o que vai impactar na marca como um todo.

Ou seja, tanto os funcionários vão conseguir operar melhor diante de um sistema e uma cultura organizacional bem orquestrada, quanto os clientes vão perceber que se trata de uma administração bem feita e valorizar isso.

Em uma época de tanta concorrência e competitividade quanto a atual, um diferencial desses realmente pode fazer toda diferença, ajudando a marca a encantar e engajar seu público-alvo, além de marcar presença perante a concorrência e o mercado como um todo.

Além disso, tecnicamente, o planejamento de comunicação deve antecipar qualquer campanha que se pretenda duradoura e sustentável. 

Uma acao de marketing promocional, por exemplo, se quiser ser mais assertiva, precisará desse reforço estratégico.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo vários conceitos fundamentais e vários conselhos que podem ser seguidos por qualquer um. Até porque, depois de feito o planejamento, nada impede que ele precise ser atualizado várias vezes.

No caso, ele assume a forma de um documento, mais ou menos com um Business Plan (Plano de Negócios), com introdução e sumário, precisando ser criado com toda a equipe responsável, e atualizado conforme variáveis e imprevistos inevitáveis.

O mais bacana é que nos últimos anos, essa estratégia evoluiu tanto que realmente qualquer negócio pode se beneficiar das suas vantagens, seja na área de serviços como administracao de restaurante corporativo ou de venda de produtos.

Então, se você quer entender como exatamente isso é possível e aumentar os rendimentos da sua empresa, tornando-a muito mais sólida e sustentável, basta seguir adiante na leitura.

O que é um planejamento de comunicação?

Como vimos, o planejamento de comunicação assume a forma de um documento estratégico que a empresa cria com a ajuda de todo seu departamento de marketing, não raro precisando também do apoio do comercial e do RH (Recursos Humanos).

Esse documento servirá como um guia ou manual de crescimento, dando as diretrizes detalhadas das ações que deverão ser empreendidas interna e externamente, sempre com foco em aumentar os rendimentos e resultados gerais.

Daí que ele possa afetar de maneira tão significativa, e às vezes até direta, os próprios rendimentos de uma empresa. Também se deve a isso o apoio de outros departamentos que estão para além do próprio marketing, como dito acima.

Imagine uma empresa de TI da área de digitalizacao 3d, certamente ela precisa de uma infraestrutura maior e algo como uma linha de produção em funcionamento, portanto, uma única pessoa ou setor não bastaria para fechar bem o planejamento.

Sendo assim, tradicionalmente os pontos ou capítulos essenciais que o planejamento precisa conter são os seguintes:

  • Filosofia da empresa;

  • Missão, Visão e Valores da marca;

  • Cultura da organização;

  • Um público-alvo definido;

  • Mensagens centrais a serem disseminadas;

  • O modus operandi para realizá-lo;

  • Agenda e periodicidade da entrega;

  • Os retornos desejados com isso;

  • As formas e os canais adotados.

Em suma, tudo gira em torno de dois pilares, que são justamente o da comunicação interna e o da externa. Aquela vai ao encontro da sinergia existente em cada equipe e na ponte entre elas, o que é absolutamente fundamental para os resultados.

Já a externa gira em torno de compreender melhor o público-alvo que se quer atingir com a comunicação da empresa, bem como todos os desafios e ofensivas que a concorrência oferece como empecilho para isso.

Além, é claro, das barreiras do próprio mercado. Agora, tendo aprofundado do que se trata o planejamento de comunicação, adiante trataremos mais detalhadamente as suas vantagens específicas.

Aumento da sinergia na organização

Um modo indiscutível como o planejamento de comunicação afeta os rendimentos das empresas é no tocante à sinergia entre as equipes, como referido acima.

Pois bem, uma maneira importante de aprofundar isso é remetendo ao fato de que não adianta uma marca tentar vender uma imagem que não é a sua verdadeira imagem.

De fato, é preciso desenvolver algo que poucos negócios levam em conta, que é a persona da marca, como exercício que aprofunda sua filosofia e cruza com a persona do público, numa relação complexa e fundamental.

Se o negócio vende caderno de anotacoes personalizado, todos os elementos do seu negócio precisam entrar nessa relação, não apenas o seu segmento como algo chapado.

Neste caso, além de fazer parte do nicho de papelarias, é preciso ver que também se trata de uma daquelas marcas que dão a opção de customização dos produtos, que é a personalização. Isso vai indicar várias rotas diversificadas a serem tomadas.

É justamente o planejamento de comunicação que consegue deixar mais claras essas relações complexas, aumentando a sinergia dentro da organização e, por consequência, fora dela, de um modo que outras táticas não conseguiriam fazer por conta.

Melhor definição de metas e objetivos

Podemos dizer que, de algum modo, traçar metas assertivas, objetivos claros e ter um horizonte mais seguro é uma das principais funções do planejamento de comunicação, já que seu potencial se concentra sobretudo nisso.

De fato, quando os resultados vêm nessa direção, o que temos é uma maneira incrível de afetar os rendimentos das empresas.

Um erro muito comum hoje em dia é uma marca decidir enveredar pelo universo da esfera digital, às vezes até consciente das vantagens existentes ali, mas sem dominar o famoso “caminho das pedras”, por isso mesmo, iniciando sem um horizonte definido.

Por exemplo, um negócio que trabalha com flyer de divulgacao impresso pode decidir começar a atuar na frente digital, produzindo também artes para a internet.

Trata-se de uma grande mudança, sem dúvida, mas com um bom planejamento de comunicação, vai ser perfeitamente possível mapear quais serão as ações necessárias, o modo de mensurá-las e a maneira de fazer a leitura dessas métricas.

Portanto, você não vai precisar esperar o fim do período de tempo da ação planejada, mas poderá tatear a campanha com uma frequência muito mais racionalizada.

Se o objetivo é esperado para dali um semestre ou trimestre, você pode dividir as etapas em meses, depois em semanas e até mesmo em dias.

Assim, é mais seguro perceber se o avanço está ou não ocorrendo, além de poder alterar o rumo tomado no meio do caminho, a tempo de a campanha não se comprometer como um todo.

É nesse sentido que o planejamento de comunicação configura uma vantagem enorme e uma maneira indiscutível de afetar os rendimentos e resultados gerais, por meio das possibilidades que ele abre em termos de previsibilidade e margem de ação.

Clareza sobre orçamento e mão de obra

Outro modo claro e direto por meio do qual o planejamento de comunicação afeta diretamente as empresas é através da racionalização do orçamento e dos gastos.

De fato, assim como é comum algumas empresas criarem objetivos irreais e até mesmo ilógicos (como vimos acima, sem um mapa gradual e crescente de metas, o risco de cair em abstrações é enorme), o mesmo ocorre em relação ao orçamento.

Se um negócio de express grafica rapida quer duplicar seus resultados, é plausível crer que ela já vem aumentando paulatinamente o crescimento, em 10%, 25% e, quem sabe, 40% nos últimos períodos, não é verdade?

Em termos de orçamento é ainda mais grave, pois imagine o risco de iniciar uma campanha e, no meio do caminho, precisar interrompê-la por falta de verba para dar sequência.

No caso da mão de obra também vale a mesma medida, pois é comum iniciar ações que exigem muito da redação, da revisão, do design, do programador e daí em diante. Mas isso pode trazer vários problemas futuros.

Aliás, nesse sentido o planejamento de comunicação vai afetar os rendimentos diretamente, já que no fluxo de caixa entrada e saída são colunas igualmente essenciais.

Considerações finais

Com o que foi dito acima deixamos claro como o planejamento de comunicação funciona, além dos modos como pode afetar os rendimentos e resultados gerais de um negócio.

O mais importante realmente está em compreender que isso serve para qualquer empresa, seja uma agência de marketing cujo carro-chefe é fazer banner com foto, ou uma indústria química multinacional.

O fundamental é saber sentar com as equipes ou pessoas responsáveis e colocar em prática cada um dos pontos salientados. Com as explicações que demos acima, ficará ainda mais fácil e assertivo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: