Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O Empreendedorismo deve gerar metade das vagas de trabalho em 2019

07/07/2018 às 13:30 Ajuda

O Empreendedorismo deve gerar metade das vagas de trabalho em 2019

Por mais que o desemprego tenha crescido no Brasil por causa da crise econômica que começou em 2015, o número de empreendedores tem aumentado consideravelmente, mesmo com uma taxa de desemprego de cerca de 13,5%.

Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo recente, a taxa total de empreendedores iniciais e estabelecidos em 2017 foi de 36,4%, o que significa que a cada 100 brasileiros de 18 a 64 anos, 36 estão realizando uma atividade empreendedora.

Esse número equivale a quase 50 milhões de pessoas. Esse artigo vai te mostrar porque o empreendedorismo vai aumentar bastante em 2019 e abocanhar grande parte do mercado de trabalho.

Leia mais sobre: hospedagem de site barata.

Os números não mentem

Apesar de não ter tido uma grande variação com relação a 2016 e 2017, o estudo aponta que houve um aumento no número de empreendedores iniciais desde 2002.

Nesse ano, o número de empreendedores é de 31%.

Mesmo com as oscilações na economia que ocorreram durante esse período, é importante ressaltar que o crescimento é realmente visível.

Por exemplo, em 2004 era 23%, em 2008 era 26%, em 2010 28% e assim por diante. 

Para mostrar que por mais que muita gente montou seu próprio negócio por ter sofrido uma demissão no emprego, o empreendedorismo na verdade é bastante positivo na geração de novas oportunidades de trabalho.

Um recente estudo feito pelo Banco Santander mostrou que em 2019, dos prováveis 2 milhões de postos de trabalho criados, 1 milhão serão gerados por empregadores, microempresas e trabalhadores por conta própria.

É um número bastante alto, não pode-se negar!

Estudo sobre os postos de trabalhos gerados com o empreendedorismo

Esse estudo inédito realizado por essa instituição se baseou tanto na expectativa de crescimento do número de trabalhadores quanto no aumento do empreendedorismo no Brasil.

Dessa forma, como muitas outras pesquisas, essa também identificou o chamado empreendedorismo por necessidade, em que os profissionais optam pela alternativa por não conseguirem uma recolocação no mercado de trabalho. Leia nosso post sobre Como criar um blog

Mais números para provar 

O estudo mostrou que em 2019, cerca de 2,5 milhões de empresas serão criadas, ao passo que a ocupação geral deve ter um crescimento de 2,2%.

Ele identificou ainda que em 2017, de todas as pessoas que realizavam algum tipo de trabalho, 33% atuavam em microempresas ou por conta própria.

Em 2019, por exemplo, as duas categorias corresponderão a 50% das posições de trabalho criadas.

Para você ter uma ideia melhor da importância do empreendedorismo, confira o percentual de pessoas empregadas por categoria em 2017:

  • Administração pública: 13%
  • Trabalhador doméstico: 7%
  • Conta própria: 25%
  • Microempresas: 8%
  • Pequenas e médias empresas: 20%
  • Grandes empresas 27%

Você deve ter notado que o número de empregos gerados pelos empreendedores que atuavam por conta própria está bem próximo da quantidade de empregados nas grandes empresas.

O número de trabalhadores nas pequenas e médias empresas, por sua vez, também era bastante alto, sendo inclusive maior do que a quantidade de empregados na administração pública.

Aprimore seus conhecimentos em melhor hospedagem para empresa

Uma reflexão sobre esse cenário de empreendedorismo no Brasil

Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), mostrou que no primeiro trimestre de 2018 ocorreu um aumento de 977 mil trabalhadores atuando por conta própria em comparação com o mesmo período de 2017. Isso é muita gente para pouco tempo. 

O emprego formal com carteira assinada chegou a atingir em fevereiro desse ano o menor nível desde 2012.

Por outro lado, o estudo também mostrou que o empreendedorismo é muito forte na economia brasileira.

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), afirmou que 35% das empresas em atuação na economia brasileira tem até 2 anos de fundação.

Isso prova que o empreendedorismo aumentou exponencialmente desde 2015, que foi justamente o início da crise econômica. 

Todos esses dados nos sugerem uma reflexão. O desemprego aumentando, a economia se reerguendo aos poucos e o número de empresários crescendo.

Qual será o final dessa história? 

É claro que com uma economia em crescimento, o mercado fica mais interessante e menos arriscado para quem decide empreender.

No final das contas, alguns desses empreendedores vão começar a gerar empregos e é justamente dessa forma que o mercado de trabalho começa a melhorar. 

Muita calma nessa hora

Muita calma que nem tudo são flores. Apesar dos dados serem interessantes para os empreendedores, segundo o Sebrae, 23% das empresas fecham as portas nos dois primeiros anos de vida no Brasil.

Isso porque a economia brasileira apresenta uma altíssima carga tributária e burocrática quando comparada com outros países mais desenvolvidos.

Isso reduz muito a chance de sobrevida de uma atividade empreendedora. Conheça nosso serviço de Hospedagem Empresarial

Existem até algumas questões regulatórias no país que dificultam a atuação dos empreendedores.

Por outro lado, especialistas acreditam que o aumento do empreendedorismo no Brasil pode impulsionar até mesmo as nossas questões culturais.

Mas isso é só o tempo que vai confirmar com o crescimento de empreendedores no país.

De qualquer forma, essa realmente tem sido a aposta de muita gente no Brasil.

Muitas, inclusive, tem dado bastante certo nas suas empreitadas. 

Mas apesar de muitas pessoas ainda preferirem o ambiente tradicional corporativo, grande parte dos brasileiros não está fazendo muita questão de atuar mais nas grandes corporações. 

Os motivos são vários: trânsito caótico para ir e voltar para o trabalho todos os dias, relações pessoais com os colegas de trabalho, pressão do chefe, obrigação de fazer o que não gosta, baixos salários, entre outros.  

Seguindo essa linha de raciocínio, talvez muitas pessoas ainda não partiram para o empreendedorismo muito mais pela insegurança que essa modalidade gera do que por simplesmente não querer empreender.

O que falta em muita gente é um pouco mais de segurança para entrar de cabeça no empreendedorismo. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Leia mais sobre esses e outros assuntos em nosso blog. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: