Corrigindo links quebrados com o Broken Link Checker

26/08/2018 às 10:05 WordPress

Corrigindo links quebrados com o Broken Link Checker

Ganhar espaço entre os blogs ou sites do seu mercado é um processo bem complexo, ganhar autoridade, links de qualidade, acessos, é sempre um longo caminho, mas que pode ser prejudicado com links quebrados, descubra como corrigir isso.

Estar na primeira página do Google é o sonho de muitos, se manter nela é uma jornada a parte, cada detalhe conta na hora de ser indexado pela ferramenta de busca, padrão dos links, qualidade do conteúdo, velocidade de carregamento, relevância do assunto, tudo para que o visitante seja o maior beneficiado com o seu site.

Nessa corrida do SEO de qualidade você tem um ponto muito importante, os links e seus destinos. O problema é quando esses links são indexados, ganham visibilidade na sua publicação, atrai visitas, mas no fim, chega a um erro 404.

Essa sem dúvidas é a pior experiência que um visitante pode ter, e o Google sabe disso, e exatamente por esse motivo pune os links quebrados e acaba prejudicando, e muito, o seu ranking geral nas páginas.

Muitas vezes você não tem culpa desses erros que causam links quebrados, sites que já não estão mais online, mudança no formato da URL, algumas vezes apenas erros de digitação acontecem e passam despercebido, mas em todos os casos, são péssimos para o seu site ou blog.

Mas como muitas das facilidades que o WordPress pode oferecer, você tem plugins que vão te auxiliar nessa busca e correção de problemas relacionados a links quebrados, e vamos falar do Broken Link Checker.

Simples, mas certeiro!

Plugins excelentes nem sempre precisam de interfaces monstruosas e funcionalidades extremamente complexas, e esse é o caso do broken link checker, sua página de gerenciamento é muito simples e apresenta apenas as informações relevantes ao que ele se propõe, listar links quebrados e sinalizar onde você deve corrigir.

Muito objetivo, o plugin sinaliza os erros separadamente, na aba Quebrados, ou na listagem geral com Todos os links escaneados, marcando em vermelho os links com erro.

Com esse painel fica bem fácil identificar quais links estão com problema, eles aparecem bem sinalizados, você sabe a quanto tempo foram marcados como quebrados, qual o texto referente a esse link e a página ou artigo em que ele está, nada mais, nada menos, o essencial para realizar as correções e não ter problemas de SEO por conta de links ruins.

Algumas dicas são muito básicas, você não deve relacionar links de páginas pouco confiáveis, você não sabe se vão mudar a URL ou abandonar o site, até mesmo relacionar links de sites que podem ser penalizados no Google, se você identifica práticas que o buscador não gosta nas páginas que está pensando em linkar, pense duas vezes e fuja de problemas.

Na hora de criar seu link building nada mais correto do que prezar pela qualidade dos resultados.

Ajustes finos e rápidos

O painel de configuração do Broken Link Checker é bem prático e traz ajustes muito interessantes, nele você já observa a quantidade de links escaneados e quebrados, caso tenha algum.

Frequência da verificação, e-mail de notificação (para administrador e redatores inclusive), além de personalizar como esses links quebrados serão exibidos para você e seus visitantes nas suas páginas e postagens.

Uma excelente dica para configuração é usar o recurso de verificação de acordo com o status da publicação, que ajuda a evitar os erros, você pode por exemplo verificar as publicações já feitas e as que estão em rascunho, dessa forma você evita que links quebrados sejam publicados.

Além disso você pode também verificar vídeos embutidos do YouTube e Vimeo, além do Google Vídeos, configurações extras podem ser feitas para definir os intervalos de verificação, carga do servidor, entre outros ajustes, mas esses são itens que um iniciante não precisa se preocupar, tudo já vem configurado para funcionar corretamente em qualquer provedor de hospedagem, inclusive funciona muito bem com nossos planos de Revenda de Hospedagem, você pode conferir.

A propósito, o plugin é traduzido para o português e exibe um relatório dos links na página principal do seu painel administrativo, você não vai mais ter problemas por não ver a informação, além das notificações por e-mail, é claro.

Gostou de nosso post? Compartilhe: