Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

WordPress Lento: Como evitar?

09/02/2018 às 16:25 WordPress

WordPress Lento: Como evitar?

Entre todos os sistemas de gerenciamento de conteúdo para a internet, o WordPress se destaca por ser extremamente fácil de operar, possui uma interatividade amigável e adaptável para qualquer cenário. No entanto, o WordPress pode apresentar algumas falhas que o deixam lento, apresentando uma performance abaixo do esperado. Se você ficou curioso para saber quais são os motivos que podem deixar seu site em WordPress lento, leia esse artigo até o final e saiba como evita-los.

O servidor de hospedagem não é de qualidade

Esse é um dos principais motivos que podem deixar seu site em WordPress lento. Quando você percebe uma baixa performance na velocidade do seu site, um dos primeiros pontos que devem ser verificados é o servidor de hospedagem e a sua velocidade de resposta. Se o servidor contratado por sua empresa é lento, o seu site em WordPress também será.

Uma boa dica é que se seu site for um pouco mais complexo ou gerar muito tráfego orgânico, o ideal é que sua empresa contrate um servidor dedicado. Quando se usa os servidores compartilhados, sua empresa divide os recursos de hospedagem com outros clientes, o que pode comprometer a performance do seu site. Lembre-se de que o internauta deve ter uma experiência positiva de navegação.  

Data center muito distante

Se sua loja virtual tem origem brasileira, o mais sensato é que seu servidor esteja alocado em uma empresa de hospedagem no Brasil também. Se o servidor que hospeda seu site estiver localizado na Europa ou Ásia, o tempo de resposta do seu site em WordPress pode ser bem grande.

Em suma, quanto mais longe o seu servidor estiver, mais lento seu site vai ficar, pois a conexão com um servidor que está do outro lado do planeta é bem maior do que com um localizado na mesma cidade ou estado. Prefira hospedagens na quais os servidores estejam localizados no Brasil ou próximos dos lugares onde os usuários se encontram. Conheça mais sobre esses e outros assuntos em Hospedagem para WordPress

O update do software ou plugins não foram feitos  

Outro motivo que pode estar deixando seu site em WordPress lento. Esse moderno sistema envia notificações para que os usuários possam constantemente corrigir pequenos erros, visando uma melhora de performance da plataforma. Com um simples clique no botão UPDATE você atualiza seu site de forma otimizada.

Uma boa dica é usar poucos plugins de segurança por vez para não sobrecarregar o sistema. Evite, ao máximo, usar todos os plugins ao mesmo tempo, pois isso pode gerar erros no seu site e deixá-lo lento. Mantenha sempre o CMS atualizado também traz muito mais segurança para seu site em WordPress e para todos os seus visitantes.

_BANNERREVENDAAQUIEscolha de um tema pesado que dificulta a performance

Uma das maiores vantagens de ter um site em WordPress é a enorme facilidade de personalização e a infinidade de temas que podem ser usados em seu projeto. Em contrapartida, nem sempre a qualidade está alinhada ao design e a beleza do tema escolhido.

Alguns temas são bastante complexos e trazem vários códigos densos, o que pode fazer seu site perder bastante performance, deixando ele bem mais lento.  A dica da vez é sempre escolher temas que sejam mais leves para não interferir no desempenho do seu site WordPress. Use sempre o bom senso e escolha um tema que seja leve. Seu site agradece. Leia também nosso post sobre Dicas de SEO para WordPress

Utilize plugins de cache

Usar o cache vai permitir ao seu navegador fazer o armazenamento de todas as informações da página de forma que o internauta possa ter uma experiência mais rápida e agradável ao visitar seu website. Em suma, ele faz uma espécie de memorização das principais informações e não precisa carregá-las do zero todas as vezes que seu site for acessado.

Isso evita perdas de tempo e lentidões desnecessárias, o que pode irritar o usuário. Alguns exemplos de plugins de cache são: W3 Cache, WP Super Cache, Hyper Cache e DB Cache Reload. Qualquer um desses que você escolher vai dar conta do recado e melhorar muito a performance do seu site em WordPress. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem com WordPress

Muitos plugins rodando ao mesmo tempo

Outro motivo que pode estar deixando seu site em WordPress lento. Todas as vezes que seu site é carregado, as informações também são carregadas a partir do servidor contratado por sua empresa. Isso inclui imagens, plugins e todo o conteúdo. O problema é que os plugins são bastante pesados e se seu site estiver carregando vários ao mesmo tempo, todo o processo de carregamento se tornará extremamente lento.

Uma boa dica é sempre fazer uma minuciosa vistoria dos plugins aplicados e verificar a importância de cada um deles. Se você notar que determinado plugin está utilizando muitos recursos, não se hesite em removê-lo o mais rápido possível. Isso pode ajudar a amenizar o problema de lentidão do seu site em WordPress.

Falta de otimização das imagens do seu site

Assim como os plugins, todas as imagens de seu site precisam de tempo para serem carregadas. Quanto maior for o tamanho e o número de imagens, mais tempo seu site vai demorar para carregar. Usar imagens muito pesadas e sem otimizá-las, pode comprometer muito a performance do seu site em WordPress.

A dica aqui é escolher formatos mais leves como JPG ao invés de PNG. A diferença entre esses dois formatos é que o JPG é mais comprimido e não perde a qualidade da imagem, ao contrário da extensão PNG, que é bem mais pesada. Procure também sempre limitar a altura e largura das imagens do seu site, certo?

Ainda tem dúvidas sobre WordPress lento: como evitar? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: