Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é JavaScript e como funciona?

30/04/2021 às 08:32 Hospedagem de Sites

O que é JavaScript e como funciona?

O que é JavaScript? Essa pergunta é feita por várias pessoas que estão iniciando no mundo da  hospedagem de sites e existem muitas dúvidas quando estamos começando. Perguntar é o fator principal para ter um ponto de partida.

A primeira coisa que temos que separar JavaScript não é igual a linguagem Java, eles não têm nada a ver um com o outro. O Java é uma linguagem estilo Server-side, como o Ruby, Python, PHP e muitos outros. Apenas o nome que aparenta ser igual e confundir os iniciantes.

O JavaScript é uma linguagem usada para tornar sites mais interativos, por exemplo, botões que podem ser pressionados, jogos, formulários, animações, dinâmicas, e muitas outras coisas. Criamos um conteúdo para você que pretende iniciar ou que já estuda para ser um programador, separamos dicas e informações importantes sobre o que é JavaScript e como ele funciona na prática.

O que é JavaScript?

O JavaScript é uma linguagem dinâmica, com vários recursos que se aplicados em documento HTML, poderá fornecer interatividade dinâmica nos sites. Essa linguagem de programação foi inventada por Brendan Eich, o co-fundador do projeto Mozilla, da corporação Mozilla e da fundação Mozilla.

Essa linguagem é incrível e muito versátil, sendo considerada altamente amigável para iniciantes. Os programadores que possuem experiência, conseguem criar jogos, aplicativos baseados em banco de dados, gráficos 2D e 3D com animações, e muitas outras criações.

A linguagem JavaScript em Si é altamente compactada, porém flexível no mesmo nível. O desenvolvedor escreve várias ferramentas da linguagem, desbloqueando uma grande quantidade de funcionalidade sem precisar de muito esforço. Elas incluem:

  • APIs – Permitindo que o desenvolvedor a incorporar funcionalidades em seu site, e em outros provedores de conteúdo;
  • Estruturas e bibliotecas – Podemos aplicar itens de terceiros ao HTML para permitir a criação rápida de aplicativos ou sites.
  • A interface de programação de aplicativos em navegadores – APIs integradas em navegador Web, fornecendo várias funcionalidades. Por exemplo, criar dinâmica HTML e definir estilos em CSS, coletar e fazer a manipulação de um fluxo de vídeo do webcam dos usuários ou gerar gráficos 3D.

O conteúdo criado aqui vai servir apenas como introdução, isso é importante para não confundir você nesse início. Veja abaixo alguns dos aspectos da linguagem, você poderá praticar e usar alguns recursos APIs do navegador.

Olá mundo!

O JavaScript é uma tecnologia muito presente e ativa na internet, os sites que utilizam essa linguagem possuem uma grande dimensão de criatividade. Comece pequeno e trabalhe consistentemente. Para que possa finalmente entender e se sentir mais confortável com essa linguagem.

Iremos apresentar alguns exemplos básicos para sua página, criaremos o famoso exemplo “Olá mundo”.

O primeiro passo é entrar no site de teste e criar uma pasta com o nome “Scripts”, depois dentro da mesma, crie um arquivo chamado “main.js” e salve. A segunda parte é ir ao arquivo “index.html, e inserir a seguinte sintaxe na nova linha que se encontra antes da tag de fechamento chamada “</body>”, adicione:

<Script src= “scripts/main.js”></Script>

Depois adicione o seguinte código no arquivo que criamos “main.js”:

Const Cabecalho = document. Queryselector (‘h1’):

Cabeçalho.textContent = ‘Olá mundo’;

E por último, verifique se o arquivo HTML e JavaScript está salvo, depois carregue o “index.html” no navegador web. Colocamos o “<script>” na parte inferior do arquivo HTML, é que o próprio HTML é carregado pelo navegador na ordem em que aparece no arquivo. O JavaScript é carregado primeiro, e isso não pode acontecer para não afetar o HTML abaixo dele, algumas vezes pode dar certo.

Já que a linguagem JavaScript seria carregada antes do HTML que ele deveria trabalhar. Por esse motivo, adicionar o JavaScript na parte inferior da página HTML é um meio de correção.

Algumas definições:

O HTML é uma linguagem de marcação, usamos ela para estruturar e dar um significado para o conteúdo Web. Podemos definir parágrafos, tabelas de conteúdo, cabeçalhos, inserir imagens e vídeos dentro da página, e muitas outras coisas.

O CSS é como regras de estilo que usamos para aplicar estilo ao conteúdo HTML, por exemplo, posicionando o conteúdo em múltiplas colunas, definir cores de fundos e fontes, e outros.

Esses dois elementos se unem com a linguagem de programação JavaScript e formam três camadas, uma em cima da outra. Eles são usados dentro do código, melhorando todo o estilo no resultado final.

O que o JavaScript pode fazer realmente?

Já percebeu que o JavaScript consegue ajudar a fazer várias coisas? Incrível, não é? O núcleo dessa linguagem consiste em alguns benefícios, na programação que permite o programador fazer as seguintes coisas:

  • Armazenar conteúdo em variáveis;
  • Operações com string em programação, que são pedaços de textos;
  • Execução do código em resposta a eventos que ocorrem dentro de uma página Web.
  • E muitas outras coisas.

As APIs são como conjuntos de blocos para a construção de códigos, permitindo que o desenvolvedor adicione programas que seriam difíceis ou considerados impossíveis de implementar. Podemos ver elas em duas categorias, de navegador e de terceiros:

APIs do navegador:

Já vem implementada no navegador, e é capaz de expor dados do ambiente do computador, ou fazer coisas mais complexas. Por exemplo:

  • API de Geolocalização – recuperação de informações geográficas. O Google maps usa essa API para encontrar a localização dos usuários e adicionar no mapa.
  • API DOM (Document Object Model) – Permite que o programador manipule HTML e CSS, adicionando, criando, mudando e removendo HTML, aplicando dinamicamente estilos novos para a página Web.
  • API de áudio e vídeo – permitindo que possamos fazer coisas interessantes utilizando multimídia, tocar música, reproduzir vídeos em uma página, capturar vídeos com a câmera e exibir no computador de outro usuário também é possível.
  • API Canvas e WEBGL – permitindo a criação de gráficos 3D e com animações, podemos ver pessoas criando itens incríveis com essa tecnologia web.

Muitas dessas demonstrações que citamos não funcionam em navegadores antigos, é uma boa ideia usar navegadores que estão mais modernos. Recomendamos que você estude detalhadamente sobre testes Cross browser, principalmente quando estiver chegando perto de produzir um código real que ninguém vá utilizar.

APIs de terceiros:

Elas não são encontradas implementadas no navegador, precisamos pegar o código e informações de algum lugar na web. Por exemplo:

  • API do Google Maps – nos permite inserir mapas customizados no nosso site e diversas funcionalidades diferentes.

Essas APIs são avançadas, e demandam mais estudos antes de começar a usar elas. Antes de estudar sobre ela, você não estará pronto para aplicar e desenvolver nada com elas. Existem diversas coisas básicas que você deverá estudar primeiro.

JavaScript na sua página Web:

Antes de tudo, vamos rever algumas coisas. Quando carregamos uma página web no navegador, estamos executando um código (HTML, CSS e JavaScript) nesse ambiente de execução. É comum que o JavaScript modifique a dinâmica do HTML e CSS, para fazer uma atualização da interface do usuário Web. Por meio da API do Document Object Model, o código no documento web geralmente é executado em ordem e aparece na página web. Se o JavaScript Carregar e tentar executar antes do HTML e CSS será afetado, erros irão acontecer. É preciso aprender maneiras seguras de contornar isso, e com o tempo e dedicação você vai conseguir aprender tudo.

Segurança no navegador:

Cada uma das guias dos navegadores possui espaços para execução de códigos, chamamos esse espaço de “Ambiente de educação”. Significa que a maioria dos códigos de cada guia está sendo executado de forma separada, o código em uma guia não pode afetar o código de outro, ou de outro site da web.

Isso é uma excelente medida de segurança, caso contrário os invasores poderiam escrever o código para roubar informações de websites e trazer vários outros problemas. Não existe nenhuma maneira de trocar o código e conteúdo de diferentes sites ou guias de forma mais segura, são técnicas avançadas que você também deverá estudar com calma.

Código Compilado e Interpretado:

Muitas vezes iremos ouvir esses dois termos, tanto na hora de saber o que é JavaScript quanto em outras linguagens de programação.  O código é executado sempre de cima para baixo, e o resultado dessa execução é imediatamente retornado.

Temos que transformar o código em algo diferente antes do navegador conseguir executar. Linguagem compilada é transformada em algo diferenciado, antes que seja executada pelo computador. O JavaScript é uma linguagem leve e interpretada, os navegadores conseguem receber o código em sua forma de texto e executar o script através e a partir dele.

O código-fonte do JavaScript é compilado para formato binário, mais rápido e o script será usado para executar o mais rápido possível. No entanto, essa linguagem ainda é considerada uma linguagem interpretada, pois é manipulada durante a compilação em tempo de execução e não antes.

Servidor e cliente:

Também vemos esse termo como “lado do servidor (Server-side) ” e “lado do cliente (Client-side) ”, quando estamos estudando sobre programação e desenvolvimento web. Os códigos do lado do cliente são executados na máquina do usuário. Durante a visualização de uma página, o código do lado do cliente é baixado, executado e depois exibido através do navegador.

Códigos do lado servidor são executados no servidor e o resultado dessa execução é baixo e também é exibido pelo navegador. Alguns exemplos de linguagens de lado do servidor incluem Python, Ruby, PHP, JavaScript e ASP.NET. Sim, JavaScript também pode ser usada como linguagem server-side.

Código dinâmico e estático:

Usamos a palavra dinâmica que é usada tanto para JavaScript server-side como o cliente-side, essa palavra é a habilidade de atualização de exibição de página web para mostrar itens diferentes. O código do lado do servidor dinâmico gera conteúdo novo no servidor, puxando dados de banco de dados, enquanto do lado do cliente dinâmico gera conteúdo dentro do navegador do cliente, como criar tabela HTML com dados do servidor e apresentar ela dentro de uma página web para o usuário.

Os significados dessas palavras são ligeiramente diferentes, porém estão relacionados e ambos trabalham juntos na maioria das vezes, tanto o JavaScript Server-side quanto o cliente-side. A página web que não possui atualizações dinâmicas é chama de estática, mostrando um único conteúdo o tempo todo.

Adicionando JavaScript em sua página:

A linguagem JavaScript é inserida na página de uma maneira parecida com o CSS, ele precisa do elemento <script>.  Existem algumas maneiras de adicionar, sendo por JavaScript interno e JavaScript externo.  Ambos demandam um pouco de estudos e testes, é importante e altamente recomendado que você realize testes fora do seu site oficial.

Assim você evitar perdê-lo, é uma grande segurança para você e sua página web. É importante compreender sobre estratégias de carregamento de scripts, manipuladores de JavaScript online, entender sobre Async e Defer e o que eles instruem para o navegador, e muitos outros assuntos.

Note que o JavaScript possui uma longa jornada de estudos, aprendizados e muitos testes. Todos devem ser realizados com calma, e muita prática para entender o que é possível ou não fazer. O primeiro passo é entender o que é JavaScript, depois ir aos poucos avançando sobre os códigos, utilidades do HTML e CSS, servidores, clientes, scripts, e muitos outros assuntos.

Mercado de trabalho:

O desenvolvedor é a profissão mais procurada pelas empresas, isso porque a tecnologia está avançando muito e novas necessidades estão surgindo. Para suprir essas necessidades, o mercado procura novos profissionais que saibam trabalhar nessas questões de programação e tecnologia.

Se você pretende seguir carreira como programador e desenvolvedor, está indo para um longo caminho de sucesso. A cada dia mais podemos ver novas oportunidades e com grandes salários.

Conclusão:

Muito bem, esse foi o conteúdo sobre o que é JavaScript, como ele funciona, como dever estudado, oportunidades atuais no mercado, e também falamos sobre a aplicação dessa linguagem de programação em servidores.

Agora continue pesquisando assuntos sobre essa linguagem de programação, estude e tenha uma ótima profissão no mercado de trabalho. Você vai conseguir ter ótimas oportunidades de trabalhos, com ótimos pagamentos e várias experiências incríveis. Vale a pena continuar aprendendo, já que será cada vez mais necessário pois o mundo não para de se atualizar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: