Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é o formato WebP, os melhores plugins e porque utilizar no seu site

23/12/2020 às 14:37 Ajuda

O que é o formato WebP, os melhores plugins e porque utilizar no seu site

A velocidade de carregamento de um site é um dos fatores mais importantes no posicionamento de uma página. Por isso, cada vez mais surgem meios de tornar o carregamento do seu site mais dinâmico.

Uma dessas maneiras é investir em formatos de imagem alternativos ao jpeg, como o WebP. Mas você conhece esse formato de imagem?

Em suma, podemos dizer que o WebP é um formato de imagem que consegue reunir uma grande qualidade ao mesmo tempo que alia isso a um tamanho reduzido, em comparação com o tradicional formato jpeg ou png.

Se essa parece uma alternativa interessante para você, leia este texto até o fim e já aproveita para compartilhar com seus contatos!

Diferenças WebP

Desenvolvido em 2010 pelo Google, este formato de imagens é capaz de comprimir o tamanho das suas imagens, sem perder a riqueza de detalhes. Desta forma, é possível que você mantenha imagens em alta qualidade e no seu site, sem prejudicar o carregamento.

Se por um lado as imagens jpeg foram pensadas para oferecer qualidade e riqueza de detalhes, porém se tornam pesadas, as png foram planejadas para serem leves, porém sem muitos detalhes.

O formato WebP nasceu justamente da necessidade de aliar um formato de peso reduzido com um de qualidade elevada e assim economizar espaço e tempo de carregamento nos sites.

Como o próprio nome do formato indica, ele foi pensado especialmente para a web.

Para se ter uma breve ideia, o tipo de compressão que este formato utiliza permite reduzir em até um quarto do tamanho total da imagem, comparando a mesma a um arquivo png.

Vantagens e Desvantagens do WebP

Agora que nós pontuamos do que se trata as imagens em formato WebP, vamos falar na prática quais vantagens e desvantagens utilizar este formato pode trazer ao seu site. E sim, existem também algumas desvantagens.

Porque você deveria usar o formato WebP

De cara uma vantagem fica bem evidente, o fato de poder utilizar imagens menores no seu site. Isto além de reduzir o tempo de carregamento de uma página, também irá reduzir o consumo do espaço de armazenagem da sua hospedagem de sites.

Uma outra vantagem é a economia na largura de banda quando seu site é rico em imagens. Isto é especialmente importante para sites de viagem e e-commerce. Por exemplo.

Desvantagens

Porém, como nem tudo são flores, esse formato oferece junto com as vantagens algumas pequenas limitações. A principal delas se dá no suporte com navegadores. Os principais navegadores do mercado já suportam este formato: Opera, Firefoz e claro, o Google Chrome. Porém, o Safari ainda não é capaz de ler essas imagens.

Contudo, esse é um problema que em breve será solucionado visto a grande popularidade que este formato vem alcançando nos sites e blogs internet a fora.

Mas, o principal empecilho deste tipo de imagem é o fato de que o WordPress ainda não suporta essas imagens. Sendo assim, você não pode simplesmente subir essas imagens para seu site em WordPress.

Mas como estamos falando do WordPress, a sua comunidade de fãs sempre ativos já criou formas de contornar esse problema e evitar o WordPress lento!

Plugins para usar WebP no WordPress

Como tudo no WordPress pode ser resolvido por meio dos melhores plugins WordPress, obviamente existem alguns plugins para que você possa desfrutar das vantagens do formato WebP no seu site WordPress.

Vamos falar de três plugins para utilizar WebP no WordPress!

Plugin WebPExpress

Vamos começar com a solução mais comum, o WebP Express! Este plugin utiliza um recurso conhecido como WebP Convert Library para alterar as imagens e gerar o formato WebP e exibi-las para os navegadores que suportam este tipo de imagem e ao mesmo tempo exibir em outros navegadores as imagens em formato jpeg ou png.

Para configura-lo é bem simples é não existem muitos segredos. Comece procurando pela área onde está escrito “Operation Mode” e selecione a opção “Varied Imagens Responses”.

Esta configuração irá habilitar a exibição de imagens em WebP no nos navegadores compatíveis. Desta forma, se uma imagem do seu site WordPress estiver em formato jpeg ou png, ela será convertida e adicionada.

Plugin ShortPixel

Outra opção para quem deseja utilizar este formato de imagens no seu site, é o plugin ShortPixel Image Optimizer. Embora a função principal deste plugin seja otimizar as imagens, e não necessariamente converte-las, é possível habilitar o formato de WebP.

Tudo que você precisa fazer é acessar o seu arquivo .htacess e copiar e colar o seguinte bloco ao código:

“<IfModule mod_rewrite.c>

            RewriteEngine On

            RewriteCond %{HTTP_ACCEPT} image/webp

            RewriteCond %{DOCUMENT_ROOT}/$1.webp -f

</IfModule>

<IfModule mod_headers.c>

            Header append Vary Accept env=REDIRECT_accept

</IfModule>

AddType image/webp .webp”

            RewriteRule ^(wp-content/uploads.+)\.(jpe?g|png)$ $1.webp [T=image/webp,E=accept:1]

Contudo, é importante lembrar que caso você utilize uma CDN este método não irá funcionar!

Plugin Optimus Image Optimizer

Esta é uma opção que exige um pequeno investimento financeiro, já que este plugin somente realiza as conversões em WebP na sua versão premium. Porém, uma vez que se instale a sua versão premium, tudo que você precisa fazer é ativar a configuração “Criação de arquivos WebP” nas suas configurações.

Uma vez que seja ativado, basta que você faça upload das suas imagens normalmente e ele criará uma cópia de cada uma, no formata WebP.

Conversores de imagens em WebP

Por fim, vamos deixar uma sugestão de site que pode ser utilizado na conversão de imagens de qualquer formato em WebP: o Convertio.

Provavelmente quem gerencia algum site ou blog já conhece essa ferramenta, que é uma das melhores para conversão de imagens.

Conclusão

Como vimos, motivos não faltam para que você adote o formato WebP como padrão em seus sites ou blogs. Em suma, vamos resumir aqui as principais vantagens apenas para relembrar:

  • Carregamento mais rápido
  • O carregamento mais rápido irá ajudar no posicionamento
  • Economia da largura de banda da hospedagem de sites
  • Economia do espaço de armazenamento
  • Imagens em alta resolução

Por fim, se este post foi útil para você não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos!

Gostou de nosso post? Compartilhe: