Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que são metadados e a meta tag no HTML

06/03/2021 às 10:27 Hospedagem de Sites

O que são metadados e a meta tag no HTML

Você sabe o que é Html? O HTML – Hypertext Markup Language – possibilita que os usuários façam a criação e estruturação de seções, parágrafos, cabeçalhos e também os links para páginas da internet ou aplicações web.

As tags HTML são como rótulos que usamos para passar informações para os navegadores, assim eles passam a saber a forma como eles devem apresentar determinado site. Sendo assim, quando estamos escrevendo o HTML também estamos escrevendo as tags que vão ser lidas pelo navegador e ele vai produzir o resultado visual do nosso site.

Mas o que é Metadados e Meta tags no HTML? Vamos entender de forma fácil e prática:

Metatag:

As Metatag têm como função nos passar informações do nosso site para os sistemas de busca, ou para outras aplicações.

Elas são tags do HTML e permitem adicionar informações sobre o Website, nós utilizamos essas informações sobre aplicações, e essas aplicações fazem o uso ainda melhor dessas informações.

A meta tag é colocada diretamente dentro da tag HEAD do código HTML, veja um exemplo da sintaxe dela:

<Meta nome= “descrição” content= “nomedosite.com.br” />

Os sistemas de buscadores usam essas metas tags para apresentar informações sobre sites em resultados de buscas.

Metadados:

Os metadados são como estruturas de informações para descrever determinada fonte de informação. Eles são como dados sobre dados, informações sobre informações próprias.

Eles servem para nos ajudar ou as próprias máquinas a localizarem e conseguirem descrever informações, assim melhorando o gerenciamento e uso das informações passadas.

Diferença entre as Metatag:

O usuário clica em um link na página, os servidores recebem o pedido de acesso do navegador pelo protocolo HTTP (que é uma série de regras definindo o diálogo entre cliente e servidor). Esse servidor dará dados com várias respostas para o navegador, e ele irá apresentar o resultado na tela de quem o solicitou.

Metatag HTTP-EQUIV: Podemos controlar os comandos, por exemplo, o cacheamento da página ou redirecionar o mesmo para outros endereçamentos.

Metatag NAME: Esse modelo não usa o tipo de comunicação, ele é responsável por encaminhar as informações de Website para os sistemas e aplicações.

As Metatags mais importantes que você pode usar:

Existe várias tags que podem ser usados no html, cada uma delas possuindo uma função diferente, veja algumas delas:

A Description: <Meta nome= “Description” Content= “endereço do seu site” />

Essa Metatag tem como função informar a descrição sobre o site, nela você consegue informar para que determinado site serve, e qual é o assunto dele. O sistema de busca pode indexar em média de 250 caracteres dessa Metatag. Tenha atenção e cuidado com esse limite de caracteres, a descrição do site pode sair pela metade nos resultados.

As Keywords: <meta nome= “keywords” content= “Desenvolvimento web />

Nela podemos inserir as palavras-chave de acordo com o assunto do site, se utilizarmos algum CMS é muito interessante ter um estudo antes, para conseguir as tags das postagens dentro dessas Metatags.

Os Robots: <meta nome= “Robots” content= “valor definido” />

Aqui podemos ter controle do que os robôs de busca vão poder indexar ou não da nossa página, essa Metatag é usada em páginas que não queremos que o site de busca index.

language: <meta nome= “Language” content= “PT-BR”/>

Aqui podemos definir qual será a linguagem da página;

Author: <meta nome= “author” content= “nomes aqui” />

Aqui informamos quem são os autores da página em questão.

Pragma: <meta http-equiv= “Pragma” content= “no-cache” />

Aqui podemos informar para o navegador que ele não deverá cachear a página.

Os metadados:

Eles são as informações que ficam nos dados e que tem como objetivo principal, nos informar sobre eles e tornar fácil a organização deles. Os itens com metadados podem passar informações sobre o que se tratam alguns itens em computadores.

Podemos considerar quase todos os dispositivos digitais como fonte de metadados, até mesmo as fotos que tiramos possuem metadados associados a ela. Descrevendo sobre o modelo da câmera e do aparelho usado, assim como data, local, resolução, local de armazenamento e outras coisas.

Tipos de metadados:

Vários componentes digitais possuem metadados acumulados, organizando as informações sobre determinada função. Os principais tipos são:

  1. Os números de celulares e telefones, endereços de e-mail, nomes de pessoas que usam algum serviço, sites que usamos para logar em redes sociais;
  2. Informações de localização (de pessoas e de outros celulares);
  3. Registros de ligação (dias e horários em que foram feitas), e-mails, arquivos, fotos e vídeos;
  4. Todas as informações dos aparelhos que estamos usando;
  5. Assuntos de e-mails que estamos recebendo

Essa é uma pequena lista de itens que possuem metadados, e neles podemos encontrar informações sobre o uso de determinado item digital. Também podemos ver um conjunto em computadores, eles estão nos sites que acessamos, imagens que fazemos download, músicas que escutamos, jogos que executamos, as redes sociais que usamos, os chats que abrimos para nos comunicar e muitas outras coisas.

Sendo assim eles são usados para gerenciamento, gestão documental, controlando as informações e listas de conteúdo, origem dos dados, transformações que ocorreram em arquivos, filtragens, cálculos e transferências de localizações, entre outras coisas.

Conclusão:

O assunto sobre Metadados e Metatags são muito amplos, o uso deles pode trazer muitos benefícios para os usuários. Isso porque eles fornecem informações completas sobre o que foi usado em determinado componente digital.

O HTML também possui uma amplitude e vantagens em seu uso, é interessante e recomendável o conhecimento sobre ele. Assim você poderá agregar os benefícios dele a seu site, sua empresa, e assim por diante.

Também é importante os testes de uso, ou seja, antes de aplicar qualquer uma dessas funções definitivamente, devemos fazer testes! Assim evitamos erros, problemas nas máquinas, sites, servidores, economizamos tempo, e conseguimos produzir algo melhor e em menos tempo.

O uso de um servidor web também é um tema que envolve códigos, tags, e metadados, procure entender sobre esse assunto e tenha o melhor rendimento em sua hospedagem de sites, ou no site da empresa para qual você trabalha e está criando projetos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: