Como divulgar sua empresa no Instagram?

Como divulgar sua empresa no Instagram?

19/12/2016 às 08:37Marketing

Como divulgar sua empresa no Instagram?

O Instagram dispensa apresentações. A ‘’rede social de imagens’’ é uma das mais populares atualmente, com mais de 500 milhões de seguidores ativos no mundo inteiro. Aqui no Brasil, conquistou pessoas de diferentes gostos e personalidades, que gostam de compartilhar momentos e acompanhar novidades por meio de uma plataforma simples e fácil de usar. E para quem é empreendedor, dá para tirar proveito disso? Com certeza! Há muitos motivos e métodos para divulgar uma empresa no Instagram. 

Veja também nosso post: Como anunciar no Facebook?

Se você usa muito esse aplicativo, com certeza deve ter notado o investimento crescente em publicidade que é feito por lá. Agora, vemos anúncios com mais frequência, além de posts patrocinados de personalidades, artistas e até anônimos falando de tal produto e serviço. Pois é, o Instagram se tornou um importante influenciador digital atual, rendendo ganhos para muitas marcas.  A vantagem é que a propaganda não fica tão invasiva, e sim com cara de um post regular, como os convencionais. 

Para divulgar sua empresa no Instagram, porém, é preciso se atentar a muitos passos, assim como toda campanha de marketing, com questões básicas: qual seu público-alvo? O que a mensagem deve mostrar? Qual imagem usar? Isso sem contar outros aspectos específicos e mais técnicos, como o tempo do anúncio ou configuração exata de uma imagem, além do conteúdo divulgado. Com tudo em equilíbrio e bom senso sempre, com certeza um post renderá muitos benefícios. Para te ajudar, preparamos um tutorial completo para criar uma campanha eficiente e que traga bons resultados!

Anunciando no Instagram passo a passo

1° passo

Crie uma página no Facebook. Se sua empresa já possui, é só interligar a conta do Instagram com ela – não se esqueça que o Facebook é proprietário do Instagram e as duas redes sociais se complementam em praticamente todos os aspectos, sobretudo em divulgações e promoções. 

2° passo

A partir daí, você deve escolher a melhor ferramenta para geração dos anúncios. As mais convencionais são: ADS Manager, Power Editor e Facebook ADS API. A opção deve ser baseada na posição da empresa e no número de publicidade que se deseja fazer. Para o gerenciamento de grandes campanhas e com muito controle, o Power Editor é a melhor alternativa. Já o ADS Manager é indicado para necessidades mais comerciais, enquanto o Facebook ADS API funciona como uma boa extensão entre as duas redes sociais. A ideia é pesquisar e testar as três ferramentas para ver qual delas se adapta as necessidades de sua marca. Para este tutorial, usaremos como exemplo o ADS Manager. Depois de obter esse aplicativo, já é possível criar uma campanha. 

3° passo

Defina o objetivo de sua campanha avaliando as opções disponíveis. São várias metas que mudam de acordo com o perfil da empresa, dentre os mais tradicionais: aumentar postagens, ganhar seguidores e gerar acesso para o site, aumentar conversões, ter mais visualizações de vídeos, otimizar funções de aplicativo, entre outras. Ao escolher ‘’ganhar seguidores’’, por exemplo, você precisa dar um nome a sua campanha para organização e identificação, ainda mais se ela é feita por um setor específico. 

4° passo

Qual é seu público-alvo? Essa decisão é essencial para o sucesso de um anúncio, por isso, você deve direcioná-lo considerando diversos fatores, como gênero, região, idade, interesses, comportamentos, entre outros. O Facebook pode ajudar bastante nisso, com seu indicador de definição de público – considerado eficiente por muitos especialistas. 

5° passo

Agora é necessário definir a colocação do anúncio e escolher o plano ideal de acordo com o orçamento disponível. Pode ser diário ou durante um período específico definido pelo desenvolvedor. Nessa etapa, é possível fazer definições avançadas de tempo, por meio de agendamentos personalizados e inteligentes. A ideia é garantir que a propaganda seja vista e bem colocada naqueles horários em que há chance de render bons ganhos e acessos. 

Nesse ponto, também é possível fazer a otimização para a entrega de anúncios, com opções que influenciam o comportamento das pessoas que veem a publicidade. Pode ser uma vez por dia, recorrente ou com uma frequência bem definida pelo desenvolvedor. Sendo assim, os usuários podem ver anúncios a cada hora ou sempre, depende muito das expectativas e metas de cada campanha. No começo pode parecer difícil gerenciar isso, mas, com o tempo, você pega o jeito. 

6° passo

Definir o valor de lance, com a eficiência de exibição do anúncio, seja manual ou automático (nessa opção, é preciso saber exatamente o que se espera de tal publicidade e quais são suas reais chances de sucesso e repercussão). Se for simples e sem pretensões, o modo automático e gerenciado pelo Facebook aleatoriamente já resolve, caso contrário, é preciso gerenciá-lo manualmente, passo a passo. Depois, escolha uma programação de entrega otimizada. 

7° passo

Comece a fazer o anúncio usando todas as ferramentas e seu poder criativo. Inicie pelo formato ideal, avaliando as alternativas disponíveis, que variam entre únicas, múltiplas, simples ou mais incrementadas. Pela ferramenta, dá para ver como cada um funciona especificamente. Depois disso, faça o upload da imagem e já tenha o conteúdo pronto. O tamanho recomendado é de 1080 x 1080 pixels, já o texto deve ter no mínimo 125 caracteres e no máximo 2200. 

8° passo

Como sua conta do Instagram já está conectada à página do Faceook, é hora de mostrar quais são os links que levarão o anúncio para sua página. A complementação das duas redes sociais facilita esse processo e tudo pode ser feito rapidamente, com a edição de informações que ajudarão na divulgação de sua empresa tanto em uma quanto em outra. Depois disso, é só finalizar clicando em ‘’Place Order’’ para iniciar sua campanha.

9° passo

Crie e observe com frequência o relatório de desempenho de sua campanha. Ele é fundamental para mostrar o que é funcional e como ela pode ser melhorada no futuro. Quem lida com marketing sabe o quanto é importante contar com essas métricas sempre. Você pode consultar tanto no Facebook ADS Manager quanto no próprio gerenciador de anúncios que está usando. Assim, é possível verificar dados como performance, engajamento, cliques, entre outros dados pertinentes. Pronto, sua empresa já está no Instagram!

Não precisa fazer coisas mirabolantes para divulgar sua empresa no Instagram. Há aplicativos funcionais e que dá para manipular tranquilamente! Faça o teste e comece a trabalhar já, faz toda a diferença e ajuda a manter seu negócio online atualizado e em todas as mídias. Boa sorte.

Saiba também os Motivos para criar um blog   

Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: