Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O guia Completo de Automação de Marketing

11/04/2018 às 11:46 Ajuda

O guia Completo de Automação de Marketing

Foi-se o tempo de enviar e-mails sem o nome do destinatário no título ou no corpo da mensagem ou conteúdos que não tem nada a ver com o seu perfil. Atualmente os sites e sistemas estão cada vez mais personalizados, permitindo ao usuário saber com exclusividade e não receber mensagens iguais às de todas as pessoas.

Para você não perder tempo de ficar criando um e-mail para cada assinante de sua base cadastrada, é necessário ter uma ferramenta que facilite e customize todo esse processo.

Este é o trabalho da automação de marketing, que é uma nova tecnologia que tem ajudado bastante em todo o planejamento e na execução do marketing digital atual e que é o tema desse nosso guia.

Quer saber mais sobre essa maravilha e como ela pode otimizar os seus negócios? Então leia todo esse artigo e fique por dentro de tudo.

O que é Automação de Marketing?

Primeiramente, você precisa entender o que é a automação de marketing, pois é um assunto bem amplo. A melhor definição é o uso de ferramentas digitais para automatizar processos de marketing digital, como o envio de materiais online segmentados, bem como a análise dos resultados de cada envio e o gerenciamento da relação com todos os seus clientes.

Você deve encarar a automação de marketing como um grande facilitador, já que com ajuda desse tipo de sistema é possível otimizar a produção e análise dos resultados de disparos de e-mails, bem como a obtenção de resultados bem mais precisos.

Vale sempre ressaltar que a automação de marketing, ainda que seja algo que envolva o e-mail marketing, não é a mesma coisa, por mais que se pareçam.

A seguir, você vai conhecer as diferenças entre esses dois importantes sistemas para você fique a par de tudo sobre a automação de marketing. Leia nosso posto sobre Como anunciar no Google Adwords

Automação de Marketing x E-mail Marketing

De uma forma bem simples, pode-se dizer que o e-mail marketing é uma ferramenta muito usada pelas empresas para fazer marketing direto.

Apesar de existirem sistemas de disparo em massa de e-mails, que monitoram a taxa de abertura das mensagens, o fato é que se a sua empresa não souber personalizar todo o conteúdo para cada um dos seus clientes, analisar detalhadamente a performance de cada disparo e agir em cima dos resultados obtidos, você pode acabar não tendo os resultados esperados com este canal.

É nesse ponto que está a grande diferença entre o e-mail marketing simples e a automação de marketing. No segundo caso, além de existir o envio em massa de e-mails, também existe a personalização de cada mensagem e o todo o monitoramento do que aconteceu em cada caso, gerando muito mais valor para o seu negócio.

Mas porque você deve investir na automação de marketing? Veja a seguir e tire suas dúvidas.

Principais motivos para se investir em automação de marketing

O e-mail marketing ainda continua sendo uma ótima ferramenta de que apresenta um ótimo retorno de investimento (ROI) para as empresas que adotam esse tipo de estratégia.

Para as organizações que utilizam o sistema de automação de marketing para o disparo desses e-mails, certamente alcançam resultados bem mais expressivos. Veja os motivos a seguir.

Nutrir leads que ainda não estão prontos

Não é porque um internauta se cadastrou em seu site que ele já está pronto para bater o martelo. Para continuar nutrindo esse lead, não existe nada mais eficaz do que uma ferramenta que entrega um conteúdo convincente para direcioná-lo através do funil de vendas.

Facilitar o trabalho com públicos diferentes

Com o sistema de automação de marketing você ainda pode criar e acompanhar todos os resultados das diversas mensagens enviadas para públicos distintos, de uma forma extremamente simples e prática. Aprimore seus conheciementos em O que é remarketing?

Melhorar a produtividade do setor de vendas

Os modernos softwares de automação de marketing concentram todas as informações dos leads em um só lugar, bem como as páginas do seu site que elas visitaram ou materiais baixados. Dessa maneira, sua equipe de vendas já está ciente do interesse desses clientes em potencial.

Existe o momento ideal para se investir em automação de marketing?

Isso vai depender de alguns detalhes. Se sua empresa ainda não conta com um site que seja responsivo e proporcione uma experiência agradável para o usuário, é melhor cuidar disso antes de investir em um sistema de automação de marketing.

Agora se você já trabalha com o cadastro de e-mails de clientes e não comprou os dados de nenhuma lista, tem um site funcional na rede, um sistema eficaz de captura de leads e está pensando em expandir seu negócio, está na hora de investir na automação de marketing.

Como colocar a automação de marketing em prática?

Aprenda tudo que precisa sobre mariadb.

Se você ficou interessado em colocar em prática a automação de marketing na sua empresa, preste atenção nas etapas necessárias para começar a lucrar com essa estratégia. 

  1. Defina a estratégia, personas e métricas para todo o seu projeto de automação de marketing;
  2. Escolha uma boa ferramenta de automação de marketing, que seja fácil e prática;
  3. Defina o tipo de interação do lead em cada uma das etapas do funil de vendas de sua empresa;
  4. Saiba qual será o conteúdo que deverá ser oferecido pelo sistema de automação de marketing em cada fase do processo de vendas;
  5. Implemente todo o sistema que será usado por sua empresa;
  6. Observe atentamente os resultados obtidos com essa estratégia;
  7. Faça testes e implemente as melhorias necessárias.

Como escolher um bom software de Automação de Marketing?

É claro que não faz muito sentido comprar um sistema de automação de marketing que não entenda quando um lead passa de uma fase para outra dentro do seu funil de vendas, certo? Por isso, é extremamente importante observar se o software que você está querendo adquirir oferece essa opção.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, é se o software de automação de marketing personaliza o tipo de informação que você pretende capturar do lead.

Se for algo fixo e padrão para todos é melhor não comprá-lo, pois não será interessante para seu negócio. Conheça nosso serviço de Google AdWords

É interessante que você escolha uma ferramenta que seja fácil de ser utilizada e que não ofereça várias opções. Lembre-se de que quanto mais opções a ferramenta disponibilizar, mais difícil será sua compreensão no uso. O excesso de customização dos campos pode acabar impactando negativamente nos resultados.

Beneficios da Automação de Marketing

É muito comum encontrar dentro das organizações, o pensamento de que as estratégias de marketing contribuem apenas para os indicadores da própria área, como o ranqueamento nas primeiras páginas do Google, aumento do tráfego orgânico para o site ou do número de seguidores nas redes sociais.

Essa é uma realidade presente em muitos negócios e no Inbound Marketing, a proposta é outra, pois o grande objetivo é gerar oportunidades reais de vendas. Já a automação de marketing pretende facilitar todo esse processo, tornando-o mais inteligente e eficaz. Conheça os benefícios.

Automação do processo de pré-vendas

A automação de marketing pode ser usada de várias formas a favor de uma empresa. Por meio dessa estratégia, a sua equipe de pré-vendas consegue ganhar mais eficiência na abordagem do cliente, de forma mais produtiva. O time atinge os leads certos na hora exata e de maneira mais efetiva.

Quando alguém percebe que determinado lead ainda não está preparado para fechar a compra, o vendedor adiciona esse futuro cliente em um fluxo específico para esse momento. Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis? 

Dessa maneira, a equipe de pré-vendas consegue nutrir, de forma automatizada, esse lead até que ele esteja mais suscetível a bater o martelo, com muito menos esforço por parte da equipe.

Agilidade no processo de vendas

Essa é outra grande vantagem da automação de marketing. As notificações e coordenações internas necessárias no processo de vendas, tornam-se muito mais eficientes.

Criar tags, marcar um lead como oportunidade e atribuir um vendedor como responsável por esse contato, são algumas das ações que aceleram a abordagem e o fechamento da venda.

Antes de trabalhar com a metodologia do Inbound Marketing de forma plena, as únicas automações que algumas empresas tinham era mandar um e-mail de boas-vindas para os clientes, fazendo com que todo o processo de vendas fosse longo e cansativo.

Agora, com os fluxos de automação de marketing bem estruturados, a organização consegue otimizar o tempo de fechamento da venda, o que é crucial para todo negócio que deseja prosperar no mercado.

Resultados progressivos com diminuição de esforços

Várias empresas ainda não se dão conta de que Inbound Marketing funciona como uma máquina, que precisa de um impulso maior em um primeiro momento, mas que, uma vez funcionando, pode trazer diversos benefícios com menor esforço.

Com a automação de marketing, mesmo os materiais produzidos anos atrás continuam trazendo bons resultados na geração de leads, se for bem usada.

Cada conteúdo produzido a mais pode gerar mais resultado, fazendo aumentar o volume de visitas e, consequentemente, o de leads. O custo de aquisição (CAC) da sua empresa também pode diminuir consideravelmente, com a automação de marketing.

Redução do CAC e aumento considerável de ROI

Por destinar todos seus esforços para as estratégias de atração, relacionamento e gestao de leads de uma forma inteligente e sempre de acordo com a própria realidade da empresa, a automação de marketing aumenta o retorno sobre investimento (ROI).

Você consegue entender exatamente quais canais e ações trazem mais resultados e investir no que realmente funciona. Independente do público-alvo do negócio, por meio da automação de marketing, sua empresa pode chegar até ele com um investimento pequeno se comparado ao lucro.

Logo nas primeiras vendas por meio do marketing digital, seu negócio pode obter um ROI bem superior do que o investido para a aquisição.

Sua empresa também pode apostar forte na automação de marketing e na produção de conteúdo como estratégia, conhecida como marketing de conteúdo com publicações de posts no blog, infográficos, vídeos ou e-books.

Com isso, o retorno sobre investimento (ROI) pode aumentar consideravelmente, se as estratégias forem usadas de forma eficaz. Já que você leu até aqui, conheça nosso post sobre O que é google adwords?

Aumento de vendas mesmo concorrendo com grandes empresas

Quem é empreendedor sabe que sobreviver nesse concorrido mercado não é tarefa fácil. Quando se concorre com grandes empresas, essa missão torna-se ainda mais delicada, mas totalmente possível.

Por meio de uma eficaz estratégia de automação de marketing, alguns pequenos empreendimentos conseguem aumentar suas vendas em até 150% tendo o mesmo público-alvo de grandes empresas.

Com investimentos em mídia paga, SEO e produção de conteúdo, sua empresa pode, facilmente, dobrar o tráfego orgânico do seu site contando com um aumento de 100% no número de usuários únicos mensais.

Para gerar mais leads uma boa dica é investir em Landing Pages para campanhas online específicas, de acordo com seu nicho de atuação de mercado. 

Ganho de escala

Cada um dos tópicos abordados anteriormente levam a um caminho quase inevitável: o ganho de escala. A automação de marketing funciona como uma espécie de máquina de aquisição de clientes.

É uma forma previsível de crescimento, com a qual toda a sua empresa entende quanto, onde e como conseguirá prosperar, mesmo perante a desenfreada concorrência.

Muitas organizações de peso no mercado, apostam no Inbound Marketing para aumentar suas vendas, seu tráfego orgânico e conseguir um bom ranqueamento no Google.

Vale sempre lembrar que a automação de marketing tem um papel fundamental em todo o processo de vendas, desde que usado de forma inteligente. Caso contrário, será um investimento desnecessário que trará perdas de tempo e amargos prejuízos.

O que faz um sistema de Automação de Marketing?

Os proprietários das diversas organizações precisam entender como a plataforma de automação de marketing pode contribuir significativamente para os objetivos da empresa, em termos de aumento do faturamento.

As soluções de automação de marketing fornecem um método bem estruturado e previsível, capaz de desenvolver, implantar e mensurar uma estratégia de geração de demanda. Porque não aproveita e lê também sobre Dicas para atrair mais clientes para sua empresa

A automação de marketing é um termo que designa um sistema de automação que disponibiliza:

  • E-mails marketing,
  • Nutrição de leads automatizada,
  • Qualificação multidimensional de leads,
  • Fluxo de campanhas dinâmicas,
  • Disparo de mensagens de alerta,
  • Ferramenta de criação de formulários,
  • Landing pages,
  • Criação de perfil progressivo de leads,
  • Segmentação dinâmica de lista de nomes,
  • Conteúdo dinâmico de e-mail,
  • Rastreamento de todas as atividades no site e de e-mails,
  • Rastreamento de campanhas,
  • Geração de relatórios de atividades dos leads,
  • Resultados e ROI.

Essas plataformas permitem alavancar os processos de geração de demanda e gerenciamento de leads, disponibilizando uma forma de comunicação consistente e repetida com futuros clientes.

Além disso, elas rastreiam o comportamento deles, permitindo segmentar dados e gerar métricas, além de vários outros recursos.

Você sabe como anda a área de marketing da sua empresa?

Na maioria das empresas, cada área trabalha com suas ferramentas e tecnologias específicas. Por exemplo, a área de vendas utiliza alguma ferramenta de relacionamento com os clientes, a área de atendimento ao cliente usa ferramentas específicas para contato com o mesmo e o marketing utiliza uma grande variedade de tecnologias.

O problema é que nenhuma delas possui uma visão de como seus clientes em potencial ou os clientes se interagem com as diferentes áreas.

Há pouco tempo, não existia uma ferramenta que integrasse a área de marketing com a área de relacionamento com o cliente. As ferramentas de automação de marketing permitem que esta integração entre diferentes áreas ocorra, de uma maneira rápida e dinâmica.

O nível de integração entre sistemas de relacionamento com o cliente e de e-mail marketing é agregado e bastante superficial. Para se promover um grau de eficiência entre as áreas de marketing e vendas, é preciso uma integração mais profunda entre e-mail, web analytics, mídias sociais, televendas e vendas físicas.

Aposte na automação de marketing para sua empresa

O principal objetivo da automação de marketing é nutrir, engajar e qualificar os futuros clientes de forma automatizada, através de e-mail, landing pages e canais de mídias sociais.

Um sistema eficaz de automação de marketing permite construir um perfil rico de informações como dados demográficos de todas atividades e comportamentos dos clientes em potencial.

O uso de web analytics integrado a um sistema de e-mail, gera todas as informações que são podem ser acionadas pelos setores de marketing e vendas. Quando os dados são utilizados de forma isolada, essa interação não é possível. Aproveite também e faça uma leitura de google adwords como funciona

Essa integração transforma dados em informações úteis para otimização de processos e melhoria de todos os resultados. O objetivo do monitoramento dos leads na ferramenta de automação de marketing é selecionar para cada lead, enquanto no relacionamento com o cliente, as informações são agregadas.

A ferramenta de automação de marketing é a mais indicada para campanhas que visam engajar clientes e futuros clientes, utilizando múltiplos canais, rastreando e monitorando as preferências dos mesmos, atividades e comportamentos dos leads e prospects. 

Atualmente é impossível se interagir com o público-alvo através de múltiplos canais, distribuindo a informação certa no momento certo e pela mídia mais adequada, de forma manual.

Mais vendas para seu negócio

Uma plataforma de automação de marketing permite que se envie mais campanhas de vendas, em curto período de tempo, para o público mais qualificado e relevante para seu negócio. 

Com uma estratégia de conteúdo bem elaborada, o sistema dispara e-mails com conteúdo específico para a fase em que cada um se encontra dentro do funil de vendas.

A automação de marketing proporciona toda a integração de dados para a área de marketing, onde as sequências de e-mails, cadastros, registros de visitas, downloads, interações sociais e conversas telefônicas são centralizadas em ordem cronológica, na ficha de cada prospect.

Isso fornece uma visão muito mais ampla e meios de fornecer informações relevantes, em cada interação feita, tornando a atividade de vendas bem mais focada e eficiente, através do alinhamento entre os setores de marketing e vendas.

As campanhas por e-mail são baseadas em um saudável diálogo com o cliente em potencial. Elas são compartilhadas via mídias sociais e os todos clicks gerados são rastreados nas landing pages do seu site.

Depois disso, é criado um sistema de pontuação que qualifica os leads com base nos dados demográficos, comportamentais e de autoridade. Os leads que atingem uma certa pontuação são identificados como prospects em potencial para fechar a venda e vários alertas são disparados para os responsáveis.

O responsável pelo setor de vendas poderá analisar o perfil do lead e verificar que tipo de engajamento ele teve, como campanhas recebidas, clicks realizados, downloads feitos, registros e participação em eventos.

Sem o sistema de automação de marketing, o setor de vendas não teria acesso a esse tipo de informação. O pessoal do setor de vendas não teria essa visibilidade a respeito de informações críticas que auxiliam a realizar a venda, que são as informações de marketing.

Integração entre as ferramentas é o segredo

Um dos segredos para que a automação de marketing dê certo em sua empresa é a integração das ferramentas dos setores que envolvem o processo de vendas.

Dessa forma, o setor de vendas poderá sempre focar em sua principal atribuição, que é vender, sempre abordando os leads mais qualificados a se tornarem vendas, gerando mais eficiência para todo o negócio.

Atualmente, o marketing precisa utilizar diferentes canais de Inbound e Outbound Marketing, tais como: e-mails, mensagens via SMS, links patrocinados, banners pagos, landing pages, telemarketing e mídias sociais.

O maior problema que a área de marketing enfrenta quando quer executar uma campanha é que, frequentemente, os dados estão distribuídos em diferentes bancos de dados, em diferentes locais, muitas vezes gerenciados por múltiplos participantes externos, ficando com uma visão incompleta do processo.

Diante desse cenário, surgem algumas perguntas difíceis de se responder como: Qual foi o alcance das campanhas? Como foi a resposta e comportamento do lead ou do cliente? Quais estratégias funcionaram melhor nas campanhas de vendas? Em que fase do ciclo de compra ou venda os prospects se encontram?

Para responder todas essas questões de uma forma precisa, a área de marketing precisa adotar um sistema de automação de marketing que permita visualizar, de forma individualizada, todas as interações de cada lead ao longo de toda a campanha.

Este sistema também irá permitir manter um banco de dados mais claro, através da automação da duplicação de registros. O moderno banco de dados do sistema de automação de marketing é separado e projetado para permitir otimizar todos os processos de marketing.

Principais ferramentas de Automação de Marketing

Não é novidade que o marketing digital oferece inúmeras possibilidades de estabelecer uma relação cada vez mais próxima com o cliente. Para isso, nada mais eficaz do que o e-mail, certo? Mas além do conhecido e-mail marketing, existem outros meios que precisam ser usados para se alcançar mais vendas.

Por isso, é essencial conhecer quais são as ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado. Pode até parecer complicado esse volume de informações em um primeiro instante, mas depois que você se familiarizar com as ferramentas, vai ver o retorno em pouco tempo.

Ficou curioso? Então confira quais são as 9 ferramentas de automação de marketing que você precisa conhecer para fazer prosperar o seu negócio.

1. Leadlovers

Com o slogan “Ame o seu lead e o seu amor será correspondido”, a Leadlovers é uma plataforma de automação de marketing digital que foca no relacionamento entre a marca e cliente. Ela é ideal para empreendedores digitais que buscam vender mais pela internet.

Entre as diversas funcionalidades que essa plataforma oferece, pode-se citar a hospedagem de domínios ilimitados e criação de páginas personalizadas.

Ela integra com as principais plataformas de afiliados do mercado, como a Hotmart e com os mecanismos de pagamentos, como o PagSeguro e o Paypal, com toda a praticidade.

2. Active Campaign

O objetivo da Active Campaign é facilitar a vida do usuário, principalmente para aqueles não são muito familiarizados com os processos. Ele apresenta os procedimentos de uma maneira bastante atrativa e bem amigável. 

No mercado das ferramentas de automação de marketing, sua principal aplicabilidade é conseguir acessar o local em que o lead estava quando recebeu o seu e-mail. 

Ela ainda analisa todo o comportamento do usuário na rede, bem como as interações com as redes sociais que podem ter relação com o seu e-commerce, sites e blogs, tudo em tempo real.

3. Infusionsoft

A missão dessa ferramenta é auxiliar pequenas empresas, fazendo com que elas percam menos tempo perseguindo os seus contatos. Esses são fatores que evitam aborrecimentos e tarefas monótonas do cotidiano de trabalho.

É uma das ferramentas de automação de marketing que permite enviar e-mails personalizados, fazer disparos e acompanhar de perto todo o comportamento do consumidor. Além disso, ainda faz a criação de landing pages  sendo possível modificar sua campanha de vendas de acordo com a sua necessidade.

4. Mailchimp

É a única ferramenta de automação de marketing gratuita. Mesmo focado basicamente no e-mail marketing, o Mailchimp oferece algumas funcionalidades de automação.

Por exemplo, você pode ter qualificação e nutrição dos leads, estratégias para reter clientes que abandonam o carrinho e agendamento de envio e e-mails marketing.

Além disso, essa ferramenta possui uma integração estratégica ao monitorar as campanhas específicas que o consumidor acessou no seu site. Entre as várias opções de ferramentas de automação de marketing, você pode testar essa, caso ainda esteja receoso de investir em alguma ferramenta paga.

Agora se você quiser enriquecer as suas estratégias, pode ser interessante integrar o Mailchimp com o Zapier, que é um sistema que possibilita a ligação entre as aplicações web de maneira fácil e rápida. E o melhor: sem a necessidade de contratar um programador.

RD Station

Essa ferramenta é referência quando o assunto é e-mail marketing e ferramentas de automação de marketing. Ele possui uma análise completa dos leads, baseada no perfil e interesse de cada um deles.

Além disso, você tem um suporte na criação de conteúdo considerando a etapa do funil de vendas em que o cliente se encontra.Ainda é possível gerenciar as suas mídias sociais, blogs, landing pages e SEO.

O mais importante é que você não precisa de um programador para fazer tudo isso, pois a plataforma é simples e de fácil usabilidade. Tudo isso torna o trabalho muito mais rápido e fácil.

6. Hubspot

A Hubspot é uma das mais completas ferramentas de automação de marketing, principalmente quando o assunto é marketing digital e marketing de conteúdo. Ela permite fazer muito mais do que simplesmente enviar e-mails markeitng.

É possível enviar notificações internas, pontuar leads e até mesmo criar uma página específica para cada visitante.

O objetivo é fazer o seu cliente ser encaminhado para a próxima etapa do funil de vendas, de uma forma natural. Além disso, em todo o processo é possível verificar a eficácia dos e-mails enviados, se eles estão atingindo os objetivos esperados e o que é necessário modificar.

7. Autopilot

A premissa dessa ferramenta é transformar todos os processos de e-mail marketing e nutrição de leads em procedimentos totalmente automáticos. O principal diferencial é que ela monitora toda a jornada dos consumidores, possibilitando o desenvolvimento de estratégias personalizadas para cada um deles.

Essa ferramenta ainda cria conteúdos específicos para aplicativos de mensagens, como o Whatsapp e SMS no momento certo da jornada do usuário. Trata-se de uma das ferramentas de automação de marketing mais completas disponíveis atualmente. 

O Autopilot ainda transforma visitantes anônimos em leads e clientes, de uma maneira prática. A plataforma captura todos os dados por meio de um código de rastreamento quando o visitante está no seu site ou blog.

8. SharpSpring

A SharpSpring tem o objetivo de facilitar o trabalho das agências de marketing digital para que elas não repassem para o usuário final o valor do serviço de e-mail marketing. Dessa forma, ela já disponibiliza essa alternativa dentro das suas assinaturas mensais.

Entre as principais vantagens, pode-se citar a integração com o serviço de relacionamento com o cliente e o abandono do carrinho de loja online, sem cobrar mais nada por isso. Todos os valores dependem de negociação entre a agência e o cliente. 

9. Wishpond

O Wishpond tem o objetivo de impactar o usuário por meio da sua bela interface. Oferece serviços para a nutrição de leads, e-mails marketing personalizados, segmentação e relatórios em tempo real.

Um dos seus diferenciais é o sistema voltado para a área de relacionamento com o cliente, que é integrado com outros mecanismos, como o seu e-commerce, Mailchimp, SurveyMonkey, Slack e outras aplicações.

Você deve ter notado que a automação de marketing se tornou uma das principais aliadas para quem deseja ver o seu negócio prosperar e atrair mais clientes.

Porém, existem diversas plataformas que oferecem esse serviço. Você deve analisar com muita calma e escolher a que se encaixa melhor às suas metas e objetivos de venda.

COMO VENDER MAIS USANDO A AUTOMAÇÃO DE MARKETING?

O processo de otimização de sites é muito aplicado pelas empresas que enxergam a internet como fator estratégico para alavancar as vendas e se fazer mais presente na vida do cliente.

Com isso, houve um aumento na geração de leads, que é o registro de pessoas ou empresas que demonstram interesse em algum produto ou serviço.

Na busca incessante de como vender mais e melhor, muitas vezes, as empresas utilizam abordagens incorretas que atrapalham o crescimento dos negócios e diminuem drasticamente a satisfação do cliente em relação à empresa.

Esse fato ocorreu por vários anos em diversos tipos de negócios que tentaram vender produtos sem conhecer direito os interesses do consumidor.

Por isso a importância de saber quem é o seu cliente, conhecer o mercado, as diferentes formas de venda e de conquistar o consumidor através da automação de marketing.

Como aumentar as vendas com a automação de marketing?

A automação de marketing é considerada a união de várias técnicas do marketing que buscam compreender como vender mais e aprimorar as atividades de vendas das empresas. Por meio de uma eficiente coleta de informações, as estratégias de marketing adotadas pela organização podem ser muito mais eficazes.

Dessa forma, a automação de marketing é uma forma perfeita de vender mais, pois reúne informações como as seções do site foram mais visitadas pelo cliente, quais e-mails marketing foram abertos, a periodicidade de visitas de determinado cliente e muito mais.

Veja como a automação de marketing possibilita que suas vendas aumentem, consideravelmente. 

CONHECER O CLIENTE

É indispensável para toda empresa que busca saber como vender mais, o conhecimento real de seu público-alvo. Com o auxílio da automação de marketing todo o resultado da relação entre cliente e empresa é registrado e avaliado para que seja possível visualizar as preferências de cada consumidor.

Isso possibilita nutrir os leads de forma eficiente para a equipe de vendas que poderá criar ofertas mais interessantes para os clientes e gerar vendas mais positivas. O direcionamento do trabalho é algo fundamental parta que não haja perdas de tempo e produtividade.

Redução dos Gastos

As atividades que são mais repetitivas no gerenciamento do marketing da empresa, como envio de e-mail marketing e anúncios, poderão ser padronizadas de forma automática, proporcionando uma diminuição nos custos e o aumento da produtividade da equipe.

A eficiente nutrição de leads e o uso de ferramentas de automação de marketing tornam possível a visualização dos interesses de cada cliente, bem como a programação das ofertas e promoções que deverão ser enviadas a cada um deles.

Crescimento da satisfação do cliente no Pós-Venda

A venda feita através da seleção de produtos e serviços que mais interessam ao cliente, conforme o seu perfil já registrado nos leads, gera uma satisfação bem maior no pós-venda para o cliente.

Ao contrário do que muitos pensam, a oferta personalizada, oferece conforto e muito mais praticidade para o consumidor, que não precisará procurar produtos do seu interesse nas web páginas.

Uma oferta bem elaborada e proveniente de um lead bem nutrido, demonstra ao cliente que a empresa se preocupou com suas necessidades e desejos de compra, procurando oferecer produtos e preços interessantes para os consumidores.

Geração de relatórios sobre as estratégias que mais deram certo

Por meio da automação de marketing, é possível gerar relatórios capazes de mostrar as estratégias que mais surtiram efeitos positivos. Sua empresa pode tomar conhecimento de quantos internautas tiveram contato com os seus anúncios, aprovaram ou compartilharam os conteúdos publicados.

A automação de Marketing promove ofertas bem mais assertivas e pode gerar resultados extremamente positivos quando se procura encontrar ferramentas para aumentar as vendas.

As respostas dos clientes que são atingidos pelas ofertas baseadas em leads eficazes, são muito mais satisfatórias para as empresas. Na maioria das vezes, o consumidor sempre compra novamente os produtos e serviços através das ofertas enviadas.

Atualmente, com os vários meios de acesso aos clientes proporcionados pela internet, as empresas têm ao seu alcance mecanismos eficientes para nutrir os seus leads e, consequentemente, obter um excelente retorno e aumentar as vendas.

Como vender mais utilizando as várias formas de nutrir leads?

Diante das inúmeras vantagens da automação de marketing e da descoberta de como vender mais de forma eficiente e que satisfaça o consumidor, resta verificar algumas das formas mais utilizados para enviar ofertas e produtos para os consumidores.

A constante nutrição de leads e a automação de marketing são muito eficazes na promoção de compras futuras. Entre as principais ferramentas disponíveis para isso estão o famoso e-mail marketing, artigos e social media.

Quanto mais saudável for a interação entre cliente e empresa, mais qualificados estarão os leads para a equipe de vendas. Com essas ferramentas, a equipe de vendas receberá todas as informações essenciais para visualizar o comportamento do cliente e seus respectivos interesses.

Toda essa movimentação cria o de funil de vendas de uma empresa.  Trata-se de um estudo preliminar das preferências do consumidor, que começa com o interesse por algum produto, passa pelo conhecimento de suas vantagens e funcionalidades, chegando na opção pela compra.

As compras já efetuadas pelo cliente na empresa são um dos maiores indicadores de preferências que podem alimentar leads que ajudarão a apontar interesses e novas tendências de compra.

CONCLUSÃO

A automação de marketing é a resposta que as empresas procuravam para uma indagação que, com o surgimento de modernas tecnologias diariamente e com as constantes transformações do mercado, você jamais encontrará uma resposta definitiva para a pergunta: como vender mais e de forma eficiente?

Gostou de nosso post? Compartilhe: