Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Pesquisa diz que: Próxima década o trabalho remoto vai aumentar

25/06/2018 às 08:11 Ajuda

Pesquisa diz que: Próxima década o trabalho remoto vai aumentar

Há bem pouco tempo atrás, quase não se falava em trabalho remoto como se fala hoje em dia. Tudo isso se deve à mudança de pensamento e o avanço da tecnologia. Afinal de contas, é por meio da tecnologia que é possível uma empresa ter funcionários trabalhando em várias cidades ou países diferentes. De acordo com uma recente pesquisa sobre o trabalho remoto, cerca de 38% dos funcionários empregados hoje vão estar trabalhando de casa nos próximos anos. Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre o trabalho remoto, leia esse artigo até o final e fique por dentro. 

O trabalho remoto e suas principais áreas 

Leia também sobre mariadb!

O trabalho remoto, conhecido também como home office, está associado a uma qualidade de vida muito melhor, onde os funcionários tem maior flexibilidade de horários para desenvolver seus afazeres e tem mais tempo para praticar outras atividades de lazer, por exemplo. Mas o trabalho remoto é possível em todas as funções?

Infelizmente não. Algumas funções como atendimento ao cliente, por exemplo, necessitam que o profissional esteja na empresa em horário comercial para atender os clientes. 
A área que mais possui oportunidades para o trabalho remoto é a de tecnologia.

Os programadores web, por exemplo, não precisam estar em empresas físicas para realizar suas funções. Redatores ou publicitários que trabalham com a internet também não precisam estar fisicamente dentro de uma empresa para desenvolver suas atividades. 

A indústria da tecnologia corresponde a 12% da força de trabalho na América e 2% na Europa. Mas como fica o resto da população que trabalha em outras áreas? É algo um pouco complexo, pois existem algumas gerações de pessoas que ainda estão na ativa e que não gostam da ideia de trabalhar remotamente. Leia nosso post sobre vantagens de Criar um Blog  

Geração x/ Geração y

A geração x, que ainda está a todo o vapor no mercado, possui características mais conservadoras e preferem, na maioria das vezes, um trabalho no ambiente físico da empresa. Dessa nem todas as pessoas preferem um trabalho home office.

Além disso, diversos proprietários de empresas pertencem à geração x e preferem que seus funcionários estejam na empresa. Mas os empreendedores mais jovens, que já fazem parte da geração y, são bem mais flexíveis e entendem que o trabalho remoto é importante para a produtividade e bem estar de seus funcionários.

A partir dessas peculiaridades, pode-se perceber que o mercado de trabalho ainda está se adaptando a esse novo estilo de trabalho. Mas ainda é preciso que alguns empresários se tornem mais flexíveis e que as empresas se ajustem de maneira mais organizada e melhor para o trabalho remoto. Porém, ainda vão existir funções que necessitarão do profissional dentro da empresa. Aprimore seus conhecimentos sobre Como criar um blog

O trabalho remoto deve aumentar na próxima década

De acordo com uma recente pesquisa feita sobre o mercado de trabalho nos próximos anos, a expectativa é que o trabalho remoto aumente consideravelmente.  A pesquisa aponta que 63% das empresas nos EUA já possuem funcionários trabalhando remotamente. O grande problema é que não existem políticas de regulamentação do trabalho remoto.

A expectativa segundo a pesquisa, é que nos próximos 10 anos 38% dos funcionários estejam trabalhando via home office. Este é um número relativamente alto e aos poucos as empresas vão se adaptando à nova situação.

Para auxiliar no gerenciamento da equipe remota, há alguns softwares que podem ser muito úteis, como Slack, Skype, Trello, Asana, Google Drive, entre outros. A principal questão é o líder da equipe saber fazer uma boa gestão e os funcionários estarem comprometidos com suas atividades. 

Ainda em relação à pesquisa, os dados indicam que 59% dos gestores concordam que as habilidades dos funcionários ficaram mais especializadas do que a três anos atrás. Mas a tendência é que isso aumente, pois 61% concorda que as habilidades se tornarão ainda mais específicas na próxima década. 

Um dado interessante é que 52% dos gestores de RH citaram que a falta de profissionais habilitados a determinados cargos levou a contratações mais flexíveis. Além disso, 59% dos departamentos de RH estão usando formas de trabalho mais flexíveis, significando um aumento de 24% em relação ao ano passado. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Toda essa mudança nos leva a pensar que no futuro, o trabalho com horários e formatos mais flexíveis acabe sendo bem maior do que é hoje em dia. A forma de trabalho tradicional que se tem hoje em dia vai diminuir significativamente.

Vantagens do trabalho remoto

O trabalho feito de forma remota está aumentando, pois a geração y sabe que ele possui benefícios para melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos. Conheça alguns benefícios do home office. 

Diminuição da poluição no ambiente – com menos carros circulando nas ruas, a poluição da atmosfera será bem menor.

Funcionários mais felizes – o trabalho remoto proporciona mais alegria aos funcionários, uma vez que eles tem mais flexibilidade de horários e não precisam enfrentar o estresse diário do trânsito para ir para o trabalho e chegar na hora exata.

Mais tempo para hobbies – quando não se gasta tempo com trânsito, o dia parece render mais. Além disso, o funcionário pode render mais em casa do que se estivesse na empresa e isso resulta em mais horas de folga. Dessa forma, ele pode investir essas horas extras em lazer, estudos na área e diversão com a família. 

Diante desse cenário, uma boa dica para quem está inserido no mercado de trabalho é começar a se especializar em funções que possam ser feitas totalmente pela internet para quem deseja trabalhar remotamente e ter mais qualidade de vida. Para quem trabalha via home office, deve procurar se especializar cada vez mais na sua área de atuação. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: