Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que são metas Smart? Entenda o que significa

29/04/2019 às 11:32 Ajuda

O que são metas Smart? Entenda o que significa

Todos nós queremos alcançar o sucesso, mas se pararmos para pensar, o sucesso é bastante subjetivo. O que representa o sucesso para alguns é totalmente diferente do que representa para outros.

Então, como saber quando chegamos onde queremos? Utilizamos metas Smart.

Neste artigo, vamos falar sobre as metas smart para negócios, mas esse é um atalho que pode ser usado também para a vida pessoal.

Basicamente, as metas smart são uma alternativa viável de planejamento do futuro.

O que são metas smart?

Metas Smart são uma metodologia de definição de objetivos. Nela, o empreendedor estabelece critérios de medição e regras que permeiam o alcance de objetivos empresariais.

Smart, em inglês, significa esperto ou inteligente, mas não é por isso que essa metodologia possui esse nome.

Neste caso, smart é um acrônimo e cada palavra traz um atributo importante para o desenvolvimento da metodologia.

Veja o que significa metas SMART:

  • Specific (específico);
  • Measurable (mensurável);
  • Attainable (atingível);
  • Relevant (relevante);
  • Time based (temporal).

Cada atributo citado acima é fundamental para construir uma meta smart. O ideal do método é tornar simples, objetivo e claro, o alcance de uma meta.

E para isso, a meta precisa ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

 O termo metas smart foi atribuído ao executivo americano George Doran nos anos 90. O conceito foi pensado para a aplicação nas empresas.

Para Doran, os gestores acabavam se confundindo bastante devido ao grande número de informações e dados sobre uma empresa, o que resultava em objetivos falhos.

Como definir e alcançar uma meta Smart?

Devido aos cinco atributos, as metas smart devem começar a serem montadas de cima para baixo.

Então, vamos começar pelo S, de específico, em português.

O que é um objetivo específico?

É um objetivo direto e palpável, e claro, não tem nada de subjetivo.

Exemplo de objetivo específico e não específico: Podemos citar como objetivo não específico, um aumento nas vendas online da sua empresa.

A meta específica para este caso poder ser a seguinte: aumentar em 10% as vendas online nos próximos três meses.

Por que um objetivo específico facilita?

É simples! Metas não específicas costumam ser muita genéricas como podemos ver acima.

E outra: saber que você deseja aumentar em 10% as vendas, como no exemplo acima, já lhe dá um número de clientes que você terá de conquistar para bater essa meta. Isso motiva a sua equipe.

Agora vamos para o M, de mensurável:

O que é um objetivo mensurável?

É uma meta onde em que possível medir o seu progresso. Junto a um objetivo específico, a meta mensurável é o que dá a certeza que a meta foi alcançada.

Exemplo de objetivo mensurável e não mensurável: Seguindo o exemplo acima, digamos que você quer aumentar suas vendas online.

Isso não é mensurável, é claro, que você pode até ter uma noção se as vendas aumentaram ou não, mas ainda pode ficar insatisfeito por elas não terem aumentado quanto você gostaria.

Então, se você estipular que o objetivo é aumentar em 10% as vendas online em três meses, fica bem mais fácil. Você pode fazer as contas para chegar ao número de clientes necessário para alcançar o objetivo e a sua média atual de vendas.

Com esses números, você pode medir a porcentagem do seu aumento de vendas e saber se chegou a 10% ou quanto falta para isso.

Como um objetivo mensurável facilita? O Objetivo mensurável não é subjetivo, então quando você o alcança, você tem certeza que chegou lá. Ele é o seu indicador de sucesso.

Vamos passar para o A, de atingível:

O que é um objetivo atingível?

É objetivo viável, realista, que é moldado de acordo com as condições da sua empresa no mercado.

Exemplo de meta atingível e não atingível: Seguindo no exemplo acima, digamos que aumentar 10% das vendas em três meses pode ser muito difícil para sua empresa.

Pode ser que você precise de um sistema mais robusto para receber uma quantidade maior de visitas na sua loja online ou que precise de mais funcionários. Tudo isso gera um custo que nem sempre podemos arcar.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Agora, se soubermos disso, veremos que uma meta atingível e realista para sua empresa, dentro da estrutura que ela já possui, é aumentar as vendas em 5% no mesmo período.

Por que um objetivo atingível facilita? Porque ele coloca nos “pés no chão”. Afinal, precisamos crescer no mercado degrau por degrau, não adianta prever uma grande meta inalcançável para nossas empresas, isso apenar irá gerar frustração.

Seguimos para o R de relevante:

O que é um objetivo relevante?

A relevância é o que torna o objetivo importante.

Exemplo de meta relevante e não relevante: Aumentar as vendas é uma meta relevante, sem dúvidas, mas depende do caso.

E se para alcançar o aumento desejado, você precisará que seus funcionários façam horas extras e não pague o suficiente? Com certeza, eles não ficaram felizes.

E como o ideal é que sua empresa tenha o crescimento sustentável, o objetivo é traçar metas relevantes para todos, ou seja, definir objetivos dentro da sua realidade.

Por que uma meta relevante facilita? Ela lhe ajudar a separar o que de fato é importante e oportuno no momento.

Por fim, vamos para o T, de temporal:

O que é uma meta temporal?

É simples, uma meta que tem um prazo definido para ser alcançada.

Exemplo de meta temporal e não temporal: Você quer aumentar as vendas nos próximos três meses, mas não faz um cronograma que especifique quando as ações planejadas para isso serão realizadas.

Sua empresa perde o prazo e o objetivo não é alcançado.

Por isso, além de saber em quanto tempo você espera chegar ao objetivo, você também precisa definir um cronograma de ações para que elas possam ser acompanhadas, cumpridas e realocadas, dentro do possível.

Por que uma meta temporal facilita? Porque se não botarmos no papel, o que queremos fica bastante difícil seguir à risca o que planejamos.

Dessa forma, estipular um cronograma facilita na realização e no acompanhamento da meta.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: