Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é slug WordPress

30/12/2020 às 17:17 WordPress

O que é slug WordPress

Você já sabe o que é WordPress, mas sabe o que é slug WordPress? Com certeza você já se deparou com elas mãos de uma vez pela internet e se você não sabe o que é, está perdendo uma grande chance de otimizar o SEO do seu site!

A slug é parte da URL que vem logo após o fim do seu domínio, isto é, após a primeira barra. Veja no exemplo abaixo:

E como todos sabem, mas poucos se atentam, esse endereço influencia diretamente em como o Google vê o seu site. Ou seja, uma slug bem feita pode ajudar conseguir algumas posições a mais no buscador.

Entretanto, este é um detalhe que constantemente passa despercebido por várias pessoas e tirar vantagem aqui pode ser um diferencial na sua estratégia de SEO.

Então, se você deseja aproveitar as vantagens de criar um blog completamente, não deixe de ler este texto até o fim para aprender como otimizar a sua slug no WordPress!

Slug no WordPress e SEO

Se a URL é o endereço completo de uma página, a slug é a parte que descreve o que será encontrado ali. Para os usuários ela pode ser bem útil, porém mais que isso, ela é um dos primeiros pontos a serem vistos pelos bots do Google na hora de indexar seu site.

Assim, se a sua slug é uma sequencia de letras e números aleatórios, sinto lhe informar, mas você está perdendo uma grande oportunidade de trabalhar excelentes palavras chaves no seu site.

Como slug influencia na otimização da Url

Os bots do Google fazem uma leitura de todo o seu site, desde a URL até o fim da página.

Nesta leitura eles avaliam uma série de pontos e cabe a nós tentar entender quais são e otimizar para ser o mais compreensível possível. Imagine agora que um bot leia a url do seu site e não encontre nada lá além de número.

Para aquela IA, a primeira impressão é de que essa é uma página sem sentido e que não se enquadra em nenhuma das milhões de palavras chaves que ele conhece.

À medida que ele avalia o restante da página isso irá mudar gradualmente, porém ele sempre irá considerar que, assim como ele não compreendeu as primeiras informações, os usuários também não compreenderão.

Logo, ele irá priorizar dar posições a páginas que comuniquem melhor seu conteúdo logo na url.

Otimizando slug

Agora sabemos o que é slug no WordPress e sabemos como o slug influencia no SEO. Então é hora falarmos sobre como otimizar a sua slug para que ela traga os melhores resultados possíveis para o seu site.

E não se deixe enganar, por mais que não passe de alguns caracteres, uma slug é tão complexa de ser otimizada quanto um texto para blog ou descrição de produto.

Pensando nisso, nós recomendamos que você utilize ferramentas como o Yoast SEO para avaliar sua slug e outras como o Ubersuggest e Google Keyword Planner para encontrar as melhores palavras chaves!

E claro, aplique as seguintes dicas manualmente:

  • Use palavras chave na slug no WordPress
  • Use traços no lugar de espaços
  • Configure um link de slug WordPress
  • Esqueça a gramática

Use palavras chave na slug WordPress

Assim como em um blogpost, a grande estrela da otimização SEO on page é a palavra-chave. Logo, a sua slug deve contar uma palavra chave forte e que indique de forma clara o que será encontrado naquela página.

Para textos no blog por exemplo, pode ser interessante incluir palavras chaves sobre o tema como “hospedagem de sites”. Já em e-commerces pode ser interessante adicionar as categorias como “roupas masculinas” a slug do site.

Para encontrar quais as melhores palavras-chaves para aplicar em seu slug você pode utilizar as ferramentas já citadas e ainda fazer uma analise de como a concorrência têm utilizado.

Use traços no lugar de espaços

Quando criar uma slug personalizada esqueça os espaços. Mas claro, você não pode incluir tudo junto. A saída é optar por traços no lugar do espaço, já que estes não são permitidos na barra de endereço de url.

Logo também é interessante que a slug não possua espaços demais ou pode acabar poluída com diversos traços em sua url.

Configure um link de slug WordPress

Este passo lida diretamente com as configurações do próprio WordPress. Então, acesse “Configurações” no menu a esquerda da tela e busque por “Links permanentes”. Então você só precisará selecionar a opção “Nome do post” para que sua slug seja apresentada após o seu domínio.

Você também pode escolher a opção “Estrutura personalizada” se quiser personalizar a maneira como sua slug será apresentada. Isso pode ser útil para acrescentar informações como: blog, contato, etc.

Esqueça a gramática

Por fim, esqueça das regras de artigos e preposições que a gramatica nos impõe na hora de criar a slug. Isso tornará seu endereço mais conciso e preciso, qualidade indispensáveis para serem bem interpretados pelos bots do Google.

Além disso, artigos e preposições em geral são ignorados pelos bots, especialmente na barra de endereço.

Erros para evitar com sua slug

E já que falamos sobre várias coisas que você pode fazer para melhorar, vamos te dar algumas dicas extras de erros que você deve evitar.

Para começar, vamos falar de palavras chaves. Entendemos à vontade em conseguir boas posições no Google, mas lotar sua slug de palavras chaves pode ter um efeito contrário, pois o exagero pode poluir sua barra de endereço.

Outro erro comum que deve ser evitado é pular a revisão das páginas, uma a uma. Embora seja um trabalho chato e minucioso, ele é de extrema importância para otimizar todas as urls do seu site.

Conclusão

Agora que você chegou até aqui, você já possui mais uma ferramenta para otimizar o SEO nas estratégias de marketing digital dos seus sites. Então, não perca mais nem um minuto e comece já a aplica-la nos seus sites. Para criar seu blog no WordPress, verifique nossa hospedagem WordPress! E se este texto foi útil para você, não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais e marcar seus amigos!

Gostou de nosso post? Compartilhe: