Guia: Como gerar resultados com anúncios nas principais redes sociais

17/03/2019 às 20:04 Redes Sociais

Guia: Como gerar resultados com anúncios nas principais redes sociais

As redes sociais são os maiores geradores de engajamento na internet. E para reforçar o seu lado comercial, as plataformas fortaleceram os seus sistemas de anúncios.

Com isso, muitas empresas passaram a fazer anúncios nas principais redes, mas a grande maioria não obteve os resultados que imaginava. Nesse texto, vamos lhe dar dicas de como gerar resultados com anúncios.

Para alcançar as expectativas e gerar resultados é preciso muito esforço, e principalmente, um planejamento assertivo.

E para desenvolver uma estratégia de anúncios que seja eficiente, é preciso definir quais são os objetivos da sua empresa e como ele pode ser alcançado trabalhando nas principais redes sociais.

Redes sociais restringiram o alcance orgânico 

Com a restrição do alcance orgânico das publicações, as empresas foram principalmente obrigadas a realizar anúncios nessas comunidades.

O problema é que muitas aplicaram e ainda aplicam o mesmo conjunto de anúncios para todas as plataformas, sem observar que cada um tem suas peculiaridades.

É importante ter em mente que cada plataforma possui um público diferente e é desenvolvida de uma maneira. O Instagram, por exemplo, é uma rede social desenvolvida para postagem de fotos, já o Twitter é uma espécie de micro blog social.

Para ter sucesso nos anúncios, é imprescindível que você tenha em mente o que cada rede social pode lhe entregar de melhor.

Muitos textos falam sobre a definição dos objetivos de anúncios, porém esquecem de mencionar como cada rede social pode potencializar as suas chances de alcança-los.

É lógico que o ponto de partida é um objetivo preciso, que possa ser mensurado e que seja a principal necessidade da sua marca no momento.

Após a definição do objetivo, é necessário que você estude como cada rede social pode lhe ajudar, para anunciar nos canais certos do jeito certo e garantir os resultados esperados.

Abaixo, você verá como adaptar suas campanhas de mídia paga e criar anúncios assertivos para as três principais plataformas da web: Facebook, Instagram e Twitter. Confira as nossas dicas:

Facebook Ads

O Facebook Ads, gerenciador de anúncios do Facebook é bem simples e intuitivo. A plataforma visa a obtenção de quatro diferentes objetivos com os anúncios, são eles: cliques ou conversões em um site, envolvimento de usuários em publicações, instalação de aplicativos e respostas de eventos.

Os objetivos estão bem explícitos, certo? Escolha a opção que se alinhe aos resultados que você espera conseguir.

Os anúncios no Facebook podem ser distribuídos em vários formatos, os melhores na nossa opinião são o formato de vídeo e de carrossel, neste último são exibidas várias imagens.

Quem espera conseguir aumentar a conversão do seu site, por exemplo, pode apostar num anúncio em vídeo, com poucos segundos, somente para convidar o usuário para o site.

Dentro do Facebook Ads é possível direcionar os usuários para qualquer link, que nesse caso seria o site da sua empresa.

Bem simples, não acha? Mas não para por aí! Na plataforma de anúncios do Facebook é possível refinar bastante o público alvo do anúncio.

Você pode inclusive salvar e criar públicos através de uma lista de e-mails, por exemplo. Assim, a rede exibirá seus anúncios para as pessoas que tenham perfis com as mesmas características do público escolhido.

Confira também: Como anunciar no Google AdWords.

Instagram

O Instagram e o Facebook pertencem aos mesmos donos e por isso suas plataformas de anúncios são integradas. Isso significa que os usuários podem criar uma única campanha de anúncios para exibição nas duas redes.

Por ser uma rede social de fotos, os anúncios no Instagram são bastante indicados para atrair mais engajamento para o seu perfil.

Descubra aqui Como divulgar sua empresa no Instagram?

Os anúncios podem ser feitos em fotos e vídeos e serem disponibilizados para exibição na linha do tempo e nos stories dos usuários. A dica aqui é use muito pouco texto. O Instagram é uma rede de imagens e o texto não atrai os usuários.

Caso seja necessário, utilize no máximo 20% da imagem para inserir uma imagem em texto, mas do que isso pode fazer seu anúncio ser rechaçado pelos usuários da plataforma.

A dica aqui é buscar nutrir e engajar mais seguidores, fazendo quase um trabalho de remarketing dentro do seu perfil no Instagram.

Muitos usuários que já viram seu perfil, pelo menos uma vez, devem receber seu anúncio e essa é uma forma de aguçar a curiosidade dos usuários, portanto desenvolva os anúncios mais criativos que conseguir.

Twitter

No Twitter, os anúncios devem ser focados para a geração de engajamento ou a promoção de algum tweet específico da sua empresa.

Dependendo do seu número de seguidores e da sua relevância, também é possível focar em anúncios que gerem tráfego para o seu site, por exemplo.

Você pode pensar em promover tweets e assuntos para aumentar o engajamento e gerar tráfego dentro da rede. Também é possível patrocinar sua conta para aumentar seguidores e ampliar a base de alcance da sua empresa na plataforma.

Além de anunciar no Twitter o seu negócio, ele é uma ótima rede para fazer Networking, então aprenda a Como usar o Twitter para networking

A dica aqui é aproveitar o uso de hashtag na rede e também pegar o assunto do momento como pauta para seus anúncios.

Essa é uma forma de atrair o interesse dos usuários da plataforma e otimizar a veiculação do anúncio dentro do orçamento previamente definido.

Busque também realizar testes A/B, principalmente quando promover tweets da sua empresa, assim você pode direcionar parte do seu orçamento para cada um dos formatos e inserir neles linguagens diferentes, links mais longos, links mais curtos, etc.

Dessa forma, você pode descobrir qual é o formato que mais tende a agradar o seu público dentro da plataforma.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: