Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é VPN? Por que e para que usar uma VPN?

26/12/2020 às 11:43 Hospedagem de Sites

O que é VPN? Por que e para que usar uma VPN?

Caso você não saiba o que é uma VPN, a sigla significa:Virtual Private Network ou Rede Virtual Privada. E elas são uma parte essencial da autenticidade segurança da informação na internet.

Como sugerido pelo próprio nome, uma VPN cria uma rede de conexões entre dois ou mais dispositivos que permite uma troca de arquivos segura, que irá manter todos os dados trocados entre si mais difíceis de serem sequestrados.

Talvez você ache que não precisa disso, mas leia este texto até o fim e você irá entender por quê você precisa e como utilizar uma na sua navegação.

Porque utilizar uma VPN?

Além da óbvia segurança que uma VPN oferece, podemos ainda citar a capacidade que elas possuem de mascarar a sua real localização.

Assim, ao navegar com uma VPN você pode estar na sua casa em São Paulo e ser interpretado pelos sites como se estivesse em Nova York. Mas por que você faria isso?

Bem, essa função pode permitir que você desfrute de serviços exclusivos de outros países, como músicas no Spotify ou mesmo em jogos online.

Além disso, essa prática pode ser muito útil do ponto de vista corporativo, já que as VPNs tornam a troca de informações entre empresa e colaboradores muito mais seguras.

Porém cabe aqui um alerta de contradição. Por mais que o intuito das VPNs seja oferece uma navegação mais segura, alguns softwares que prometem essa função podem na verdade serem bem mais inseguros que as vias de acesso normais.

Por isso quando utilizar uma VPN opte por opções conhecidas e tome cuidados como:

  • Não inserir dados bancários ou cartões de crédito
  • Não inserir números de documentos
  • Buscar sempre por feedbacks sobre o serviço escolhido

Protocolos de segurança de uma VPN

As VPNs funcionam a partir de uma série de protocolos de rede que visam oferecer mais segurança no seu acesso a internet. Estes são os chamados protocolos de tunelamento.

É o protocolo de tunelamento que cuida da segurança entre uma solicitação e o envio das informações correspondentes, ocultando as informações durante o caminho e só permitindo sua leitura ao serem entregues.

Isso cria uma grande dificuldade para os ataques de hackers que não conseguem identificar quais informações estão sendo trocadas neste processo. Além do tunelamento a VPN ainda utiliza uma chave de criptografia.

Assim, mesmo que eventualmente um hacker consiga sequestrar esses pacotes de dados, eles não poderão ser visualizados sem a chave de criptografia correspondentes. Um método que também é adotado nos certificados SSL.

Entre os protocolos de segurança utilizados podemos citar os seguintes:

PPTP

É um dos protocolos de tunelamento mais antigos e ainda assim o mais utilizado.

Incialmente este protocolo utiliza o PPP para realizar a conexão com o usuário e então acessar a rede. A partir disso, os dados recebem um cabeçalho genérico que permite o envio dos dados.

O passo seguinte é uma conexão que utiliza o protocolo TCP e permite criar o túnel por onde os dados trafegam.

Este é um protocolo bem vantajoso de ser adotado já que permite uma configuração simples e rápida com os mais diferentes dispositivos, desde smartphones até desktops.

Por outro lado, pode ser um pouco inseguro pois oferece uma criptografia fraca para os padrões atuais e pode acabar sendo boqueado por alguns provedores de internet.

L2TP

Como uma opção ao PPTP, surgiu então o L2TP. Este protocolo uniu o protocolo anterior a um sistema de hardware em rede e se tornou o mais popular para uso corporativo.

Porém, apesar de não permitir que os dados sejam acessados antes de serem entregues, ele não possui uma criptografia nativa. Por isso sempre que optar por este protocolo em sua VPN é preciso alia-lo a um protocolo de criptografia como o IPsec.

SSTP

Se você estiver utilizando uma plataforma com Windows, esta pode ser uma excelente opção de protocolo para sua VPN. Por ser parte do sistema operacional ele é extremamente simples e intuitivo de ser utilizado.

Em contra ponto, ele é bastante complexo para ser utilizado fora do Windows.

Porém, se você optou por este protocolo no Windows saiba que ele utiliza certificado SSL para criptografia, que garante que seus dados não serão lidos nem mesmo em caso de um eventual sequestro de informações.

IKEv2

Este protocolo também deve ser associado um protocolo como IPSec para a encriptação de dados, já que ele realiza apenas o tunelamento.

Essa talvez seja uma das razões da sua falta de popularidade.

Porém, ele é sem dúvidas um dos melhores para navegação em dispositivos móveis.

OpenVPN

Por mim vamos falar deste protocolo de código aberto. O fato de o código ser aberto e de ser um serviço de privacidade faz cm que seus usuários estejam constantemente em busca de falhas... justamente para corrigi-las.

Justamente por isso este protocolo é considerado um dos mais seguros da atualidade, com tunelamento e uma criptografia de 256 bits que impede a leitura dos arquivos por aqueles que não possuem a chave de acesso.

Ainda podemos citar o fato de ser multiplataforma funcional, ou seja: seu funcionamento não perde nada da segurança seja utilizando no Windows, Linux, Android, etc.

Mas é claro que nem tudo são flores, não é? Esse protocolo sofreu severas críticas com relação a sua velocidade que tende a ser bem menor que a média de seus concorrentes.

Conclusão

A esta altura você já deve ter entendido por que utiliza uma VPN não é mesmo? Especialmente se você trabalha em casa, seja como autônomo ou como colaborador de uma empresa, essa pode ser uma solução para impedir o vazamento de dados importantes.

Se você possui uma hospedagem de sites e a utiliza para fins profissionais por exemplo, pode ser uma grande dor de cabeça ver seus dados vazando e seu site sendo atacado.

Utilizar uma VPN irá permitir despistar possíveis hackers e ainda manter seus dados seguros. E nada impede que a utilize nos seus momentos de lazer acessando conteúdos exclusivos de outros países por serviços de streaming ou de jogos.

Aproveite que chegou até aqui, e já compartilhe este texto em todas as suas redes sociais para ajudar seus contatos a se manterem seguros durante a navegação!

Gostou de nosso post? Compartilhe: