Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é a internet das coisas e como ela vai mudar o mundo

27/12/2020 às 14:37 Novidades

O que é a internet das coisas e como ela vai mudar o mundo

O que antes poderia parecer uma tecnologia que só existia nos filmes, agora está prestes a se tornar parte do cotidiano de muitas pessoas. Imagine todos os dispositivos da sua casa conectados em uma rede, de modo que você possa acionar qualquer um deles por um comando de voz. Ou pelo smartphone, caso esteja fora de casa.

Porém, aqui não estamos falando de apenas de dispositivos que usualmente se conectam à rede mundial de computadores, como celulares, smart-TVs e vídeo games. Já imaginou ter sua cafeteira ligada a rede, e programada para preparar o café quando você estiver a duas quadras. 

Com isso, internet passa a ser utilizada para muito mais coisas do que saber como criar um blog do zero!

Essa é apenas a ponta do iceberg do que a internet das coisas (ou IoT, do inglês internet of things) irá fazer.

O que é a internet das coisas ou IoT

A internet das coisas é um tipo de conexão voltada para dispositivos que normalmente não dependeriam da rede para o funcionamento adequado, como uma geladeira ou a já citada cafeteira, diferente de smartphones ou servidores dedicados.

O exemplo mais presente que temos, do início da internet das coisas em nossas vidas são as smart-Tvs e smartwatches. Mas podemos aplicar isso ainda a geladeiras, fogões, lâmpadas, chuveiros ou mesmo fechaduras.

E indo mais além, a internet das coisas pode ser aplicada no conceito de Cidades Inteligentes, aonde semáforos estariam conectados á uma rede por exemplo, e com base em informações de tráfego de toda cidade poderiam controlar o seu tempo de forma dinâmica e segura, sem causar congestionamentos.

Como funciona a internet das coisas

Mas se a internet das coisas se trata de dispositivos conectados entre si, como se dá o funcionamento dessas conexões? Podemos falar de basicamente três componentes nessa conexão: o sistema de controle, os dispositivos e a rede.

Vamos começar pelo sistema de controle. O sistema de controle é onde todos os dados dos dispositivos conectados são processados. Podemos pensar nele como um tipo de hospedagem de sites, para os dispositivos da sua casa.

Os dispositivos podem ser os mais diversos como já citamos, que estarão ligados ao sistema de controle. Dessa forma, a partir de um dispositivo como o smartphone você poderia enviar um comando a qualquer dos dispositivos para ativar uma ação.

A rede é a nossa velha conhecida, podem ser redes Wi fi, Bluetooh ou mesmo dados móveis como o 3G, 4G e 5G.

Usos da internet das coisas

Toda essa ideia de ter uma casa automatizada parece uma ideia de filme de ficção cientifica, não é mesmo? Ou até o conceito de Cidades Inteligentes. E não pense que estes projetos estão longe de acontecer. Em Londres e Tóquio, vários serviços como o transporte público e a vigilância, já se conectam nas redes. Tudo isso, obviamente é aliado uma excelente infraestrutura que possui um sistema de controle central para a cidade.

Podemos citar ainda exemplos de revoluções causadas pela internet das coisas em comércios, medicina, entretenimento, agropecuária e no dia a dia.

Aplicações no comércio

A internet das coisas pode ser aplicado nos pequenos comércios de forma a dinamizar o atendimento. Podemos citar como algumas mudanças:

·Todo o comércio pode ser ligado a um sistema de controle, de modo que a cada venda o sistema de estoque mantenha o controle automaticamente e emita alertas quando determinados produtos estiverem acabando.

·Também poderia ser utilizada no controle de estacionamento, mostrando onde e por quanto tempo um carro está estacionado.

Aplicações na medicina

Na medicina o uso da inteligência das coisas vêm revolucionando os tratamentos ao aliar técnicas médicas com sistemas de Inteligência integrada a rede:

·Um sistema pode ser pré-programado para acompanhar o estado físico de um paciente e ministrar remédios automaticamente na dosagem correta de acordo as condições, ou mesmo acionar um desfibrilador automaticamente.

·Pode ser utilizada durante cirurgias acompanhando em tempo real as condições do paciente e antecipando os médicos.

·Os próprios smartwatches oferecem acompanhamento de batimentos cardíacos, calorias e alguns até mesmo picos de glicose. Além de manterem um histórico médico que pode ser útil em atendimentos e poderem realizar chamadas automáticas para emergência em caso de desmaios ou acidentes.

Aplicações no entretenimento

Como qualquer outro tipo de tecnologia, a internet das coisas também encontra um solo fértil na área do entretenimento com diversas aplicações:

·Imagine um console, que consiga conectar em si diversos dispositivos “usáveis” como relógios e óculos. Esse simples acréscimo pode aumentar o nível de imersão em jogos e criar uma quase realidade virtual.

·Aliado a tecnologias de visualização em 360º com óculos de VR, a experiência cinematográfica pode alcançar novos níveis.

Aplicações na agropecuária

Podemos dizer que a agropecuária é um setor que pode tirar grande proveito da internet das coisas na otimização do cultivo com funções como:

·Sistemas que enviam notificações sobre o estado do safra, pestes, condições do solo, estado do cultivo, etc.

·Sistemas de irrigação podem ser automatizados para funcionar de acordo as necessidades de cada safra de forma automática.

·E até colheitadeiras automatizadas podem entrar no sistema e realizarem a colheita a partir de um comando.

Aplicações no dia a dia

Algumas possibilidades simples e funcionais da internet das coisas em outros dispositivos são:

·Em geladeiras, é possível configura-las para gerar a lista de compras com base no que você tem armazenado e em um menu pré-definido. Assim, a geladeira irá alerta-lo quando algo do menu não estiver disponível.

·Lâmpadas podem oferecer iluminação que se ajusta ao período do dia, podem se apagar e acender automaticamente quando entrar ou sair de ambientes e até mesmo acenderem quando você estiver na porta da sua casa.

·Fogões podem detectar vazamentos de gás e cortar o gás.

A revolução da internet das coisas

Com advento cada vez maior da internet das coisas, em breve veremos uma grande revolução tecnológica em diversos setores, mudando não apenas nossa qualidade de vida como a nossa relação com a tecnologia.

Habilidades como programação e conceitos como servidores dedicados, cloud e outros, se tornarão cada vez mais comuns ao mundo todo. Você já está preparado para essa mudança? E os seus amigos? Que tal compartilhar essa visão sobre o futuro com seus contatos?

Gostou de nosso post? Compartilhe: