Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Cloud Server e Cloud Gerenciado

03/07/2020 às 14:52 Hospedagem de Sites

O que é Cloud Server e Cloud Gerenciado

Ao se pesquisar sobre hospedagem de sites pela primeira vez é comum encontrarmos vários termos novos e muitas vezes parecidos que não entendemos bem.

Muitas vezes estes termos se referem a tipos de hospedagem (como caso de cloud server) ou serviços adicionais (como o cloud gerenciado). Geralmente quem acaba encontrando estes termos busca um tipo de hospedagem robusta, com grande capacidade de processamento e segurança ou um serviço que dinamize o trabalho recorrente de uma hospedagem.

Recomendado para você: hospedagem de site barata.

Cloud server

Talvez você já saibda o que é Cloud Server, muitas vezes também chamado de hospedagem na nuvem. O cloud server oferece um serviço de hospedagem que armazena seus dados em servidores espalhados por diversas máquinas.

Isso permite utilizar diversos recursos simultaneamente e criar servidores poderosos, com alto desempenho e segurança, onde você poderá receber milhares de visitantes sem ter sua navegação prejudicada.

Além disso esse serviço pode ser personalizado de acordo a sua necessidade oferecendo mais ou menos processamento de acordo as necessidades. Na prática o poder processamento se torna virtualmente ilimitado, já que sempre é possível alocar mais um pouco de outras máquinas.

Um serviço de cloud server funciona mais ou menos como montar sua própria máquina: você pode escolher quantos processadores utilizará, armazenamento, etc. E a melhor parte é que tudo é pago sobre medida.

Ou seja, você paga pelo que utiliza e nada mais. Assim essa se torna uma opção especialmente interessante independente do tamanho da sua necessidade.

Com essa descrição é possível que se confunda um cloud server com um serviço de VPS, mas existem diferenças fundamentais. Enquanto o VPS utiliza uma máquina para criar um servidor virtual dedicado, o cloud server utiliza os recursos de diversas máquinas em um espaço em nuvem.

Segurança e Armazenamento no Cloud Server

Acredito que já tenha ficado bem explicito até aqui a flexibilidade de recursos que o clou server oferece. Entretanto, ainda é comum a desconfiança com a segurança dos serviços em nuvem.

Pois bem, você não precisa se preocupar com isso ao lidar com um cloud server. Além de possuir o mesmo nível de proteção que qualquer outra hospedagem, um cloud server oferece backups regulares que permitem recuperar mesmo dados apagados. Quem lida diariamente com estes serviços sabe bem o que é backup e qual sua importância.

E quanto ao armazenamento não se preocupe, por funcionar em nuvem e utilizar múltiplas máquinas físicas, o armazenamento se torna virtualmente ilimitado já que tudo se torna online. E claro, protegido por criptografia de ponta.

Cloud Gerenciado

Entretanto utilizar um serviço de cloud server pode gerar um bom trabalho com administração de recursos já que um serviço em nuvem necessita de algum acompanhamento.

Esse acompanhamento além de tomar tempo pode, muitas vezes, necessitar de intervenções com processos de segurança como backup, atualizações, configurações, instalação de aplicativos, etc.

O cloud gerenciado é uma opção que comumente acompanha o cloud server para suprir essa necessidade. Com um cloud gerenciado seu serviço seu serviço de hospedagem contará com uma equipe especializada cuidando de todas as áreas do servidor, garantindo completa estabilidade para seu site.

O que o Cloud Gerenciado faz por mim?

Quando se contrata apenas o serviço de cloud server a instalação de aplicações no servidor, edição de códigos e acompanhamento de recursos são responsabilidades do usuário.

Logo se vê que um usuário não familiarizado pode perder muito tempo aprendendo a administrar essas responsabilidades ou até mesmo cometendo um erro que custe caro (seja financeiramente ou em perda de tempo).

Contratando um serviço de cloud gerenciado toda essa responsabilidade é transferida para uma equipe técnica com experiência na área e o provedor se torna responsável por qualquer problema que eventualmente aconteça.

Isso também torna a vida do usuário muito fácil no sentido de administração de recursos, já que bata solicitar os recursos necessários e esta equipe disponibilizará para você.

Você tem dúvidas se precisa mesmo de um serviço de cloud gerenciado? Então pense nos seguintes pontos:

  • Experiência: Qual sua experiencia com administração de servidores? Você acredita que terá, além da capacidade, tempo suficiente para lidar com todo o trabalho envolvido? Lembre-se que enquanto dedica tempo gerenciado seu cloud server, poderia estar investimento no crescimento de seu site.
  • Equipe especializada: Ou talvez você já tenha uma equipe que lide com todas as questões relacionadas a administração de servidores por si, neste caso o quanto eles podem lidar com trabalho extra sem se sobrecarregar e comprometer a estabilidade de seus negócios?

O Cloud Gerenciado também cuida da segurança

Você poupa temo e ainda mantêm sua segurança em dia com o serviço de cloud gerenciado. A equipe responsável pelo seu cloud server irá realizar varreduras e identificar as vulnerabilidades antes de um ataque e mantê-los atualizados sempre. Como? Com os seguintes procedimentos:

  • Uso de antivírus confiáveis: apenas os melhores antivírus são utilizados por um Cloud Gerenciado que se preze, afinal muitos antivírus se dizem seguros, mas não oferecem nem o básico em proteção
  • Configurações de firewall: Uma equipe especializada configurará software e hardware para oferecer mais uma camada de proteção aos seus dados.
  • Filtro de spams: Pois além de incômodos, spams podem conter malwares diversos que comprometem a sua privacidade.

Praticidade em primeiro lugar

Por fim podemos falar um pouco sobre a praticidade de ter um serviço hospedado na nuvem, já que poderá utilizar recursos como armazenamento, processamento e softwares sem sobrecarregar uma máquina e com acessos a qualquer momento e de qualquer lugar.

Por isso, se você precisa de uma solução que garanta um servidor estável, independente do quanto você cresça e mantenha sua organização e segurança, sem prejudicar sua produtividade, aproveite e analise o plano de Cloud Gerenciado que melhor se encaixa nas suas necessidades

Gostou de nosso post? Compartilhe: