Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como anunciar no Facebook?

18/11/2016 às 08:02 Redes Sociais

Como anunciar no Facebook?

Se a dúvida da vez é sobre como anunciar no Facebook, nós temos ótimas notícias para você: fazer isso é extremamente simples, rápido e barato!

Aliás, com a chegada da internet, uma empresa que ainda não tem presença online certamente está deixando dinheiro na mesa.

Comparadas com com soluções mais tradicionais de publicidade, como rádio e televisão, plataformas como Facebook Ads e Google Adwords apresentam duas vantagens bastante importantes:
Veja também nosso post: O que é remarketing?

Confira ainda: hospedagem de site barata!

Segmentação

Uma vez na internet, é possível segmentar o público antes de disparar o seu anúncio, aumentando bastante os resultados. Se você tem um ecommerce de roupas femininas, por exemplo, é claro que não vai gastar sua verba anunciando para homens, certo?

É por isso que o Facebook dá a você a opção de anunciar de acordo com gênero, idade, interesses, localização geográfica, classe social e até escolaridade do publico-alvo.

Tudo de maneira automatizada. 

Baixo custo

Se pensarmos sobre quanto custa anunciar no Facebook, é fácil chegar à conclusão de que essa é uma mídia centenas de vezes mais barata que os meios de comunicação em massa.

Isso ocorre por um motivo simples: a grade televisiva é finita. Ou seja, chega uma hora que os espaços para anunciantes acabam.

Já no Facebook, uma rede social não linear e com bilhões de pessoas conectadas diariamente, isso não acontece.

É possível começar campanhas de Facebook no marketing digital com menos de R$20.

Como fazer divulgação gratuita no Facebook

Você sabe como divulgar uma página no Facebook sem precisar gastar nada com isso? Ao contrário do que muita gente pensa, não é só injetando dinheiro na plataforma de Mark Zuckerberg que se pode obter bons resultados.

É claro que posts patrocinados são extensamente recomendados, e até falaremos deles mais adiante neste texto, mas nada impede que, paralelamente, você preste atenção aos fatores a seguir:

Assim como o Google, o Facebook tem toda a sua lógica calcada na relevância. Sendo assim, é importante criar conteúdo de qualidade para conseguir que ele viralize na rede social. Antes de fazer qualquer post, pergunte-se:

  • Qual é o objetivo desse conteúdo?
  • Ele é engraçado? Inteligente? Crítico?
  • Isso pode me prejudicar de alguma maneira?
  • Como isso ajuda a minha persona?

Parece que não, mas estas simples questões serão capazes de criar um filtro de posts, fazendo com que você produza conteúdos pensando de uma forma semelhante à que pensa o seu leitor.

Memes

Se você acessa o Facebook diariamente, provavelmente já percebeu a incrível quantidade de assuntos que vêm e vão todas as semanas.

Se hoje as pessoas estão falando de eleições, semana que vem ninguém mais se importa, pois o assunto já é outro. Sendo assim, quando o assunto é como ganhar engajamento no Facebook, é preciso estar sempre atento às tendências.

Que quase sempre viram memes! Os memes são aquela imagens e frases engraçadas que viralizam pela rede e fazem todos rirem. 

Acredite ou não, muitos deles tem a ver com o seu segmento de atuação. Se você tiver o feeling de perceber isso, poderá replicar o meme na fanpage da sua marca e gerar, com isso, centenas ou até milhares de curtidas e compartilhamentos.

Comunidades

O senso de comunidade é muito forte nas redes sociais. Isso é um fato. Quando falamos sobre quanto custa anunciar no Facebook, muitas pequenas e médias empresas economizam fortunas em publicidade apenas utilizando um truque simples.

Em uma rápida pesquisa no Facebook, é possível descobrir diversos grupos de discussão que estão relacionados ao seu segmento de atuação. Digamos que você venda quadros de decoração, por exemplo.

Bem, ao acessar o Facebook, certamente será possível encontrar diversos grupos que tenham como tema central a discussão de questões ligadas à decoração de casas, apartamentos, empresas etc.

Ali provavelmente estarão muitos usuários que, cedo ou tarde, precisarão comprar os produtos que você comercializa. Sendo assim, uma estratégia interessante é se fazer presente.

Responda dúvidas dos membros, dê opiniões, faça sugestões… Enfim, torne-se um membro ativo e conhecido pela maior quantidade possível de pessoas dentro do grupo! Isso faz com que os membros sintam-se gratos pelos “serviços” que você vem prestando sem nem ao menos cobrar por isso.

No momento de fazer uma compra ou indicação, eles estarão bastante inclinados a lembrar de você.

Como anunciar no Facebook?

Está pensando em como anunciar no Facebook e melhorar os seus resultados por lá? Então vejas as 3 dicas matadoras a seguir:

Não anuncie diretamente para uma página de vendas

Depois que o conceito de funil de vendas foi criado, pesquisas indicam que, de todo o tráfego atraído para a sua fanpage, apenas 3% das pessoas realmente já estão prontas para comprar.

Os outros 97% ou se encontra no topo ou no meio do funil, etapas em que o consumidor ainda está considerando se o seu produto oferece mesmo a solução ideal para ele.

Ao fazer um anúncio, procure jogar o usuário para um blog, um ebook ou quaisquer outros conteúdos relevantes que você tenha produzido.

Fazendo isso, além do engajamento, você também aumenta suas possibilidades de conversão (mesmo que seja a longo prazo).

Não foque demasiadamente em likes

Ter muitas curtidas em sua fanpage, inegavelmente, é muito legal. Por outro lado, é como dizem por aí: like não dá dinheiro.

Sendo assim, tome muito cuidado ao priorizar a quantidade de likes que determinada campanha está trazendo… Ao fazer isso, você pode acabar esquecendo-se sobre o que realmente importa: as vendas!

Para amenizar a situação, recomendamos que, em suas principais campanhas, foque as métricas em “conversões no site”, uma das opções disponibilizadas pelo Facebook Ads.

Faça testes

Assim como em qualquer outra plataforma do marketing digital, quando você se pergunta sobre como anunciar no Facebook Ads, precisa levar em conta os testes.

É necessário testar cores diferentes, chamadas diferentes, imagens diferentes… Enfim, cada detalhe importa!

Feito isso, você perceberá quais são os anúncios que mais engajam o público.

Aumente o investimento naqueles que trazem o maior retorno para a empresa e corte a verba dos que estão apresentando falhas.

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: