Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Os erros que podem acabar com sua estratégia de marketing digital

17/10/2017 às 13:38 Email Marketing Marketing

Os erros que podem acabar com sua estratégia de marketing digital

O marketing digital se tornou essencial para o sucesso de qualquer negócio na internet. E como obrigatoriamente, todo mundo está na internet, investir no mundo digital pode definir o futuro da sua empresa. Por desconhecimento ou descuido, muitos profissionais acabam cometendo erros infantis, o que prejudicam projetos.

Com a popularização da internet, o marketing digital se tornou uma das estratégias mais eficazes para atrair clientes e gerar mais vendas para qualquer empresa, seja qual for o ramo que ela atue.

Porém, aplicar um bom plano de marketing digital não é tão fácil quanto muitos imaginam, é preciso estar atento aos detalhes para prevenir erros que podem ser cruciais para alcançar os objetivos traçados.

Para tirar suas dúvidas, listamos abaixo diversos erros cometidos recorrentemente por profissionais de marketing e por empreendedores sem conhecimento nesse tipo de estratégia. Confira:

Você não conhece o seu público-alvo

O seu produto ou serviço tem boa qualidade, sua estratégia está sendo executada como planejado, o conteúdo do blog da sua empresa contém informações relevantes, mas mesmo assim você não consegue alavancar o seu negócio.

Bom, neste caso você deve se perguntar se está produzindo material para as pessoas certas. Lembre-se, sua marca deve falar o que o cliente quer ouvir e não o que você quer ele saiba. Por isso, é muito importante estudar o comportamento do seu público-alvo.

Uma dica é criar personas, assim você conseguirá detalhar mais o seu potencial cliente, listando informações valorosas como dados pessoais, dados demográficos, inspirações, objetivos e metas das pessoas que se interessam por produtos que você produz.

Antes de produzir conteúdo, busque saber onde estes usuários estão, quais redes sociais eles utilizam, se eles costumam parar para ler textos grandes ou ver vídeos com uma duração considerável, quanto eles ganham e quanto eles pagariam por seus produtos ou serviços.

Enfim, quanto mais informações do seu público-alvo você tiver, menores serão as chances de errar em suas ações de marketing digital.

Conteúdo é baseado mais nos produtos que vende do que nas necessidades do usuário

Ao criar um negócio é bastante comum que você acabe falando muito de você e da sua empresa. Muitas vezes, acaba exagerando e contando toda a história do seu negócio e detalhando demais os seus produtos ou serviços.

Com isso, você não consegue atrair clientes para sua empresa. Por que? Por que ninguém quer saber como você entrou no mercado e nem tudo sobre o seu trabalho. As pessoas estão interessadas em suprir suas necessidades, estão a melhor maneira de mostrar que você entende do assunto é criando um conteúdo rico em detalhes sobre possíveis problemas que seus clientes passem, que sejam relacionados aos seus produtos, mas não falando deles diretamente.

Foque sua estratégia de conteúdo para oferecer soluções e dicas para resolver os problemas do seu consumidor, isso passará a ele a credibilidade e a confiança que ele precisa ter para fechar uma venda com a sua empresa.

Uma forma de descobrir as necessidades do cliente é descobrir o que ele pesquisa no Google. Mas como fazer isso? Bem, você pode utilizar o Ubersuggest para fazer uma pesquisa de palavras chaves e descobrir os termos mais buscados!

Não usa o CTA (Call-to-action) ou, pelo menos, não de uma maneira chamativa

Um dos pontos principais de uma estratégia de conteúdo é levar o seu cliente sempre ao próximo passo. Isso acontece dentro do processo de funil de vendas. Um bom CTA deve ser claro e objetivo para chamar a atenção dos seus clientes a partir para o próximo passo em direção a comprar seus produtos ou contratar seus serviços.

As call to action, são as chamadas para ação, fundamentais em toda a estratégia de marketing digital. Afinal, com tanto conteúdo de boa qualidade na internet é preciso prender os usuários ao seu site, já que as chances de eles voltarem ao seu site ou comprarem seus produtos é bem dividida com concorrentes. Por isso, sempre lembre de usar essa ferramenta para levar usuários para o próximo passo da sua estratégia, envolvendo-o cada vez mais em seu planejamento de marketing digital.

Não inovar, preferindo práticas antigas

Muitos erros no marketing digital são baseados por que empreendedores e profissionais preferem aplicar técnicas antigas e já conhecidas do público, do que experimentar novas formas de chamar atenção do público.

Busque avaliar a necessidade de seus clientes, lhes oferecendo o conteúdo necessário para atrair mais clientes. Nunca aposte em estratégias e ações comuns esperando resultados surpreendentes. As ações de marketing devem agregar valor a sua empresa, lembre-se sempre disso.

Não ligar para a qualidade do conteúdo

Muitos profissionais e empreendedores acabam não dando a importância necessária a qualidade do conteúdo produzido dentro da estratégia de marketing digital. Por mania ou erro de foco, muitos erros surgem por darem importância apenas ao layout do site, as técnicas de SEO, entre outros pontos, que são importantes, mas não devem ser postos em destaque em relação a outros.

Atualmente, as pessoas valorizam bastante um conteúdo relevante do que um design bonito, afinal como diz aquele velho ditado: as aparências enganam. Ninguém tem muito tempo para consumir seu conteúdo ou de quem quer que seja, então faça o melhor possível, um conteúdo claro e objetivo para que seus clientes saibam do que você está falando e consigam entender sem dificuldades, apenas passando o olho na página.

Se basear mais no achismo do que em dados reais

Um erro bastante comum entre inciantes e profissionais de marketing digital é basear uma estratégia apenas com base no achismo, se baseando na própria opinião em vez de colher dados e avaliar os resultados, antes de tomar qualquer atitude.

Existem ferramentas gratuitas como o Google Analytics, por exemplo, permitem que você consiga ter em mãos dados que lhe ajudarão a fazer um pente fino no desempenho do seu negócio digital e também no desempenho de concorrentes.

A falta de dados para formar uma estratégia de marketing digital não é mais uma desculpa para cometer erros bobos que podem determinar o fracasso da sua empresa no mercado digital. Faça uma análise periódica dos dados, para definir ações mais eficientes, isso lhe economizará tempo e dinheiro.

E na hora de criar o site da sua empresa, não deixe de verificar um bom plano de hospedagem de sites!

Gostou de nosso post? Compartilhe: