Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Importância da segmentação dos E-mails no E-mail Marketing

02/09/2016 às 09:25 Email Marketing

Importância da segmentação dos E-mails no E-mail Marketing

Você já se perguntou o porquê de a segmentação no email marketing ser tão importante? Levando em conta que já falamos tantas vezes sobre essa ferramenta por aqui, decidimos que hoje traríamos um texto abordando o tema segmentação.

Como fazer? Quais critérios utilizar? Qual a importância de cada critério? Tudo isso você terá a oportunidade de conferir ao longo do nosso conteúdo de hoje, que está imperdível!

Lembrando sempre: se você ainda não conta com um serviço de disparos de email marketing, já passou da hora de contratar um! Não importa qual seja o seu negócio, essa ferramenta tem tudo para ser uma das armas mais poderosas do seu arsenal de marketing digital. É certamente um dos maiores ROI (Retorno sobre Investimento) do mercado.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa: fidelizar clientes pelo e-mail marketing

O que é segmentação?

A segmentação nada mais é que a arte de perceber a individualidade dos seus consumidores.

Se antigamente as publicidades podiam ser feitas somente através de veículos como rádio e TV, com a mesma mensagem sendo distribuída para todos os tipos de público, hoje o panorama mudou muito.

Com a democratização da internet e a chegada do que chamamos de marketing digital, é possível estruturar uma comunicação cada vez mais personalizada, entendendo as características únicas de cada grupo de pessoas e buscando satisfazê-las do modo mais efetivo possível.

Se você tem um negócio, seja ele online ou não, é muito importante descobrir as preferências de cada consumidor que faz parte do seu público e, em seguida, segmentá-lo em grupos de classificação.

É claro que você não terá que enviar um email para cada um de seus clientes… Além de ser inviável, isso também não faz sentido. A segmentação no email marketing tem, como princípio fundamental, agrupar pessoas que tenham características semelhantes.

arte segmentação de mercado

Como fazer a segmentação no email marketing?

Quando falamos em fazer segmentação no email marketing, estamos pensando em duas estratégias principais: segmentação por dados e segmentação por comportamento.

Segmentação por dados

Com ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, ficou muito mais fácil ter acesso a dados pessoais e geográficos de todos os usuários que visitam seu site.

Além disso, em cada compra realizada, é provável que você peça algumas informações ao cliente (tais como data de aniversário, endereço etc).

Sendo assim, você começa a acumular uma boa quantidade de dados sobre o público-alvo do seu ecommerce.

“Mas como utilizar isso a meu favor?”, você deve estar se perguntando.

Bem, nós sabemos que, enquanto os dados são apenas informações desorganizadas, eles não valem nada… Mas que tal começar a utilizá-los de maneira mais inteligente?

Você pode, por exemplo, disparar emails somente para os usuários da região sudeste do país avisando que, em um determinado feriado, os fretes para aqueles estados não estarão sendo cobrados.

Além disso, a segmentação de dados é muito efetiva no momento de ajudar você a ser mais certeiro(a) com as campanhas: não adianta fazer disparos sobre liquidação de lingerie para uma base de contatos majoritariamente masculinos, certo?

O máximo que você conseguirá é aumentar o número de descadastros da sua lista.

Segmentação por comportamento

A segmentação por comportamento também traz diversas informações interessantes para o seu negócio.

Seus dados são coletados diretamente das métricas de campanhas passadas já finalizadas.

Ou seja, uma segmentação por comportamento é feita separando, por exemplo, usuários que frequentemente abrem seus emails daqueles que nunca abriram e parecem não se importar muito com o que você tem a dizer.

Além disso, você pode segmentar os usuários de acordo com os cliques que eles deram ou não no link (Call to Action) enviado por você no corpo do e-mail da(s) última(s) campanha(s).

O que você ganha ao trabalhar a segmentação?

Digamos que você tenha uma loja de games e eletrônicos. Faz sentido enviar promoções de jogos de Xbox para aquele usuário que tem um Play Station?

Ou se você trabalha com uma loja de suplementos alimentares… O que nos diz de disparar ofertas de um produto de emagrecimento para aquele usuário que está querendo ganhar massa muscular?

Parece um pouco confuso, não? Pois é… A segmentação serve justamente para isso: desfazer a confusão e otimizar campanhas, fazendo com que os usuários recebam conteúdos relevantes e que chamem sua atenção, deixando-os mais satisfeitos, interessados e, consequentemente, trazendo mais resultados para você.

arte teste ab email marketing

Descobrindo quais dados são mais importantes para o seu negócio

Ao falar em segmentação no email marketing, automaticamente nos vem uma série de dados e informações que podem parecer relevantes ao nosso negócio.

Porém, em uma análise um pouco mais cuidadosa, você perceberá que somente alguns desses dados são as “chaves” que farão você vender mais.

Por exemplo: Digamos que você tenha um ecommerce de roupas femininas e masculinas. Bem… Neste caso é importantíssimo saber qual o sexo e idade de cada usuário da sua lista, certo? Tais características impactam diretamente a decisão de compra de cada cliente.

É claro que outras informações, como localização geográfica e data de aniversário, serão sempre bem-vindas… Porém estarão longe de serem as mais relevantes para você.

Entenda bem quais são os “dados-chave” do seu negócio e invista em conseguir tais informações… Isso fará toda a diferença!

Considerações finais

Se você ainda não está acostumado a criar campanhas de email marketing, deve estar um pouco confuso sobre como funciona o processo de segmentação dentro dessa plataforma.

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário incluir manualmente as informações de cada usuário… Geralmente esse tipo de serviço só pede que você preencha os dados em uma planilha eletrônica e os importe depois, o que facilita bastante o trabalho.

Gostou do nosso conteúdo e quer começar a impactar de verdade o seu negócio através da segmentação no email marketing? Nós podemos ajudar!

Desde 2003 no mercado, a ISBrasil vem oferecendo soluções tecnológicas que ajudam empresas a posicionarem-se de maneira mais eficiente na internet.

Seja através de uma plataforma para ecommerce, serviço de email marketing ou hospedagem de site, estamos sempre prontos para ajudar.

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: