Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Mobile: 11 termos que você deve conhecer

19/11/2017 às 10:03 Marketing

Mobile: 11 termos que você deve conhecer

Cada vez mais se usa mais o celular para navegar na internet, acessar redes sociais, verificar e-mails e fazer compras online. Por isso, o mercado mobile vem crescendo e se tornando importante dentro do marketing digital. Já existem profissionais que trabalham especificamente com ações de mobile marketing, montando uma estratégia de campanhas e publicidade voltada para a veiculação em dispositivos móveis. É muito importante se atentar a esta tendência e buscar meios de fazer uma boa comunicação digital através do mobile.

No mundo do marketing digital existem diversos temas e no mobile marketing não pode ser diferente. Existem muitas nomenclaturas e siglas que muitas vezes não são entendidas ou são confundidas entre os leigos e até entre os próprios profissionais da área.

Por isso, vamos lhe explicar melhor alguns termos mobile que são importantes você estar por dentro para compreender como funciona esse mercado, confira:

App Analytics Tool (ATT)

Todo o profissional de marketing tem como uma de suas principais funções fazer as análises a partir de ferramentas que possibilitar mensurar e estudo o tráfego dos usuários em diversos formatos e redes.

No mercado mobile não é diferente, os ATTs intengram os kits de desenvolvimento voltados para aplicativos utilizados pelos clientes de uma empresa, o que facilita o controle e a apuração dos dados relacionais aos usuários do aplicativo analisado.

Daily Active Users (DAU)

Esse termo faz referência a média de usuários ativos em um site ou aplicativo durante o dia. Serve para analisar o tráfego real e participativo de algum serviço, sendo muito útil para criar ações que alavanquem o interesse dos usuários em um aplicativo.

Outros termos como o WAU (usuários ativos semanais) e MAU (usuários ativos mensais) descendem do Daily Active Users.

Retention Rate (Taxa de retenção)

Esse termo é um velho conhecido dos profissionais de marketing e já servem há bastante tempo para analisar a rejeição dos usuários a sites. Agora, também é possível medir a taxa de retenção de clientes nos aplicativos, podendo mensurar quanto tempo o usuário passou no serviço e como foi sua interação com o mesmo.

Session

Este termo se refere ao número de vezes que um usuário acessa um site ou um aplicativo por meio de dispositivos móveis. Essa avaliação do fluxo de pessoas que utilizem certo serviço é muito importante para medir o sucesso de sua estratégia de marketing.

Por esse indicador é possível notar os principais hábitos de acesso dos usuários, o que possibilitar pensar em ações voltadas para que os indivíduos interajam mais.

Day N (dN)

Esse termo se refere as mensurações de retenção de clientes em uma ação de mobile marketing. Com isso, se mede o tempo que o usuário leva para retomar ao aplicativo após instalá-lo em seu celular.

Analisar essa métrica é fundamental para analisar e qualificar as fontes de tráfego, realizando estratégias que podem ajudar a conquistar mais clientes e deixá-los mais ativos.

App Store Optimization (ASO)

Essa ferramenta de mobile marketing busca otimização os aplicativos para aumentar a visibilidade do serviço em lojas de apps como a Apple Store e a Google Play Store. Com essa métrica, é possível aumentar a taxa de downloads e melhorar o relacionamento com os clientes.

Application Programming Interface (API)

Esse termo é ligado a uma série de ferramentas necessárias para a arquitetura de aplicativos e sites. Com um bom API, é possível incentivar a interação dos usuários dentro de aplicativos.

Confira também o porque ter uma loja virtual.

App Funnel

Esse termo se refere a um conjunto dos eventos que possibilitam ter uma noção mais completa de como os usuários interagem com um certo aplicativo. Os chamados funis de aplicativos permitem fazer o rastreamento de aplicativos e analisar o comportamento do usuário, estudando as ações praticadas por eles, desde compras a outras funcionalidades.

App Store Optimization (ASO)

Esse termo significa um processo de ajuste de um aplicativo, levando-o a alcançar melhores resultados em pesquisas nas lojas de aplicativos, o que aumenta a exposição para um maior número de usuários.

Essa prática otimiza elementos dentro do aplicativo, deixando-o mais funcional e dinâmico.

Event

Esse termo avalia toda as ações realizadas por um usuário em um aplicativo, como o download de algum conteúdo, número de aplicativos abertos e compras dentro do aplicativo.

Session Interval

Esse termo completa o Session citado acima, avaliando e fazendo uma média do tempo entre as sessões iniciadas por um usuário dentro de um respectivo aplicativo.

Por que devo investir em Mobile Marketing?

Investir em mobile marketing é mais do que essencial nos dias atuais, já que ano após ano, o número de usuários de smartphones e tablets crescem e cada vez mais pessoas utilizam os aparelhos para uso pessoal.

O aumento no número de dispositivos móveis vem influenciando todo o mercado digital e o número de compras realizadas por meio do uso destes aparelhos tem se destacado em pesquisa. Há estimativas que apontam que nesta Black Friday, o número de compras online será maior do que as compras em lojas físicas.

As compras feitas através de smartphones e tablets representam um faturamento superior a R$ 5 bilhões de reais em todo o mundo, por isso sua empresa não pode desconsiderar a importância do investimento em mobile marketing.

A tendência é que nos próximos anos, os valores e receitas vindas da utilização de aparelhos móveis sejam ainda maiores, já que o número de smarpthones e tablets comercializados cresce mundialmente a cada ano.

Deixar de realizar ações de mobile marketing podem e vão resultar numa perda de inúmeras possibilidades de alcançar mais público e principalmente alavancar os lucros de sua empresa.

Com a maior utilização de smarpthones, usar aplicativos é cada vez mais normal e frequente hoje em dia. Muitos destes aplicativos oferecem plataformas para anúncios e também formas de publicidade de ganhos orgânicos, o que pode gerar novas oportunidades de negócios para sua empresa.

Ter uma estratégia de mobile marketing é garantir o sucesso e investir em ações que tragam um alto retorno aos seus investimentos, aumentando seus lucros e a credibilidade da sua empresa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e teste 30 dias de loja virtual. Conheça os planos da ISBrasil para Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: