Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Blog do Zero: Por onde começar e conseguir os primeiros visitantes?

06/04/2019 às 09:56 Ajuda

Blog do Zero: Por onde começar e conseguir os primeiros visitantes?

Criar um blog do zero é algo desafiador para a maioria dos empreendedores no mercado atual. Existem muitas dúvidas como as que colocamos no título deste texto. Com certeza, você já ouviu falar sobre fórmulas de “como levar o seu blog ao sucesso”, mas muitos acabam deixando de lado o principal: como começar e conseguir gerar tráfego?

Na maioria das vezes, o desafio mais difícil de um blogueiro não é levar um blog de 100 mil para uma média mensal de 1 milhão de visitas, mas sim como sair do zero.

É importante frisar que a “fórmula do sucesso” não existe e que você não precisa dela para começar a receber os primeiros visitantes no seu blog.

Em uma analogia simples, o blog pode ser comparado a um carro. Por que digo isso? Por que a maior força feita num carro é para tirá-lo do lugar, ou seja, fazer com que ele comece a andar. Depois disso, basta aumentar a velocidade e passar as marchas, o que também é preciso de força, mas não igual a que é feita para movimentar o carro.

Da mesma forma, o principal desafio de um blog é sair do zero. Depois de conseguir gerar um tráfego, mesmo que pequeno, você encontrará dificuldades para crescer, mas nada comparado a quando você iniciou o seu blog.

Neste texto, vamos lhe dar dicas de como começar o seu blog, mas não dicas técnicas e sim em relação a conteúdo, divulgação, entre outros fatores, que farão você começar a gerar tráfego para o seu blog com pouquíssimo investimento.

Confira as dicas abaixo:

Escolhe um nicho com uma audiência razoável

Quem começa de baixo e sem muita grana para investir, precisa escolher um nicho.

Sim, eu sei que você gostaria de ter um blog sobre assuntos variados, mas se você não tem um grande poder de investimento fica muito difícil competir com os grandes blogs do mercado.

Então, a primeira dica é escolha um nicho com uma audiência satisfatória, e quanto falo, satisfatória, é um público que permita que você ganhe dinheiro com seu blog no futuro.

Audiências muito pequenas podem até atrair tráfego, mas não devem gerar a receita esperada, então pesquisa e encontre um bom nicho.

Com um nicho de audiência razoável, você conseguirá sair do zero mais rápido e começar a monetizar o seu blog no curto prazo.

Dessa forma, você estará, de certa maneira, facilitando o seu caminho para conquistar tráfego em pouco tempo.

Estimule o engajamento com perguntas simples

Ao escrever um novo conteúdo prepare sempre um questionamento para o final. Ter uma pergunta no título também deve ajudar.

A ideia aqui é além conseguir tráfego, gerar engajamento dentro do seu blog. E perguntas geram respostas. Mesmo que sua audiência seja pequena, é possível que alguns leitores escrevam comentários sobre o assunto.

E recebendo novos comentários o seu blog passar a ser mais valioso para o Google e os demais buscadores.

Isso lhe ajudará na monetização a longo prazo e também chamar a atenção de novos visitantes que estejam começando a conhecer o seu blog, o que aumenta as chances deles voltarem a conferir a sua página.

Ache uma maneira de ser original

É lógico que com a quantidade de blogs sobre os mais variados assuntos, ser original é bastante difícil.

A maioria das páginas da internet são cópias baratas ou inspirações de outros sites maiores. E nada contra se inspirar nos outros, mas é preciso ser original.

E não existe uma fórmula para a originalidade. É preciso muito pesquisa de mercado para achar um formato que você pode fazer e que ainda ninguém faz.

Ser pioneiro em uma ideia é uma excelente maneira de se destacar no mercado e é isso que o seu blog precisa para gerar tráfego.

Confira também: Vantagens do Cloud Server.  

Fazer o que todo mundo já faz não adianta. Até gera tráfego e engajamento, mas nunca dará ao seu blog o destaque que ele precisa para realmente sair do zero.

Estude o mercado e crie um formato exclusivo de conteúdo, arrume um jeito de inovar.

Num exemplo básico, se todos os sites do seu nicho escrevem textos de 1.000 palavras, usam imagens semelhantes por que não criar textos maiores, com tópicos mais destacados ou então produzir conteúdos em infográficos?

Essa seria uma maneira de ser original num universo tão concorrido.

Crie conteúdo em quantidade e qualidade

É lógico que sempre dissemos que o conteúdo deve ter qualidade, isto é realmente fundamental e é o que atrai relevância.

Porém, criar um conteúdo de qualidade por semana não fará o seu blog atrair um grande tráfego. Infelizmente, o marketing não é garantia de sucesso do dia para noite.

Sabe aquela história de conteúdo viral? Então, aquilo não acontece com todo mundo. Então, arregace as mangas, crie um bom número de pautas, distribua-as em seu calendário editorial, escreva, revise e publique!

Quanto mais conteúdos de qualidade você produzir, maiores serão as chances do seu blog ser acessado através dos resultados de busca.

Isso aumentará mais rápido o nível de engajamento do seu site nos buscadores e será um fator primordial para levar o seu blog ao topo dos resultados de busca com o passar do tempo.

Crie conteúdo útil e não se preocupe em viralizar!

Um conteúdo viral atrai uma audiência enorme, é claro que sim, mas as chances do seu conteúdo se tornar viral são mínimas, por mais que você o escreva pensando nisso. Então, crie conteúdo útil!

Um conteúdo que resolve um problema ou tire uma dúvida é atemporal e pode gerar tráfego ao longo do tempo, além do que por ser útil, também poder se tornar um viral. Invista nisso!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: