O que que é marketing efêmero? Conheça agora

02/05/2019 às 12:15 Marketing

O que que é marketing efêmero? Conheça agora

Quem trabalha com marketing sabe a velocidade com que as coisas mudam, principalmente no meio digital. Sejam os algoritmos, as reações ou o comportamento dos usuários que estão em constante mudança.

O marketing está sempre evoluindo e é preciso estar saber lidar com todas as inovações.

O marketing efêmero surgiu assim. Há alguns anos atrás com o avanço e surgimento de novas redes sociais, como o Snapchat.

Em ascensão, esse tipo de marketing ainda é pouco conhecido, porém desde 2015 já trouxe grandes resultados para quem soube investir dessa forma.

Mas e você, sabe o que é marketing efêmero e como essa estratégia pode ser benéfica para o seu negócio? Se a resposta for negativa continue com a gente e saiba tudo sobre esse assunto e o que você pode fazer para se destacar.

O que é marketing efêmero?

Antes de mais nada, na Língua Portuguesa, efêmero é um adjetivo que significa algo que é passageiro, transitório.

Quando juntamos este adjetivo ao marketing temos a produção de conteúdos temporários que tem como objetivo provocar uma resposta imediata do usuário.

Um tipo de comunicação que deve ir direto ao ponto. Portanto, são aqueles conteúdos pensados, por exemplo, para os Stories do Instagram e do Facebook.

Esse modelo de marketing tem apresentado bons resultados já que se encaixa perfeitamente na necessidade e comportamento do usuário que se define pelo acesso excessivo das redes sociais e a falta de tempo para consumo de conteúdos extensos.

Leia: Dicas para fazer um e-mail marketing de sucesso

Como o marketing efêmero pode ajudar a sua empresa?

O marketing efêmero pode ajudar a sua empresa de diversas formas. Abaixo estão os três principais resultados alcançados pelo uso do marketing efêmero.

Aumentar o laço com os seus clientes

Em uma época em que a exigência dos consumidores online está cada vez maior, a sua lealdade com determinada marca é essencial.

Através do conteúdo efêmero é possível aumentar o laço entre empresa e consumidor, já que esse espaço pode ser utilizado para mostrar como é o dia a dia da empresa e também para se relacionar diretamente com os usuários.

Você já conhece o nosso serviço de E-mail Marketing? Ele possui apartir de R$45,00 mensal com 10.000 disparos (cada plano tem sua quantidade de disparos correspondentes). Confira!

Outro ponto importante que atrai a lealdade de quem o assiste é o fato de muitos desses conteúdos serem instantâneos, ao vivo, sem edições.

Traz para o consumidor a sensação de que a empresa está sendo transparente ao mostrar determinados momentos.

Conduzir promoções

Até mesmo esses pequenos conteúdos podem ser patrocinados. Produza algo bacana, defina o público a ser atingido e veja como os resultados são surpreendentes.

Muitas empresas utilizam os Stories do Instagram e Facebook para conduzir suas promoções, seus cupons de descontos e assim atrair cada vez mais clientes.

Alta produção de conteúdo com menos esforço

Elabore uma boa estratégia de conteúdo efêmero, pense no conceito visual, no roteiro e na forma e frequência com que isso será mostrado ao público.

Essa etapa é o que tomara mais tempo. Com uma produção mínima você conseguirá ter a sua disposição diversos pequenos conteúdos prontos para serem entregues ao público.

Dicas para aplicar o marketing efêmero

Você já sabe o que é marketing efêmero e como ele pode ser útil para você, mas como aplica-lo de fato? Separamos 5 dicas para te ajudar a elaborar uma estratégia eficiente.

Defina o seu público

O primeiro passo é sempre a definição do público. Quem você quer atingir? Qual o comportamento desse grupo de pessoas, o que eles gostam, quais as suas mídias preferidas?

Tudo isso é fundamental para o desenvolvimento de uma boa estratégia de marketing efêmero. Defina o seu público e descubra o máximo de informações possíveis sobre eles.

Leia também: Como ter maior resultado no e-mail marketing

Escolha a sua plataforma

Facebook, Instagram ou outras mídias? Saiba que você também pode optar em compartilhar o conteúdo em todas elas.

Conhecendo bem o seu público você saberá exatamente aonde encontrá-lo e qual a mídia ideal para atingi-lo.

Baixe gratuitamente o nosso Ebook "9 Dicas para ter sucesso no Email Marketing".

Decida o formato

Agora que você já definiu o seu público e a plataforma que irá usar fica mais fácil decidir o formato.

Vídeo, boas fotos ou memes divertidos? Você pode apostar e testar todos esses e ver qual funciona melhor.

Para vídeos produza algo entre 30 segundos e 2 minutos, com as fotos trabalhe bem o design com fontes chamativas.

A importância do Storytelling

Não é porque esse é um conteúdo passageiro e com pouco tempo de duração que você não precisa pensar em um roteiro.

Aliás, o storytelling é fundamental neste tipo de produção.

Pense na história que você quer contar e qual o seu objetivo com essa publicação. Uma história bem contada é a isca para consumidores em potencial.

O lado negativo do marketing efêmero

É importante saber também que o marketing efêmero tem o seu lado negativo.

Do mesmo jeito que ele pode funcionar rapidamente para o seu negócio, ele também pode ser esquecido na mesma velocidade.

É justamente essa rapidez que faz o sucesso do marketing efêmero, porém é preciso tomar cuidado. Existe a necessidade de se produzir novos conteúdos com frequência, muitas vezes com postagens diárias e com qualidade, para sempre chamar a atenção do seu público. Isso pode envolver um alto orçamento, já que são necessárias equipe qualificada e recursos técnicos adequados.

Agora que você já sabe o que marketing efêmero converse com a sua equipe de marketing e propaganda e invista nessa nova estratégia.

O marketing efêmero tem é direto e claro, ideal para chamar e deve ser pensado para chamar a atenção do seu público.

Aposto que a sua empresa já utiliza esses espaços nas redes sociais de alguma forma, agora só falta desenvolver uma estratégia eficiente e com todas essas dicas que você leu aqui isso será uma tarefa fácil.

Gostou de nosso post? Compartilhe: