Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Inclua seu blog no aplicativo Google Notícias

28/08/2018 às 18:05 Ajuda

Inclua seu blog no aplicativo Google Notícias

Assim como muitos outros recursos do Google que ajudam você a ganhar mais visibilidade com o seu público, o aplicativo Google Notícias vem sendo mais uma ferramenta incrível para agregar conteúdo e ganhar espaço online.

Aumentar o seu tráfego não é uma tarefa fácil, principalmente se tratando de blogs, hoje em dia a concorrência é enorme e cada vez mais blogs surgem para lutar por espaço publicando conteúdos relevantes ao seu público, por isso usar cada vez mais ferramentas que possam aumentar o seu “poder de fogo” se torna essencial nessa corrida pelo sucesso.

Agregadores de notícias são comuns em smartphones, hoje as notícias são consumidas muito rapidamente, e se você está atrás de seus concorrentes, ficará para trás.

O Google Notícias já é um velho conhecido de muitos, porém agora vem sendo muito presente no mobile, com um novo aplicativo muito simples e que trás notícias de qualidade para seus usuários.

Então porque não ter as suas notícias nele? Por isso vamos mostrar os passos básicos para começar essa jornada em busca dos seus leitores.

O que é, e como o Google Notícias pode te ajudar?

Apesar de todos os esforços para ser certeiro na hora de ganhar público, sabemos que é muito importante gerar tráfego orgânico e ganhar ranking naturalmente nas ferramentas de busca, e é por isso que você pode contar com a ajuda extra do Google Notícias.

Com ele você estará junto de portais de notícias dos mais variados nichos e terá o mesmo espaço para disputar visitantes, basta oferecer um conteúdo de qualidade sempre, com títulos e resumos bem trabalhados, além de imagens destacadas chamativas para atrair a atenção do seu público.

O objetivo é bem simples, entregar notícias para quem busca informação, essa é a meta do Google e a sua também, é por isso que dedica tempo para elaborar e criar artigos e conteúdo relevantes, não é verdade?

Apesar de parecer uma disputa desleal, lembre-se de que você não irá gastar nada, e com o tempo o retorno pode ser muito significativo, além disso você estará disponíveis para descoberta, conhecendo e entendendo novos públicos, novos nichos de informação, entendendo melhor quem busca o seu conteúdo.

Para isso você pode contar também com um cloud gerenciado, evitando que esses novos visitantes gerem mais tráfego do que o seu site aguenta e cause uma péssima primeira experiência do usuário com o seu blog.

Mas afinal, como funciona e como incluir o seu blog?

A principal dica é ter um blog que ofereça um formato de leitura adequado aos padrões Google.

Como por exemplo o AMP, que também pode ser configurado com um plugin ou implementado nativamente em seu template pelo seu desenvolvedor, os chamados AMP-Ready, além de links permanentes configurados corretamente, sitemap.xml no padrão notícias e um arquivo robots.txt, tudo isso pode ser ajustado através de plugins como o Yoast SEO por exemplo.

Inclusive já publicamos um artigo com dicas de como configurar o Yoast SEO.

Cumprindo as exigências básicas, é hora de começar, se você ainda não tem cadastro, inclua o seu sitemap no antigo Google Webmaster Tools (agora Search Console), se não sabe como, dê uma olhada na central de ajuda do Google (Criar e enviar um sitemap).

Com tudo configurado é hora de enviar seu site para a Central do Editor do Google Notícias, todo o processo é bem simples e com um cadastro bem intuitivo, você não terá problemas para seguir esses passos.

Leia nosso post sobre mariadb.

Como essa ferramenta vai ajudar com o seu tráfego?

Para que todo o processo seja vantajoso para você, é claro que precisa criar uma rotina dedicada ao Google Notícias, muitas vezes não será nada muito diferente do que você já faz, mas agora com um objetivo mais claro.

Crie, não copie

Essa é uma velha dica, mas que precisa ser sempre lembrada. Não basta replicar conteúdo de outras fontes de notícia, isso só vai te levar a um caminho mais próximo da penalização.

Seja objetivo e desperte interesse

O Google Notícias não é um bom lugar para artigos grandes, o público quer ler em 2 ou 3 minutos e partir pra outra, então vá direto ao ponto e use boas técnicas para criar títulos que realmente vão chamar a atenção, mas não minta, claro. O Google está combatendo duramente fake news e clickbait.

Mantenha-se sempre atualizado

Determine a frequência de publicação e respeite-a. Seja diariamente ou duas vezes na semana, faça publicações sem esquecer das dicas anteriores.

Conclusão

Com o tempo você vai se acostumar com a rotina e perceber que todo o processo vale a pena se você seguir cada dica e processo sem pular nada, você vai criar autoridade e aumentar sua relevância nas buscas, isso é fundamental para qualquer blog.

Gostou de nosso post? Compartilhe: