Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Erros mais comuns no e-commerce

12/09/2016 às 16:02 Loja Virtual

Erros mais comuns no e-commerce

Quais são os erros mais comuns na sua loja virtual? Se você possui uma loja virtual, é muito provável que pratique pelo menos um dos 7 erros que listaremos no texto de hoje.

Não se preocupe: todo mundo erra! Além disso, os erros são primordiais para a nossa evolução e crescimento no mundo dos negócios.

Por outro lado, se você não sabe muito bem onde está errando, pode não readequar sua postura e acabar por “sufocar” a loja virtual que lutou tanto para colocar no ar.

Pensando nisso, a equipe da ISBrasil preparou um super texto com os prováveis 7 erros mais comuns no seu e-commerce. Veja quais deles você comete e coloque a mão na massa para corrigi-los!

E depois, dê uma olhada em nossas dicas para fidelizar clientes em sua loja virtual.

Confira os 7 tópicos que mais impedem o crescimento da sua loja virtual:

1. Você não dá atenção às descrições dos produtos

Se você vende pela internet, provavelmente já entendeu que um dos pontos fracos do comércio eletrônico é a falta de interação entre o cliente e o seu produto, certo? Por isso é muito importante que, ao pensar as descrições de cada produto, você o faça de modo a criar sensações e desejo no usuário.

Mas como fazer isso?

Bem, na verdade não existe segredo. Em vez de falar somente das especificações técnicas, coloque um pouco de narrativa nas descrições…. Conte histórias, fale sobre a solução que o produto oferece, como ele facilita o dia a dia dos consumidores etc.

Lembre-se: o cliente compra a solução, não o produto.

descrição de produto e-comemrce

2. Você não faz questão de boas imagens

Já que estamos falando em criar sensações no cliente, nada como uma boa imagem para fazer isso, certo?

Se você tem um e-commerce, o ideal é investir em fotografias profissionais que, além de mostrar todos os ângulos e detalhes do produto, ainda causem uma ótima impressão no usuário que está do outro lado da tela.

Ainda não se convenceu sobre o poder das imagens? Então queremos propor uma experiência: entre em sites de lojas como a “Netshoes” e a “Americanas”, por exemplo… É fácil notar como as fotografias são valorizadas e apresentam excelente qualidade.

3. Você ainda não trabalha o e-mail marketing

Nós já nos cansamos de falar por aqui sobre a importância do uso do e-mail marketing em suas estratégias de marketing digital.

Inclusive já ensinamos como aumentar a conversão no E-mail Marketing   

Além de ser uma ferramenta que requer baixíssimo investimento, é ela quem vai permitir que você capte leads e melhore o relacionamento com os seus clientes.

Além disso, podemos dizer que esta é uma das estratégias com maior ROI (Retorno Sobre Investimento) disponível no mercado. Caso você ainda não tenha um serviço de email marketing, já passou da hora de contratar um! 

4. Sua verba de marketing é mal investida

Já que estamos falando sobre os erros mais comuns na sua loja virtual, não teríamos como deixar de falar sobre marketing (ou a má aplicação dos conceitos dele em seu negócio).

Quando estamos começando uma loja virtual, devemos separar uma boa porcentagem do capital para divulgar o negócio, certo? Não existe mágica: se você não fizer isso, existem poucas maneiras para prospectar clientes e conseguir vender os seus produtos.

Por outro lado, o marketing tem um princípio básico que diz que o retorno financeiro de uma campanha deve ser maior do que o valor investido. Se não for dessa forma, não faz sentido, certo?

O que acontece é que, ao montar um e-commerce, muitos empreendedores ainda não possuem experiência com plataformas como Google AdWords e Facebook Ads, por exemplo.

Ao tentar fazer tudo sozinho, não é surpresa constatar que um empreendedor iniciante pode perder valores consideráveis ao optar por estratégias erradas.

Se você está começando agora e ainda não entende muito bem sobre marketing digital, o melhor a ser feito é terceirizar suas estratégias de marketing.

A ISBrasil, por exemplo, oferece pacotes de gerenciamento Google Ads com investimento a partir de R$400.

Contratando um serviço como esse, seu dinheiro será manejado por especialistas, aumentando muito as chances de suas estratégias trazerem resultados surpreendentes.

5. O seu atendimento é mal feito

Um dos erros mais comuns dos e-commerces brasileiros, o atendimento mal feito pode acabar com a reputação da sua loja virtual.

Além disso, se os clientes estão com dúvidas em relação aos seus produtos, é preciso que exista um canal eficiente para sanar a questão e encaminhar as vendas… Caso contrário os usuários simplesmente procurarão a concorrência.

Se você ainda não vê motivos para oferecer um atendimento de excelência em seu comércio eletrônico, já passou da hora de se preocupar, pois esse é um dos principais fatores que distinguem negócios bem e malsucedidos na internet.

atendimento online bem feito

6. O site da sua loja virtual não facilita a experiência do usuário

Ao acessar sua loja virtual, mesmo que esteja querendo muito um de seus produtos, o usuário não terá paciência para ficar procurando por muito tempo.

Por isso, ao planejar a plataforma da sua loja virtual, é preciso organizar todos os produtos em categorias.

Seja o mais específico possível para que não haja confusão. E lembre-se: o propósito de tudo isso é facilitar a jornada do cliente dentro do seu site. Ele deve entrar, encontrar o produto e comprá-lo, sem que para isso precise enfrentar maiores problemas.

Dica: se a sua plataforma não permite uma boa organização dos produtos dentro do site, dê uma rápida olhada na ISCommerce 3.0, a plataforma para ecommerces da ISBrasil!

site de e-commerce

7. Você abandonou o SEO

Sim, nós sabemos: trabalhar o SEO pode ser bastante complicado no começo. Ao não visualizar resultados, grande parte dos empreendedores acaba não se dedicando a esse trabalho, o que pode acabar custando caro no futuro.

Em primeiro lugar, é preciso entender que o Search Engine Optimization (SEO) é um trabalho de formiguinha, a longo prazo. Você não vai ter resultados já na semana que vem.

Porém, se você o deixar de lado, abrirá mão de todas as vantagens que ele pode trazer futuramente.

Se você ainda não faz isso, dê mais atenção às estratégias de otimização do seu site. De acordo com o que mostram as estatísticas, você não deve se arrepender!

Gostou de nosso post? Compartilhe: