Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é linguagem Java e como funciona:

29/04/2021 às 08:26 Hospedagem de Sites

O que é linguagem Java e como funciona:

A tecnologia da linguagem Java para desenvolver aplicativos para vários dispositivos, consumidores e hospedagem de sites.  O que podemos dizer de início é que o Java é uma linguagem que criou um caminho próprio, idealizada com propósito de resolver problemas de programação nos anos 90.

Ela foi criada para ser usada em pequenos dispositivos de TVs, aspiradores, liquidificadores, videocassetes e muitos outros. Porém, o lançamento aconteceu com foco em Web, rodando em pequenas aplicações. Hoje é motivo de ódio e paixão para muitos programadores e desenvolvedores do mundo inteiro.

É importante entender sobre essa linguagem de programação, e entender no que ela pode ser utilizada. Conheça abaixo tudo sobre o que ela é e como funciona:

O que é Linguagem Java:

A linguagem Java é orientada para objetos, foi desenvolvida pela Sun Microsystems no ano de 1991. Nessa época, o Java foi desenvolvido com ideia de realizar melhorias e avançar a portabilidade de sistemas, programando eles uma única vez.

Depois de atualizações em seu pacote, ocorreram mais otimizações nos softwares desenvolvidos e a Oracle notou o potencial que essa linguagem de programação tinha. Ela comprou o Java pelo valor de R$7.4 Milhões de dólares.

O Java possui pacotes conhecidos como JDK, e contém ferramentas e configurações que são instaladas no computador para desenvolver softwares. Dentro da linguagem existem classes, métodos e atributos que utilizam o pacote JDK.

Hoje o Java é uma linguagem de programação famosa e usada no mundo inteiro, pois programar em Java é muito simples e não precisa lidar com detalhes de baixo nível. Como por exemplo, memória, processamento, ponteiros e lixo, e muitos outros.

A linguagem Java tem gerenciamento automático de coletor de lixo e de memória, facilitando a vida de muitos desenvolvedores. Porém, o Java consome mais para processamento.

Classe e objetivo na linguagem Java:

O objetivo de trazer a programação para uma linguagem mais próxima à usada diariamente, a orientação para objetos é conhecida como OOP ou POO em inglês é uma regra de análise. A programação de sistemas compreende todos os elementos como objetos.

O desenvolvedor molda o papel desempenhado por cada um dos objetos e a interação deles. Por exemplo, no sistema de um restaurante existem objetos de cliente e outros objetos que servem para simular a ação de cada um deles no local.

Em classe, envolvemos e associamos as funções e dados, controlando o acesso, e defini-lo é especificar os dados e suas funções. Para criar uma classe no programa, iniciamos sempre usando letra maiúscula.

Orientação a objetos: Organizar o mundo como uma coleção de vários objetos que incorporam toda a estrutura dos dados, dentro de um conjunto de operações que manipulam todos esses dados.

Discutindo sobre a linguagem Java:

Para quem tem interesse em aprender, existem diversos grupos nas redes sociais que são voltados para falar sobre a linguagem Java e outras linguagens de programação. Você pode procurar alguns deles e entrar, comece a conversar com outros alunos e desenvolvedores, compartilhe experiências e conhecimentos.

Existem diversas comunidades onde desenvolvedores profissionais e experientes compartilham materiais de estudos, conhecimentos e até mesmo informações sobre experiências. Use todos os materiais a vontade, e se possível também compartilhe com eles e outros os artigos que você está lendo, isso pode ajudar muitos estudantes sozinhos.

Multiplataforma da linguagem Java:

A linguagem Java surgiu para ser uma multiplataforma, pois uma linguagem compilada apenas com a C passará pelo processo de compilação que por meio do código fonte escrito pelo programador, é gerado um código executável e o software está pronto para ser executado dentro da máquina.

A multiplataforma resolve o problema de o software só conseguir ser executado na plataforma que foi compilada. As linguagens multiplataforma permitem que o código fonte escrito uma vez em qualquer tipo de plataforma, e compilado uma única vez. Podendo ser executado em diferentes plataformas, por exemplo em Linux ou Windows. Sem que haja a necessidade de passar pelo processo de compilação individual novamente.

Como a multiplataforma da linguagem Java funciona?

O código da linguagem Java é escrito apenas uma vez pelo programador dentro da plataforma, ele é compilado para bytecode é interpretado pela JVM para depois ser executado na máquina. Essa execução combina a interpretação e a compilação Just-In-Time (sigla JIT).

Depois de ser compilado, o código passa pelo momento de execução da JVM. O que importante não é o código e está sendo executado dentro da plataforma que foi compilado ou não. E está sim sendo executado pela JVM, instalada na plataforma, e aqui surge a multiplataforma.

O que é compilação:

É o processo de tradução de um programa feito em uma linguagem de alto nível, para uma linguagem de máquina. Fazendo com que as instruções continuem ali sejam executadas pelos processados, o programador vai converter o código fonte para ser executado pelo computador ou outros tipos de dispositivos.

O compilador vai converter o código fonte gravado na linguagem Java para ser bytecode. O bytecode resultante desse processo, ficará como novo arquivo de extensão .class. Quando falamos em bytecode, estamos nos referindo a um código que independente da máquina que tiver sido gerado por um compilador Java, e executado pelo interpretador da linguagem na máquina virtual Java, ou seja, o JVM.

Depois de feito o processo de compilação, e o arquivo .class com o bytecode tiver sido gerado. A próxima etapa é a JVM interpretar esses bytecode e executar no programa. Quando falamos em interpretação, estamos nos referindo ao processo de interpretar uma linguagem em tempo de execução e conseguir transformá-la em instruções da máquina para ser executada.

Logo, no momento que estiver rodando o programa, o código será interpretado e executado junto. Já o JVM, é a máquina virtual que executa com segurança os bytecode no microprocessador, seja no computador ou outro dispositivo eletrônico.

Esse é apenas o processo que o programa em Java deve passar, ou seja, primeiro escrevemos o código fonte em um arquivo Java, compilamos enquanto o Java irá gerar os bytecode em arquivo .class, e executar o programa, esse arquivo será interpretado e executado através da JVM.

Ainda existe outra fase, a de carregamento e verificação que também é feita pela JVM quando executa o programa e o bytecode.

Como funciona a linguagem Java:

Para desenvolver uma aplicação, o programador deve criar classes que quando serem instanciadas, se tornem objetos. O objetivo principal para a criação da linguagem de programação Java, foi ter algo simples e de fácil entendimento, para que programadores iniciantes conseguissem aprender sem dificuldades.

Sua sintaxe é muito parecida com o C# e semelhante ao C++, com algumas características mais simples. O Java roda em diversos sistemas, e com a mesma programação. Isso é possível pelo fator que explicamos anteriormente, a multiplataforma através da Java Virtual Machine ou JVM.

Benefícios da linguagem Java:

Com o passar dos anos, passamos a conhecer inúmeros benefícios dessa linguagem e podemos ver novos aprimoramentos a cada dia. As vantagens dessa linguagem se apresentam diariamente para programadores, mesmo para aqueles que ainda estão iniciando. Vamos ver alguns desses benefícios:

Multiplataforma:

A possibilidade que usamos para criar aplicativos para diversos tipos de sistemas operacionais, dispositivos móveis, computadores e jogos.

Multi-thread:

Capacidade da linguagem para suportar processamentos múltiplos de uma única vez;

Comunidade:

Comunidade de suporte para todos os desenvolvedores, que está crescendo cada vez mais. Todos estão dispostos a continuar colaborando com o programa e uns com os outros, dentro de grandes fóruns e grupos nas redes sociais.

Gratuito:

A linguagem Java é gratuita, não precisamos pagar para desenvolver nada com ela. Existem as IDEs consolidadas e com licença gratuita.

Oportunidade maior de seguir carreira:

Existem diversas vagas abertas no mercado de trabalho, portanto essa é uma nova área que está sendo amplamente procura atualmente.

Frameworks e bibliotecas:

Eles servem para nos ajudar e agilizar o trabalho que estamos desenvolvendo, como o Spring para o desenvolvimento web e o JUnit para Testes.

Linguagem Java e JavaScript são iguais?

Não, eles não são iguais. O objetivo de terem criado o JavaScript foi influenciado por outras linguagens de programação, e seu desenvolvimento foi feito para parecer com a linguagem Java. Mas em formato, mais simples e que facilitasse o uso, não apenas de programadores, mas um grande grupo de profissões.

O objetivo da linguagem JavaScript é criar e desenvolver páginas da internet, e torná-las mais dinâmicas. Portanto, ele é uma linguagem de scripts para acessar objetos dentro de aplicações. Milhares de páginas na internet utilizam essa linguagem, adicionando funcionalidades, detectando navegadores, validando formulários, e realizando muitas outras aplicações.

Lista dos melhores softwares para programar na linguagem Java:

Veja abaixo algumas IDEs – Integrated Development Environment – que podem ser utilizadas:

NetBeans:

Uma das mais famosas e grandes IDEs da linguagem Java, contém praticamente todas as características do Eclipse (falaremos no próximo item da lista). O NetBeans é um IDE de multiplataforma e está disponível de graça.

Eclipse:

IDE de multiplataforma com várias características incríveis, que ajudam a aumentar a produtividade dos programadores. O IDE Eclipse é muito utilizado em universidades e também está disponível de graça.

JCreator:

Considerado muito poderoso para os programadores da linguagem Java com experiência, estão disponíveis apenas para Windows.

Intellij IDEA:

O IDE Intellij IDEA e utilizado por programadores que utilizam a linguagem Java, eles usam esse IDE gratuito para ter alguns recursos. Porém são limitados, caso o programador queira ter mais itens terá que comprar esse IDE.

BlueJ:

O IDE Java livre, projetado para quem é iniciante na linguagem de programação, é utilizado por pessoas do mundo inteiro. Ele também é uma plataforma gratuita.

Quais as vantagens e desvantagens em usar o Java?

Essa e outras linguagens de programação possuem suas vantagens e desvantagens, e na maioria das vezes isso depende da opinião de cada programador que usa elas para trabalho. Porém, vamos conhecer algumas delas:

Vantagens:

  • Possibilidade de criar aplicativos – podemos desenvolver tanto para smartphones, tablets, etc.
  • A linguagem Java é multitThreaded – realiza e suporta o processamento múltiplo;
  • Podemos criar jogos – conseguimos controlar toda a complexidade dos programas para desenvolvimento;
  • Possui fóruns de ajuda – os próprios programadores da linguagem Java trocam informações e aprendizados, solucionam dúvidas e compartilham conhecimentos;
  • A linguagem é gratuita – não precisa pagar para usá-la.
  • Possibilidades múltiplas de uso – várias instituições e programas utilizam o Java.

Desvantagens:

  • O processamento numérico – apresenta uma demanda rígida quando se trata de fazer aplicações de pontos, o processador pode se tornar muito mais lento;
  • Pré-compilação – Precisa ter tempo, e apresenta lentidão durante o processo. Porém, esse ponto varia de cada hardware do computador que estiver sendo utilizado.

O programador que conhece e sabe usar essa linguagem de programação, consegue passar em várias oportunidades de contratação e ter inúmeras remunerações. Essa é uma linguagem que demanda tempo, estudo e muita prática como qualquer outra. Portanto, recomendamos que você faça muitos cursos para se aprimorar cada vez mais.

Você pode encontrar tudo na internet, em vídeos ou artigos no google. E pode usar as comunidades de programadores como uma grande fonte de materiais, aprenda com os experientes e peça conselhos para evitar erros.

Mas lembre-se que é importante aplicar o que aprender, caso contrário de nada serve. Imagine ter toda a teoria, e quando conseguir um trabalho você não sabe aplicar nada do que viu. Isso seria horrível, não é mesmo? Portanto, sempre teste antes de sair aceitando trabalhos e falar que sabe trabalhar.

Conclusão:

Agora que você entendeu sobre essa linguagem, como ela funciona, como foi criada e quais são as vantagens e desvantagens dela. Começo a aprender sobre ela, aplique tudo o que você estudar.

Conheça ferramentas, conteúdos para estudo, habilidades, configurações e códigos para otimizar seu trabalho, possíveis e melhores formas de aplicação dos códigos, e assim por diante.

Você pode estudar e trabalhar com essa e muitas outras linguagens de programação, a lista é incrivelmente grande. E poderá seguir carreira, o mercado de trabalho possui uma grande busca por profissionais programadores para suprir necessidades.

Quanto mais a tecnologia avança, mais necessidades nessa área as empresas começam a possuir. Portanto, use isso a seu favor e tenha sucesso.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: