Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como usar o Twitter para networking

30/06/2018 às 21:59 Redes Sociais

Como usar o Twitter para networking

O Twitter é uma das maiores redes sociais da internet atrás apenas de Facebook e Instagram. O microblog continua sendo muito popular e por isso tem um grande potencial para gerar networking em diversos ramos de negócios.

Mesmo não sendo uma rede profissional como o LinkedIn, através do Twitter é possível adquirir novos contatos profissionais e interagir com futuros parceiros de negócios com eficiência e rapidez.

Porém, para aproveitar o potencial da rede, é preciso aprender a usar o Twitter para conseguir criar uma boa reputação na plataforma num curto prazo

Para que você entenda melhor como aproveitar o âmbito profissional da rede, confira nossas dicas:

Foque em postagens de conteúdos profissionais

O Twitter é um microblog e por isso muitas opiniões pessoais e situações cotidianas são compartilhadas pela grande maioria dos usuários, gerando milhares de tweets diariamente.

Mas como o seu foco é ampliar seu networking através da plataforma, seu foco deve ser outro.

Para se engajar com outros profissionais de sua área, o ideal é que você foque na postagem de opiniões e conteúdos de qualidade, compartilhando experiência e abrindo discussões que possam aumentar a interação com os usuários que você quer se conectar.

Não discuta temas pessoais ou opine sobre temas aleatórios, mesmo sabendo que a tentação é grande, já que a cada dia surge um novo assunto banal para discutir na plataforma.

Lembre-se que todos os seus tweets devem agregar valor para construir uma boa reputação na rede.

Dessa forma, é que você irá ajudar outros profissionais e se tornar conhecido no Twitter, e isso pode ser imprescindível para ter uma carreira de sucesso. Gerar um conteúdo de qualidade fará toda a diferença.

O ideal é que você não tenha pressa em gerar networking, focando primeiro em fazer postagens profissionais com um tom esclarecedor, incentivando debates e discussões sobre temas relacionados ao seu trabalho.

Crie primeiro cerca de 20 a 30 postagens focando em sua área profissional, antes de começar a seguir outros profissionais de ramo e seguir os principais influenciadores da área.

Isso pode mostrar que você não é um usuário novo e que está tentando se inteirar de prima, já que você já terá produzido conteúdo antes de procurar fazer networking.

Como o Twitter atualmente permite 280 caracteres por postagem, você pode se alongar um pouco mais em posts opinativos, mas o ideal é que você faça pequenos comentários e insira links de conteúdos de qualidade que complementem sua mensagem.

Publique apenas conteúdo de qualidade, dispense posts aleatórios

Muitos usuários pensam apenas em se autopromover no Twitter e por isso acabam não atingindo seus objetivos. Mesmo que a rede social ofereça a possibilidade de gerar muito conteúdo aleatório e sem sentido, não entre nessa!

E como conteúdo de qualidade não dá em árvore, não tuíte frequentemente. Lembre-se que já dissemos que os comentários devem agregar valor para construir uma bora reputação.

É por isso que cada post deve ser útil e informativo, ajudando outros usuários a identificarem e resolverem problemas.

Compartilhe conteúdos sobre sua área profissional e busque contribuir para o sucesso da comunidade. Essa estratégia é excelente para quem você ter torne um influenciador na plataforma e consiga gerar networking com outros profissionais que se destaquem no Twitter.

Conheça também nosso serviço de Hospedagem de Site.

Tenha uma bio profissional

Para ter um caráter profissional, seu perfil no Twitter deve se construído para tal. O que isso significa? Que assim como acontece no LinkedIn, você deve escolher uma foto mais formal e criar uma biografia mais concisa na plataforma.

Escolha uma foto que represente seu perfil profissional. Linque o site de sua empresa ou de seu portfólio e defina em duas ou três frases, o que você faz.

Por exemplo, se você trabalha com marketing digital, sua bio poderia ser, algo como: Gerente de Marketing da empresa X, 25 anos, formado em marketing pela Universidade Y.

Esta é só uma ideia, mas reparou como é bem simples se descrever profissionalmente? Também é possível inserir frases de impacto, mas para isso é preciso pensar e medir já que tudo o que é dito pode ter dois lados.

O ideal é que utilize apenas algumas informações-chave para ser facilmente identificado na plataforma. Na descrição acima, você pode ver que os usuários identificam rapidamente onde você trabalha, qual é a sua formação e sua idade.

Estas são informações essenciais que complementam o seu perfil de forma prática e profissional.

Mencione pessoas importantes e participe de discussões

Para gerar oportunidades de fazer networking é preciso ser atuante na plataforma. E uma boa forma de fazer isso, além de criar posts focados em sua área profissional é mencionar outros profissionais e participar de discussões sobre o seu setor de atuação.

Mencionar outros usuários não é apenas uma maneira de chamar a atenção, mas se bem utilizada essa ação pode ser o ponto inicial de futuras conversas e boas parceiras de negócios, depende de como você interage no Twitter.

Se um de seus posts interessou a alguém e gerou comentários, entre em contato direto com essas pessoas através da menção, criando uma discussão sobre o assunto e buscando esclarecer dúvidas, levar novos questionamentos, etc.

Todas as ações irão aumentar o destaque sobre o seu perfil na plataforma.

Lembre-se que as menções não devem ser aleatórias e devem ser endereçadas continuamente para pessoas que lhe respondam. Então, se você mencionou por duas ou três vezes e o usuário não lhe respondeu, não insista.

Busque se envolver apenas com quem demonstra interesse sobre suas opiniões e dicas, sem se preocupar em agradar a todos.

Com o desenvolvimento de uma boa estratégia de networkinng, em pouco tempo, mais usuários vão responder aos seus comentários e interagindo com você de forma natural, sem força a barra.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: