Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como criar uma empresa na internet?

12/08/2017 às 17:22 Novidades

Como criar uma empresa na internet?

Todo mundo já pensou em abrir um negócio, não é mesmo? Todos nós temos um empreendedor dentro de nós, mas nem todos o deixam fluir. Mas por que será que isso acontece? O que mais nos impede de sermos nossos próprios patrões? O principal motivo é a falta de dinheiro.

Abrir um negócio é erroneamente associado a um gasto grande de dinheiro, e todos nós já sabemos a furada que é pegar empréstimos em bancos ou financeiras, ou até mesmo conseguir dinheiro emprestado com alguém da família ou com amigos.

A boa notícia é que listamos abaixo alguns motivos e dicas para te ajudar a começar o seu negócio com pouco ou sem nenhum dinheiro. Sim, isso é possível! Confira:

Utilize os recursos que estiverem ao seu alcance

Trabalhe de casa, em um espaço de coworking, que é mais barato do que o aluguel de um escritório, ou então vá a uma cafeteira ou biblioteca com acesso WiFi e ponha a mão na massa! Seu serviço envolve entregas e você tem um carro? Então não contrate um funcionário ou compre um veículo para realizá-las, faça você mesmo as entregas.

Seu negócio é do ramo de comidas e você tem uma cozinha equipada? Use-a para começar a fazer seus pratos. Tente sempre olhar ao redor, de acordo com as suas possibilidades e cotidiano, você perceberá que tem alguns disponíveis para ajudar o início do seu negócio, coisas que podem até não ser as ideais, mas que é o necessário para poder começar.

Leia também o texto sobre hospedagem de site barata!

Monte um negócio sobre algo que você domine

Não se aventure por territórios desconhecidos, somente pela falsa garantia de dinheiro rápido! Construa um negócio de acordo com as suas habilidades e conhecimentos. Quanto menos você depender de fontes externas, melhor! Tendo autoridade sobre o assunto, você pode dispensar consultores ou qualquer assistência externa. Muitas vezes, o conhecimento sobre seu ramo de negócio é suficiente para ser um empreendedor de sucesso.

Divulgue seu negócio de todo o jeito possível

Lógico que no início é difícil e que divulgação muitas vezes custa dinheiro, mas estamos falando de uma divulgação mais simples. Conte a todos os seus amigos, familiares, contatos de outros trabalhos sobre o seu novo negócio. Ligue, envie e-mails, entre em contato por redes sociais, convide todos a conferir o site e as mídias sociais do seu negócio, explique mais como funciona sua empresa.

Daí, seus amigos, familiares e ex-colegas de trabalho começaram a divulgar o seu negócio, sempre que surgir alguma pessoa que precise de um serviço da sua área, a chance deles lhe indicarem é grande. Seu negócio crescerá sem nenhum gasto financeiro com divulgação, basta apenas dedicar um pouco de tempo nessa empreitada.

Peça para os clientes pagarem antecipado

Começar um negócio com pouco dinheiro, gera sempre necessidade de algum troco (capital de giro) para cobrir custos de produção de um produto ou para a realização de um serviço. Tente negociar o pagamento antecipado com seus primeiros clientes ou, pelo menos, tente fazer com que eles adiantem os custos de produção para você não ter que tirar do próprio bolso no início.

Não gaste mais do que o necessário!

Sempre você vai encontrar gastos inevitáveis e inesperados, isso é comum em qualquer negócio. Mesmo assim, você sempre pode evitar gastos excessivos. Economize o máximo possível, não faça muitas peças de divulgação personalizadas, busque os preços mais baixos. Negocie e peça descontos. Sempre é possível encontrar uma opção mais em conta para o que você precisa.

Confira também ferramentas gráficas sem custo para criar artes incríveis.

Faça a maior parte do seu trabalho, virtualmente!

No começo de um negócio, o centro da sua empresa, será você mesmo, e na situação de ter pouco dinheiro no início, ainda te fará o único funcionário da empresa, então todas as funções são suas. Com o crescimento da tecnologia, você ganhou aliados para gerenciar melhor tempo e tarefas, otimizando a produção da sua empresa. Use o seu smartphone, o seu computador, ele são bastante eficientes e não lhe cobram salário. Atualmente existem muitos aplicativos que facilitam a vida de empresários, cumprindo funções primordiais para uma empresa.

Prepare-se para trabalhar muito!

O trabalho duro é a parte mais importante no início de um negócio. Quando você está começando com pouco ou nenhum dinheiro uma empresa, você deve estar pronto para se dedicar ao máximo para fazer do seu negócio um sucesso.

Isso vale para o atendimento aos clientes por telefone e em redes sociais, contabilidade e todas as outras funções da sua empresa. Provavelmente, o trabalho lhe custará muito tempo, então separe antecipadamente algumas horas para se dedicar a seu negócio, e esteja sempre conectado a seu negócio por meio de aplicativos e redes sociais, para não perder nenhuma venda.

Busque validar a sua ideia!

A ideia do seu negócio realmente é boa? Não adianta perguntar a algum amigo ou para parentes sobre o assunto. A melhor maneira de obter uma resposta satisfatória e crítica é perguntar a potenciais clientes ou empresários mais experientes do ramo. Com a opinião destes, é possível formatar melhor sua ideia de negócio e se adaptar melhor ao mercado para evitar surpresas.

Saiba o máximo possível sobre seus clientes

Busque conhecer seus clientes. Onde eles estão, o que eles fazem, quais são as formas mais fáceis de chegar até eles. Procure responder essas perguntas. Reserve uma parte do seu tempo de trabalho diário para estudar sobre seus potenciais clientes, assim você será mais assertivo e criará produtos e serviços especializados para atender a essas pessoas, se tornando em pouco uma referência do seu ramo no mercado.

Tenha uma estratégia de marketing

Não é preciso ter um grande aparato de divulgação, mas é preciso fazer o marketing digital do seu negócio. Pesquise por meios eficientes e baratos de divulgação. Reinvista o dinheiro das primeiras vendas em marketing. Comece a divulgar o seu negócio, antes mesmo que ele esteja funcionando.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Confira os planos da ISBrasil para hospedagem de site, loja virtual, streaming, Adwords, entre outros.

Gostou de nosso post? Compartilhe: