A importância da descrição de produtos em lojas virtuais

A importância da descrição de produtos em lojas virtuais

26/06/2017 às 18:07Loja Virtual

As compras em lojas virtuais têm se tornado cada vez mais comuns. A comodidade e conforto de adquirir novos produtos sem precisar sair de casa, assim evitando fazer coisas estressantes como pegar filas enormes ou ficar parado durante horas em engarrafamentos comuns nas grandes cidades, fora a questão da segurança pública.

A oferta é grande e a demanda tem aumentado bastante, mas é preciso se ligar nos detalhes, como fazer uma boa descrição do produto. É preciso prestar atenção nesse detalhe, incrementar uma descrição com informações precisas pode influenciar o consumidor na hora da compra. Lembre-se ele não tem como provar, sentir ou tocar no produto à distância, então quanto maior o número de informações relevantes na descrição melhor.

Descrever bem o seu produto é muito importante, afinal não há só vantagens na compra em lojas virtuais. Apesar do comércio eletrônico ser cada mais utilizado pelos brasileiros, numa negociação virtual é impossível, por exemplo, o cliente ter contato direto com o produto. Então a descrição serve para aguçar a imaginação do consumidor para determinado produto e assim gerar a vontade de compra sem essa necessidade.

Conquiste seu cliente pela descrição de seus produtos

Uma boa descrição garante que seus clientes entendam do que se trata o produto e queiram comprar em sua loja em vez de outras concorrentes. Essa ferramenta ajuda e muito a dar um upgrade nas vendas de sua loja virtual, alavancando sua posição nos ranking dos sites de busca. Fora a visibilidade, uma descrição relevante influencia na hora da compra de seu cliente e garante uma boa avaliação do mesmo para sua loja, e claro provavelmente a volta dele para comprar mais produtos.

Saiba o que preciso para montar uma loja virtual.

Como fazer uma descrição eficiente?

Primeiro e principal: seja claro. Organize as informações de forma explicativa, o que não significa colocar textos longos, que serão cansativos para os usuários e lhes farão perder a vontade de comprar o produto logo de cara. Trabalhe com os tópicos principais, use o conceito de escaneabilidade para facilitar a leitura na tela de dispositivos móveis de todos os gêneros, desdes smartphones a computadores.

É importante frisar que o cliente não tem um vendedor ao seu lado para tirar dúvidas na hora da compra, então é ainda mais importante se atentar a todos os detalhes do produto. Vender muito através de lojas virtuais é um conjunto de vários itens como uma boa navegabilidade, boa visibilidade dos produtos e claro uma ótima descrição.

Descreva as funcionalidades de forma objetiva, dê exemplos e sugestões de utilização do produto no dia a dia. Conquiste seu público!

Passe todas as informações técnicas necessárias!

Após fazer uma descrição clara e objetiva de seus produtos, não se esqueça de colocar todas informações técnicas como, por exemplo, medidas, peso, largura, etc. Uma compra errada feita pela falta desses dados vai gerar uma grande insatisfação no cliente, má avaliação de sua empresa e dependendo da gravidade até possíveis processos judiciais, então tome todo o cuidado e nunca se esqueça de colocar essas infos na descrição!

Essas informações variam dependendo dos produtos que você vende. Por exemplo, no caso da venda de móveis, destaque as medidas completas (largura, altura, profundidade, peso, material utilizado, número de gavetas, etc), as cores em que ele está disponível e especifique se a loja realiza a montagem e se cobra por isso.

Em caso de venda de imóveis, especifique todos os detalhes da casa, desde os cômodos: número de quartos, número de banheiros, quantos andares têm o imóvel, qual a metragem, dando uma noção mais completa aos clientes antes de uma visita ou do fechamento do negócio.

Tenha o melhor preço e prazo de entrega possível!

Dois itens muito importante na composição da descrição e claro no sucesso de sua loja virtual. Como os clientes não precisam sair de casa para comprar e nem para receber os produtos é preciso conquistar o interesse deles pelo bom preço e um bom prazo de entrega.

Isso influencia e muito na hora da compra, um preço que seja competitivo em relação as concorrentes e um prazo de entrega rápido e satisfatório, podem lhe angariar muitos clientes.

O mais importante nesse ponto: Trabalhe dentro da sua realidade. Não minta na descrição! Não adianta colocar prazos de 3, 5 dias ou entrega em 24 horas, se está fora da sua logística, isso pode “queimar seu filme” com os clientes. Trabalhe com informações palpáveis e reais e especifique a questão de entrega em dias úteis ou dias corridas, para não deixar maiores dúvidas a seus clientes.

Nunca copie e cole uma descrição de um fabricante ou distribuidor

Apesar de ser tentador, não faça isso! Por um motivo simples, geralmente essas descrições contém falhas, desde de informações erradas até descrições pobres, que não desvendam as funcionalidades daquele produto para os seus clientes. Também é importante lembrar que duplicar conteúdo não tem impacto nos resultados dos sites de busca, o que é péssimo para sua loja virtual vender mais.

A questão da duplicação vai ainda além da relação entre fabricante e vendedor, você também não pode comparar seus produtos com os de lojas virtuais concorrentes. Não terá nenhum efeito nos mecanismos de busca.

Lembre-se: Uma prática de SEO importantes para alavancar as lojas virtuais em sites de busca é justamente criar novas descrições. Visando melhores resultados, sendo as mais completas e objetivas possíveis sobre cada produto. Assim, os buscadores ranquearam melhor seu conteúdo, entendendo que ele é um conteúdo atrativo e novo e deve ficar entre os melhores resultado nos sites de busca. Copiar descrições de fabricantes ou de lojas concorrentes, com certeza, vai tirar o destaque de seus produtos, fazendo você perder vendas e brecando seu crescimento.

Gostou das nossas dicas? Confira mais matérias no blog da ISBrasil. Confira também nossos planos de loja virtual, hospedagem, e-mail marketing, gerenciamento de servidores cPanel, streaming, entre outros.

Baixe os materiais relacionados disponíveis em nosso blog e aprenda com quem domina o mundo do marketing digital.

Gostou de nosso post? Compartilhe: