Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Manutenção do blog: 6 itens indispensáveis para manter o desempenho e segurança

04/09/2018 às 13:47 WordPress

Manutenção do blog: 6 itens indispensáveis para manter o desempenho e segurança

Já falamos muito sobre o desempenho da plataforma wordpress e a sua segurança, mas é sempre bom estar atualizado e em dia com essa rotina tão importante, listamos alguns dos itens que não podem faltar.

O WordPress é a plataforma de blogs mais popular da atualidade, e parece que vai se manter assim por muitos anos, ela traz muitas facilidades para quem não tem conhecimento técnico para criar um blog do zero e manter a sua plataforma.

Também é altamente personalizável e oferece uma infinidade de recursos que podem criar simples blogs a portais de entretenimento completos.

Mas tudo isso não tem apenas o seu lado bom, por ser muito utilizado em todo o mundo, também é o alvo principal de invasores mal intencionados, por esse motivo você precisa manter tudo funcionando perfeitamente e vamos mostrar como.

Uma rotina fácil, mas de extrema importância

Para quem acha que manter o wordpress é só começar a publicar e ter um tema bonitinho, se engana, exatamente por isso muitos blogs são invadidos e na maioria das vezes se tornam mais uma peça em uma grande rede de sites espalhando vírus.

Cuidar da segurança e desempenho do seu blog vai um pouco além de ter alguns plugins instalados e deixar tudo largado até a hora que dá um problema.

Mantenha tudo atualizado!

Já vimos blogs com a versão 3 do wordpress rodando até hoje (já está na versão 4.9.8), isso sem dúvidas é um grande problema para o visitante, para o provedor e para o dono do blog.

Conheça também os nossos serviços de Cloud Gerenciado e tenha uma experiência incrivel.

Muitas vulnerabilidades foram corrigidas ao longo desse tempo e atualizações lançadas, tudo isso buscando mais segurança e evitando perda de dados e desempenho.

Manter o core e plugins atualizados é o primeiro item da lista, você não leva mais de 1 minuto para fazer isso e evita muita dor de cabeça.

Faça uma limpeza da sua base de dados

Quanto mais informação você tem no wordpress, maior é a sua base de dados, e mais “sujeira” você vai deixando nela, como por exemplo:

  • Publicações excluídas,
  • Revisões
  • Salvamento automático
  • Comentários não publicados
  • Entre outros vestígios de informação que já não é mais utilizada,

Tudo isso vai ocupando mais e mais espaço, aumentando o tempo de leitura dos dados e com isso o tempo de carregamento para o usuário final.

Felizmente existem alguns plugins como o WP-Sweep e WP-Optimize, que ajudam na hora dessa manutenção sem exigir nenhum conhecimento técnico, basta clicar em um botão e eles fazem todo o trabalho pesado.

Aprenda tudo que precisa sobre mariadb.

Mantenha suas senhas seguras

Datas de nascimento, nomes do time de futebol, 12345, muitas dessas combinações são utilizadas frequentemente como senhas para os mais diversos serviços.

Mas manter senhas de alta segurança e realmente seguras é o que vai manter o seu blog em pleno funcionamento.

Algumas dicas com relação as senhas são os plugins Expire Password, que determina uma renovação das senhas após um período de tempo definido pelo administrador, Expire Users, que cria um limite de tempo para as contas de usuário criadas, muito útil para contas convidadas ou temporárias, que podem gerar problemas de segurança se esquecidas e tiverem uma senha fraca.

Tenha sempre os backups em dia

Essa é uma dica que os clientes da ISBrasil não tem com o que se preocupar, os backups são sempre garantidos nos planos de hospedagem wordpress, mas se ainda assim você quiser ter uma cópia particular, mantenha ela guardada a sete chaves, pois nunca se sabe quando você pode precisar.

Ter cópias de segurança sempre atualizadas é fundamental para eventuais problemas e para uma recuperação do estado normal do seu blog em pouco tempo, impactando o mínimo possível nos seus visitantes.

Monitore seu site, velocidade é tudo

Talvez você já tenha lido que para a grande maioria dos visitantes, esperar apenas 2 ou 3 segundos é o padrão no mundo conectado de hoje, mais do que isso faz com que os impacientes deixem a sua página e vá buscar o que procuram em outro lugar, e isso com toda certeza não é o que você quer.

Você pode usar plugins como o Google Pagespeed Insights, com ele você tem um relatório completo do desempenho do seu blog, além de poder agendar verificações.

O Insights te dá todas as informações necessárias para você verificar e corrigir problemas de desempenho e ajuda a manter bons resultados com a velocidade de acesso das suas páginas e seu posicionamento nos resultados de busca.

O Google prioriza páginas rápidas e que tem uma boa visualização para seus visitantes, quanto melhor a sua avaliação e a relevância do seu conteúdo, mais pontos você ganha com a gigante tecnológica.

Corrija as páginas com erros

Você provavelmente não deve gostar de visitar uma página com um artigo que buscou por algum tempo e ao chegar na página vê que é apenas uma página de erro ou nos links dentro do artigo, os visitantes não gostam e nem o Google.

Indexar páginas com erro é um grande problema para o seu posicionamento no motor de buscas. Para corrigir esse problema, já publicamos o artigo corrigindo links quebrados com o Broken Link Checker, é um plugin fácil de usar e que vai te poupar muito tempo e problemas com os buscadores.

Conclusão

São apenas 6 itens que fazem toda a diferença na hora de manter seu blog a todo vapor, tarefas que não levam mais do que 5 minutos para serem todas concluídas e que você pode realizar semanalmente, para garantir que tudo está funcionando sem problemas.

Cada um desses itens são muito importantes, cada um deles faz parte de um checklist que precisa de atenção quando se fala de WordPress, já que é uma plataforma muito visada por invasores.

Gostou de nosso post? Compartilhe: