Marketing Digital em 2020: conheça as principais tendências

07/01/2020 às 10:22 Marketing

Marketing Digital em 2020: conheça as principais tendências

Sua empresa está preparada para o cenário do Marketing Digital em 2020? Afinal, o fato de ter tido sucesso (ou não) nessa estratégia nos últimos anos não garante resultado algum nos próximos meses.

Quem sabe o que é Marketing Digital entende que se trata de um ramo completamente mutável da Publicidade. O que dava resultado em 2012, por exemplo, necessariamente não trará benefícios em 2014 em diante.

Por isso, o que foi bem-sucedido em 2019, não necessariamente trará bons resultados agora. Assim, é importante entender quais as tendências do Marketing Digital em 2020 e se adaptar a elas.

Quer saber como se preparar? Então siga a leitura e conheça as principais tendências deste ano!

1. Segmentação será ainda mais importante no Marketing Digital em 2020

A segmentação sempre foi uma ferramenta importantíssima no Marketing Digital. De ferramenta promissora a obrigatoriedade, a segmentação vai evoluir para exigir ultra-separação entre o público.

Com as novas ferramentas de coleta de dados e o uso cada vez mais preciso de cientistas de dados para trabalhar com as informações, a segmentação se tornará ultra-precisa e será possível enviar a comunicação perfeita para grupos minúsculos, de 100 a 200 pessoas, com altíssimas taxas de conversão.

Esse marketing de performance será essencial para as empresas que querem ter o melhor resultado possível em seus negócios em 2020.

2. A Geolocalização virará a regra para empresas locais

Muitas companhias se beneficiam do Marketing Digital para vender expandir o seu alcance. Por exemplo, se antes a empresa vendia 20 produtos na sua cidade, agora pode vender 200 por atuar no Brasil inteiro.

Esse foi o primeiro grande movimento da Internet: a nacionalização de empresas de pequeno porte. O segundo grande movimento, no entanto, virá no sentido oposto: a geolocalização das companhias.

Muitas lojas e prestadores de serviço locais usarão anúncios geolocalizados para alcançar o público próximo de suas sedes, com precisão de 100, 200 até 300 metros.

A ideia é levar o público da Internet para as lojas físicas, especialmente se elas forem complementadas com experiências e espaços “compartilháveis”, como lugares para tirar foto e outros.

3. Os Anúncios em transmissões ao vivo serão mais comuns

Uma das tendências do Marketing Digital em 2020 é o uso de anúncios programados para serem exibidos durante transmissões ao vivo. Esse mecanismo é uma resposta ao avanço das lives em todos os segmentos.

Antes, as transmissões ao vivo eram reservadas para os gamers, que costumavam utilizá-las para jogar algum game e interagir com os fãs. Agora, todo tipo de influenciador utiliza as transmissões, desde pessoas fazendo receitas de comida, até maquiadores, cabeleireiros, prestadores de serviço em geral e outros.

Isso abre margem para anúncios nessas transmissões ao vivo, desde propagandas antes ou depois do conteúdo, como em patrocínios e utilização de serviços e produtos nas lives.

4. O Conteúdo interativo chegou para ficar

Você sabia que 91% dos compradores online buscam por conteúdos interativos? Por isso, pode ser uma ótima ideia utilizar essa estratégia para vender mais com a sua empresa. Pelo menos, será uma das grandes tendências do Marketing Digital em 2020.

Existem muitos tipos de conteúdos interativos para se utilizar no Marketing Digital. Alguns deles você já deve ter visto, como os vídeos em 360 graus e as enquetes de Twitter, Instagram ou Facebook.

No entanto, dá para produzir quizes para os seguidores (especialmente em parceira com grandes produtores de conteúdo), vídeos em realidade aumentada ou virtual, posts de compras e muito mais. Dá, inclusive, para criar mecanismos offline que misturem recursos online, como pontos interativos na loja para comprar o produto online ou montar manequins com roupas, por exemplo.

5. Os Micro Momentos serão a maior das febres em 2020

A grande tendência para e-commerce e Marketing Digital em 2020, no entanto, serão os Micro Momentos.

A definição técnica dos Micro Momentos é que eles são aqueles em que queremos que alguém tome uma atitude imediata. Agora, já. Faça isso ou aquilo.

São, de acordo com o Google, momentos de decisão de compras: o que comer, o que vestir, o que comprar, onde ir.

Em 2020, a tendência é otimizar o Marketing Digital para usar ao máximo os Micro Momentos, especialmente em companhia com outros recursos como a ultra-segmentação e a geolocalização.

Um dos principais usos, no entanto, será com os influenciadores, que poderão postar fotos com roupas e linkar os produtos em e-commerce. Além das roupas, será possível usar os Micro Momentos e influenciadores com vários outros produtos e serviços, incluindo:

  • restaurantes;
  • academia;
  • comidas;
  • passeios turísticos;
  • acessórios;
  • video-games;
  • livros;
  • músicas;
  • móveis;
  • eletroportáteis.

Basicamente, todo produto que pode ser exibido por um influenciador em uma foto e marcado no Instagram (tanto pela loja, quanto pelo produto em si para comprar) será alvo de ações de Micro Momentos em 2020.

Essas são as grandes tendências de Marketing Digital para 2020. Como deu para ver, há uma grande onda de customização e personalização ao máximo da mensagem publicitária, quase que segmentada ao indivíduo em si.

O que acha da proposta? Comente abaixo a sua opinião sobre as tendências de 2020!

Gostou de nosso post? Compartilhe: