Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Marketing de relacionamento: 4 ações para aplicar.

04/02/2021 às 16:16 Marketing

Marketing de relacionamento: 4 ações para aplicar.

Que o relacionamento com o cliente é a base para o sucesso de qualquer empresa não é uma novidade, certo? Afinal, os consumidores têm o poder de disseminar - positivamente ou não - uma marca, além de transformar a imagem da companhia no mercado.


Por essas razões, é fundamental aplicar estratégias que visam a construção de uma relação positiva e duradoura com os clientes, como o marketing de relacionamento. Trata-se de um conjunto de ações que promovem o bem-estar e a satisfação do público-alvo.


Além disso, o marketing de relacionamento tem como objetivo atrair e fidelizar clientes e tornar os consumidores grandes admiradores da marca, de modo que o público fale sobre ela positivamente em seu ciclo social. Mas, afinal, como aplicar a estratégia?


Pensando nisso, preparamos neste post uma lista com 4 ações de marketing de relacionamento para você aplicar em seu negócio e aumentar a sua carteira de clientes.

Quer saber mais? Continue lendo e confira!


1. Marque presença nas redes sociais


As redes sociais são canais de relacionamento. Então, nada mais válido do que apostar no ambiente digital para construir uma boa relação com os seus clientes, certo? No entanto, a sua presença deve ser estratégica.


Ou seja, você precisa promover conteúdos informativos e relevantes, que realmente eduquem, engajem e informem os usuários. Além disso, é importante que você responda comentários, tire dúvidas e estimule a interação dos seus seguidores.


Vamos imaginar que você trabalhe com equipamentos de combate a incêndio. Vale investir no Instagram, por exemplo, para compartilhar o dia a dia da sua companhia, a fim de tornar a comunicação mais humanizada.


2. Lembre de datas importantes


Lembrar de datas importantes é uma excelente forma de aplicar o marketing de relacionamento. Para isso, é fundamental que você tenha uma planilha com as informações de seus clientes, como nome, data de nascimento, preferências, entre outros.

E-mail de aniversário simpático, cumprimentando o cliente de maneira informal (e até mesmo oferecendo descontos) é uma ótima maneira de cumprir essa missão. Se você trabalha com manta térmica para telhado, por exemplo, vale oferecer descontos para os aniversariantes, brindes, promoções em épocas comemorativas, e por aí vai.


Lembre-se de automatizar os disparos com um sistema de gestão comercial, aproveitando que há um registro de informações completo sobre o público-alvo.


3. Ofereça um bom atendimento


O bom atendimento é um requisito mínimo para aplicar o marketing de relacionamento. Isso porque essa é a melhor maneira de fidelizar o cliente e mostrar que a sua marca realmente se preocupa e o valoriza.


Suponhamos que você trabalhe com reciclagem de lixo eletrônico, por exemplo. Você pode investir em chatbots ou chats online para automatizar o atendimento e oferecer respostas instantâneas.


4. Crie um programa de fidelidade


Por fim, criar um programa de fidelidade é uma ótima estratégia para atrair um maior número de clientes. Para isso, defina as regras e tenha planejamento, até para não criar uma falsa expectativa no consumidor.

Gostou do nosso post sobre como aplicar o marketing de relacionamento? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!


Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Gostou de nosso post? Compartilhe: