Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Melhore seu conteúdo com as buscas internas do WordPress

04/08/2017 às 10:00 WordPress

Melhore seu conteúdo com as buscas internas do WordPress

Saber o que os seus visitantes estão buscando em seu blog é uma das tarefas mais fundamentais para o sucesso dele, não basta contar com uma hospedagem de site, além de manter tudo funcionando você precisa entender cada vez melhor o seu público.

Isso está diretamente ligado a entender o que chama a atenção deles, o que buscam e como recebem a informação, se suas publicações estiverem em sintonia com todos os seus visitantes a sua taxa de visitas com certeza estará aumentando e você terá mais motivação para continuar o seu trabalho.

Você tem muitas opções para coletar estatísticas, muitos já devem usar o Google Analytics para analisar seu tráfego e encontrar pontos a melhorar a fim de aumentar constantemente suas métricas, seja em visitas, engajamento social e conversão.

Mas observando um recurso ainda mais básico da plataforma de blogs mais popular da atualidade, entender o seu público pode ser uma tarefa ainda mais proveitosa e sem muita complicação.

Com as dicas que vamos te mostrar nesse artigo você vai entender como você pode coletar informações relevantes sobre o que os seus usuários buscam através da busca interna do WordPress.

Qual a diferença da busca interna e a externa?

Ainda que tenham o mesmo objetivo, essas duas buscas trabalham um pouco diferente, entender as buscas que estão sendo feitas nos motores de pesquisa é o primeiro passo, mas por se tratar de uma área de pesquisa muito ampla.

Você pode ter muitos dados para considerar e suas variações, já que o Google faz sugestões com relação ao que é buscado e oferece o melhor para que o visitante escolha o que irá acessar.

Já a busca interna vai te fazer entender quem já está em sua relação de leitores assíduos, se você entende o que um usuário recorrente busca em seu blog, pode descobrir como aumentar ainda mais as visitas de pessoas com o mesmo perfil, e se esse perfil é os eu alvo de conversão você terá duas vezes mais sucesso com o seu público alvo.

Nosso objetivo é te fazer entender a importância de cada uma das duas e como tirar proveito disso de uma forma rápida e simples, o marketing de conteúdo é um recurso muito impotante para atração de público e dominando a forma como você entrega a informação para o visitante você consegue trazer ainda mais resultados para as suas métricas de conversão.

Você também pode se interessar: como fazer um blog

Google Analytics para monitorar as buscas

Já que muitas estatísticas já são coletadas através do Analytics, porque não incluir mais uma a lista? É uma configuração muito simples e rápida, tudo o que você precisa é acessar sua conta como administrador e realizar um ajuste que leva menos de 1 minuto.


Acesse a engrenagem no canto inferior esquerdo, ela te levará ao painel administrativo da sua conta.


Na guia Vista da Propriedade, acesse o item Visualizar configurações, ele te levará a página de configuração que precisamos.


Na página que irá carregar, encontre no final dela a opção Configurações da pesquisa no site, ative essa opção e configure o parâmetro de busca como na imagem, ?s=, que é o parâmetro de busca padrão do WordPress, salve a alteração e está pronto.

Se você está familiarizado com o Analytics poderá tirar um grande proveito desse recurso, com ele você consegue ter relatórios de quantos usuários usam a busca do seu site:

  • O número de páginas que um visitante acesso após uma pesquisa;
  • Taxa de evasão após uma busca (o que é bom para entender o motivo dessa saída);
  • O tempo que o visitante permanece no site durante uma busca e as páginas para onde eles são direcionados.

Com todos esses dados você tem estatísticas mais do que relevantes para melhorar seu conteúdo e trazer mais do que seus atuais visitantes procuram.

Analisando as buscas com plugins

Para quem não tem tanta experiência em análise de dados, existe um ótimo plugin para que você possa ter informações semelhantes ao do Google Analytics, estamos falando o Search Meter, com ele você consegue ter um resumo dos termos mais buscados no seu blog e analisar esse relatório diretamente no seu painel administrativo.

Ainda que seja um processo muito básico, já ajuda a ter uma ideia de como estão as buscas internas do seu blog e o que os visitantes estão querendo encontrar.

Para usuários mais básicos isso pode ser o suficiente, mas sugerimos que você use as configurações através do Google Analytics, que é muito mais completo e pode ajudar muito mais, já que além desses dados você vai ter diversos outros relatórios que em conjunto vão ajudar a criar uma rotina mais assertiva para seu marketing de conteúdo e engajamento nas redes sociais.

Conclusão

Você viu que em menos de 1 minuto você pode configurar um excelente recurso de análise das buscas em seu blog e com isso entender ainda melhor como o seu público está reagindo ao seu conteúdo e o que eles querem ver.

Da mesma forma como explicamos como tirar proveito das páginas de erro em nosso artigo como usar as páginas de erro e manutenção a seu favor no WordPress, você viu como usar um recurso nativo a seu favor e tirar ainda mais proveito da plataforma sem muito esforço.

Gostou de nosso post? Compartilhe: