Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Digital Asset Management?

31/10/2019 às 11:51 Ajuda

O que é Digital Asset Management?

As empresas necessitam de uma gestão de marcas eficiente, que consiga armazenar e organizar recursos de mídia que possam auxiliar na distribuição e divulgação das mídias.

E para isso, é possível contar com o Digital Asset Management.

O que é Digital Asset Management?

Digital Asset Management (DAM), pode ser traduzido como, o Gerenciamento de ativos digitais. Essa ferramenta ajuda no armazenamento, organização e na recuperação de mídias corporativas.

Em outras palavras, o DAM é um software de gestão de ativos digitais que facilita a busca por recursos de mídias digitais de uma marca.

O sistema é fundamental para guardar e facilitar a pesquisa por todas as mídias de uma empresa para uma gestão de marca mais eficiente.

Para entender melhor, o DAM ajuda na compilação de recursos digitais como imagens, logos, vídeos, áudios, podcasts, entre outros tipos de mídia.

As empresas atuais são quase 100% online e por isso geram uma quantidade enorme de mídias digitais diariamente.

São campanhas digitais todas as semanas, novas artes promocionais criadas todos os dias, muitos recursos de mídia novos gerados diariamente.

E ao montar o arquivo, é preciso organizá-lo bem, para encontrar com facilidade mídias criadas a um tempo.

E para facilitar o armazenamento e a organização desse grande número de arquivos que um software de gestão de ativos digitais é essencial.

Aqueles arquivos físicos, muito comuns em empresas, principalmente do setor de audiovisual, darão lugar a ferramentas digitais como o DAM.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Como funciona a gestão de ativos digitais?

Basicamente, um software DAM consegue armazenar, organizar e oferecer recursos avançados para nomeação, a busca e o uso de mídias digitais de uma marca.

Geralmente, estes serviços estão disponíveis na nuvem, o que facilita ainda mais a gestão dos arquivos.

Dessa forma, é possível gerir as mídias da sua marca, a qualquer hora e de qualquer lugar. Isso também facilita a administração dos recursos e compartilhamento com outros colaboradores e parceiros da sua marca.

O sistema de gerenciamento de ativos digitais é desenvolvido com base na infraestrutura necessária para uma empresa.

Assim, é possível gerenciar os recursos e implementar a busca por metadados e tags.

Existem três tipos de DAM, o software pode variar de acordo com as necessidades e os tipos de ativos digitais das empresas, confira quais são abaixo:

  • Gerenciamento de ativos da marca: Voltado para a gestão estratégias das mídias digitais voltadas para marketing e vendas.
  • Gerenciamento de ativos de produção: Gerencia ativos digitais essenciais para a produção e a execução de projetos de uma empresa.
  • Gerenciamento de ativos de biblioteca: Compila todos os tipos de arquivos digitais e fornece recursos de busca por tags e metadados para facilitar a pesquisa das mídias. Este é o modelo mais completo e mais usado no mercado.

Quais são os principais benefícios do Digital Asset Management?

Como falamos no tópico acima, a gestão de ativos digitais por meio de um software DAM é capaz de otimizar a produtividade e a gestão de marca de uma empresa.

Abaixo, listaremos quais são os seus principais benefícios dessa ferramenta para um negócio, confira:

Mais agilidade na rotina de trabalho

O DAM trabalha com recursos de busca por metadados e tags, isso otimiza bastante as buscar por ativos digitais.

Dessa forma, é possível encontrar mídias mais facilmente, o que também facilita o download e a visualização dos arquivos externamente.

Geralmente, os sistemas de ativos digitais utilizam uma organização por pastas, o que facilita ainda mais a busca pelos arquivos. Essa é uma maneira de organizar mídias em pastas bem específicas.

Também é possível utilizar vários filtros para classificar os arquivos e separá-los em setores específicos.

Assim, fica muito mais fácil encontrá-los, o que traz mais agilidade ao trabalho. Isso resulta no aumento da produtividade dos colaboradores da empresa.

Maior segurança das informações

Os ativos digitais devem estar bem guardados na internet. E um software de gerenciamento de ativos digitais pode lhe ajudar com a proteção e o controle de acesso a informações.

Por mais que a maioria dos arquivos não sejam considerados sigilosos, é importantíssimo evitar que o sistema seja invadido.

Pessoas podem inserir erros nos arquivos, fazer alterações ou até mesmo excluir as mídias.

Por isso, o nível de segurança deve ser alto e o controle deve ser bem rígido, limitando o acesso a profissionais de confiança.

Rapidez no compartilhamento de arquivos

Nas empresas, os projetos são coletivos, por isso trabalhar com o DAM é essencial também para facilitar o compartilhamento de arquivos digitais.

Dessa forma, as mídias podem estar disponíveis e serem repassadas facilmente a todos os envolvidos em um novo projeto.

Esse fator também traz muita agilidade ao trabalho e aumenta a produtividade diária.

O sistema de gerenciamento de ativos digitais trabalha na nuvem e isso facilita bastante o compartilhamento de ativos entre todos os envolvidos em projetos.

Evita o retrabalho e o desperdício de tempo

A organização do DAM é bastante específica, isso facilita não só achar rapidamente as mídias, otimizando o tempo de trabalho, como também evita o retrabalho, outro fator que prejudica a produtividade.

Usando o DAM, você pode confirmar rapidamente que achou os arquivos certos e usá-los para compor as artes e ilustrar novas campanhas.

Assim, você evita perder tempo fazendo novas buscas para encontrar o ativo certo.

Como vimos no texto, o Gerenciamento de Ativos Digitais é essencial para qualquer empresa, principalmente para o trabalho de setores de vendas e de marketing, que costumam trabalhar diariamente na criação de novas mídias digitais para a marca.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem Empresarial.

Gostou de nosso post? Compartilhe: