O que é Marketing Holístico? Conheça as 4 bases do Marketing Holístico

25/07/2019 às 09:51 Ajuda

O que é Marketing Holístico? Conheça as 4 bases do Marketing Holístico

Já ouviu falar em Marketing Holístico? Esse conceito de marketing tem ganhado força nos últimos tempos.

Grandes marcas como a Apple, por exemplo, já utilizam esse modelo em suas campanhas.

Neste artigo, vamos lhe explicar o que é marketing holístico, quais são seus pilares e os principais benefícios que ele pode trazer para a sua empresa.

O que é Marketing Holístico?

O Marketing Holístico é uma estratégia que considera o negócio como um todo, sem divisão de setores. E como a formação de uma cultura da empresa que possa integrar todos os membros dentro dos objetivos propostos para o negócio.

Nesse tipo de marketing, se entende que uma empresa só pode ter sucesso, quando todos os seus setores vão bem.

Em outras palavras, um é dependente do outro e invariavelmente eles devem se relacionar. No marketing holístico, todos têm um objetivo em comum.

A ideia é construir uma imagem positiva da empresa. Nós sabemos bem que a reputação online é um grande gerador de autoridade.

Assim, quando se trabalha uma cultura dentro da empresa, se busca ter uma comunicação uniforme entre os setores e para com os clientes, isso é construção de marca.

Em resumo, o setor de marketing deve ajudar o setor de vendas, que ajuda o setor de atendimento, que ajuda a produção e assim por diante. Podemos comparar a empresa a uma máquina com várias engrenagens.

 Para que a máquina funcione perfeitamente, todas as peças devem estar funcionando. Isso porque todas as peças estão interligadas e dependem das outras para trabalhar corretamente.

Quando uma peça quebra ou desmonta, toda as demais param e a máquina para de funcionar.

Isso é o que prega o marketing holístico: os setores devem trabalhar integrados em prol de resultados em comum, caso isso não aconteça, não há como garantir uma boa performance.

O Marketing Holístico é uma mudança de cultura dentro da empresa. Isso pode parecer complicado de início, então para exemplificar o que falamos acima, vamos abordar os quatro pilares do Marketing Holístico, veja abaixo:

Integração

A integração do marketing e dos demais setores visa um único objetivo: prover uma experiência única para os clientes. Uma comunicação falha não vende!

Num exemplo básico, não adianta uma campanha de marketing matadora, se o atendimento da sua empresa não tem efetividade.

O marketing holístico prega que todos os setores estejam integrados para promover uma experiência única. E tudo, absolutamente tudo precisa funcionar.

Além disso é preciso fazer um alinhamento de estratégias, para que toda ação desenvolvida por sua empresa tenha o motivo de complementar ação de setor em setor.

Confira também: Dicas para atrair mais clientes para sua empresa no Google.

Relacionamento

Um dos pilares para a criação de uma experiência única é o relacionamento. As interações com os clientes são muito importantes e elas devem ser feitas em diferentes formatos, ou seja, competem a vários setores.

Desde o 1° contato com o cliente, deve buscar o encantamento. É preciso adotar uma linguagem e formas de abordagem que sejam unificadas e atraiam os consumidores.

Com a era digital, os consumidores são mais exigentes e vão atrás do que querem, então dê a eles o que eles precisam.

O caminho proposto pelo marketing holístico é criar uma ligação entre a pessoa e a marca. Isso tudo para levar os clientes a um único caminho: a fidelização.

Performance

A integração dos setores e o bom relacionamento com os clientes deve garantir uma alta performance. Essa é a parte que justifica toda a mudança de cultura implementada dentro da empresa.

Na parte de performance, você mede os resultados que o marketing holístico está promovendo em seu negócio.

Ao traçar objetivos mensuráveis, você deve implementar as ações propostas pelo seu novo plano de marketing e acompanhar os resultados.

Acompanhe métricas como: retorno sobre o investimento (ROI), Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Lifetime Value (LTV), aumento de receita, entre outros.

Avalie as métricas dentro de uma periodicidade definida. O ideal é que ao implementar a estratégia, isso acontece em períodos mais curtos de tempo.

Assim, será possível realizar as mudanças necessárias para corrigir a estratégia e torná-la cada vez mais efetiva.

Marketing interno

O marketing holístico considera que cada integrante da sua empresa é um “cliente” seu. Por quê? É simples! Os colaboradores têm contato direto com os seus produtos.

A opinião deles pode ter uma influência positiva ou negativa sobre a imagem da sua marca.

Ter uma comunicação interna é essencial para externalizar uma imagem positiva da sua marca. Os colaboradores devem estar envolvidos dentro da empresa, assim eles podem passar uma imagem real dos valores da sua empresa.

Por isso é necessário desenvolver ações que ampliem a comunicação interna, como: endomarketing, redução de turnover e qualificação das contratações.

Quais são os principais benefícios do Marketing Holístico para o meu negócio?

As vantagens de uma estratégia integrada são diversas. A implementação do marketing holístico pode trazer resultados a curto prazo para sua empresa.

Confira abaixo os principais benefícios dessa estratégia:

  • Integração: Esse fator é essencial para uma empresa atingir o sucesso. Quando todos os setores da empresa se integram, eles conseguem atingir metas e objetivos mais rapidamente.
  • Construção de imagem da marca: Desenvolver uma marca forte é importante no mercado atual. Hoje em dia, os consumidores não comprem apenas o produto, mas a experiência. Por isso, é preciso criar uma marca forte e através do marketing holístico isso fica muito mais fácil.
  • Maior número de clientes: Ao criar uma linguagem própria e tipos de abordagem única, um dos resultados gerados deve ser o aumento do número de clientes. O marketing holístico pensa em todos os fatores para atrair mais consumidores para o seu negócio.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: