Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Loja virtual: saiba o que é, como funciona e como usar!

19/07/2021 às 21:42 Ajuda

Loja virtual: saiba o que é, como funciona e como usar!

O mundo está cada vez mais digital, sobretudo, nos tempos atuais com a chegada da pandemia.

E o mercado vem acompanhando essa digitalização, não à toa, os comércios virtuais tiveram um crescimento exponencial no último ano.

O e-commerce ou loja virtual, tornou-se uma estratégia para que  muitas empresas consigam acompanhar as inovações tecnológicas e a era da rapidez, onde o consumidor não apenas espera agilidade nos processos de compra, mas também segurança e qualidade.

Por isso, seja para uma loja de dispositivos de sinalização de segurança ou uma distribuidora de produtos eletrônicos, ter uma loja virtual traz diversos benefícios para o negócio, mas é importante atender às necessidades do consumidor que está cada vez mais exigente.

Neste texto, iremos falar sobre o que é exatamente uma loja virtual, como ela funciona e como usá-la no seu negócio. Acompanhe.

O que é uma loja virtual?

A loja virtual ou e-commerce, como também pode ser chamada, é como seu próprio nome diz, uma loja que funciona no âmbito virtual. Ou seja, comercializa produtos ou serviços pela internet e realiza o envio por serviços de correspondência para a casa do consumidor.

Todo o processo, inclusive o atendimento, é realizado de forma remota. Isso quer dizer que todas as dúvidas do cliente são tiradas virtualmente, por meio da descrição dos produtos contidos na loja, por e-mail, ou chat de atendimento.

Algumas empresas também implementam seu atendimento com canais de voz, ou seja, atendimento por telefone para proporcionar mais segurança ao cliente no processo de compra.

Qualquer tipo de empresa pode ter sua loja virtual, seja ela uma empresa de produtos cosméticos ou uma fabricante de conectores elétricos.

Esse tipo de comércio traz diversas vantagens, para a empresa e para o cliente, veja algumas delas:

  • Garante maior praticidade, pois o cliente pode realizar a compra do conforto do seu lar;
  • É seguro, pois as lojas virtuais são hospedadas em sites com certificado de segurança;
  • É mais econômico para a empresa que não precisa gastar com recursos para uma loja física, vendedores, entre outros gastos.

Como funciona uma loja virtual e como usá-la?

Agora que já vimos o que é exatamente uma loja virtual, vamos ver como funciona de fato.

O funcionamento da loja virtual é simples, sem complicação.

O consumidor utiliza um site de busca para encontrar um produto que deseja comprar como um motor Weg 2cv. O buscador traz todos os resultados de lojas, inclusive as virtuais, que comercializam o produto.

Como o produto é exposto de forma virtual, todas as informações como preço e outros detalhes, já vêm descritas.

O cliente escolhe a melhor opção, verifica as formas de pagamento, informa seu endereço e a compra está feita.

No período informado no site, o cliente recebe seu produto no conforto de seu lar.

Para as empresas que desejam implantar a loja virtual em seus negócios, é importante tomar ações como:

  1. Definir o produto a ser vendido;
  2. Regularizar a documentação da empresa;
  3. Buscar a plataforma que mais atende às necessidades do negócio.

E esse foi o nosso artigo sobre loja virtual, esperamos que tenha sido útil para você. Não deixe de acompanhar as próximas postagens.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: