Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Gafes que podem comprometer a sua imagem pessoal

14/05/2021 às 19:14 Ajuda

Gafes que podem comprometer a sua imagem pessoal

A imagem pessoal vai muito além de estar bem vestido, de usar a roupa adequada em cada ambiente ou ocasião, ela também é construída através de nossos comportamentos e também dos deslizes que cometemos.

Tudo isso contribui para que sejamos vistos pelos outros como uma pessoa educada, elegante e tenhamos uma imagem de sucesso, sobretudo no ambiente corporativo, onde a concorrência é grande e feroz e ter uma preocupação mínima com nossa imagem, pode fazer verdadeiros milagres em nossa carreira.

Sendo assim, veja abaixo as principais gafes que podem comprometer a sua imagem pessoal e sua carreira.

Falar alto

O tom de voz é um de tantos itens pelos quais somos avaliados e julgados o tempo todo, portanto se você fala alto ao telefone, com colegas de trabalho ou em reuniões, além de demonstrar falta de educação, pode denotar também insegurança, arrogância e/ou exibicionismo.

Ser impontual

Pontualidade diz muito sobre você, sobre como administra o seu tempo, como você é organizado, mas diz sobretudo como você tem respeito pelo outro, sendo assim, se você é impontual, transmite a imagem de desorganizado, desleixado e que se importa pouco com outras pessoas.

Interromper quando outras pessoas estão falando

Saber ouvir e desenvolver a escuta atenta é uma das grandes qualidades que uma pessoa pode ter, e, interromper outras pessoas quando essas estão falando, principalmente quando se está em uma reunião com vários membros é uma baita falta de educação e desrespeito pelo outro. 

Pessoas tímidas ou aquelas que têm maiores dificuldades para desenvolverem seu raciocínio são extremamente sensíveis à interrupções à sua fala, portanto, principalmente com essas pessoas, tome muito cuidado e policie-se quanto às suas interrupções.

Tratar as pessoas de forma grosseira

Grosseria não é exatamente uma atitude que alguém deve se orgulhar, mas muitas pessoas disfarçam sua forma rude de tratar os outros sob o discurso de ser “prático e direto”. Cuidado que toda essa praticidade pode estar sendo interpretada pelos demais como grosseria mesmo.

Outra forma de grosseria que é ainda pior e diz muito sobre o caráter de alguém, é quando essa pessoa trata seus pares e superiores de forma gentil, mas é rude e grosseiro com subordinados ou com trabalhadores mais simples como manobristas, garçons e vendedores, por exemplo.

Se portar mal à mesa

Hoje em dia, boa parte da formalidade e da pompa à mesa não se usa mais, portanto pequenos deslizes podem ser relevados ou sequer notados, mas falar de boca cheia, deixar talheres sujos sobre a mesa, usar palitos para limpar os dentes, tratar mal o garçom, pedir o item mais caro do cardápio quando se é convidado, pedir bebida alcóolica em almoços de negócios sem que o anfitrião tenha oferecido, dar uma gole na bebida com a boca cheia, se esparramar na cadeira ou poltrona como se estivesse em casa, tirar sapatos, afrouxar a gravata são comportamentos de extremo mau gosto.

Apesar de não existir mais tanta pompa nos dias atuais, é à mesa que fica mais evidente a educação ou a falta dela.

Falar baixo demais

Ao contrário da pessoa que fala alto demais, que pode ser considerada grosseira, arrogante e exibida, a pessoa que fala muito baixo transmite a imagem de tímida, insegura e medrosa. Portanto, se você tem essas características, meu conselho é que estude e pesquise bastante sobre o que será discutido em uma reunião, para quando você precisar falar tenha mais confiança. Fazer exercícios no espelho, gravar vídeos, fazer um curso de oratória ou teatro também ajudam.

Querer ganhar discussões no grito

Esse é o tipo da pessoa que tem pouco conhecimento sobre o assunto, tem baixo poder de argumentação, mas é arrogante demais para se calar e reconhecer que pode se preparar melhor e voltar à conversa em outro momento. Pessoas que querem ganhar discussões no grito são extremamente evitadas pelos outros.

Ser descuidado nas redes sociais

No Brasil, as redes sociais começaram como brincadeira em 2004 com o finado Orkut. No início as pessoas nem sabiam direito o que fazer por lá e era uma terra quase sem lei.

Hoje em dia, mesmo que seu perfil seja fechado e você não tenha nenhum colega de trabalho em suas redes sociais (o que é bem raro), suas postagens dizem muito sobre você.

Entrar em discussões sobre assuntos polêmicos, ser preconceituoso, racista, homofóbico, fazer postagens enaltecendo suas bebedeiras, postar muitas fotos com bebidas, muitas fotos em baladas, falar mal da empresa, falar mal de algum colega de trabalho, jogar indiretas, postar muitas fotos sensuais. Tudo isso é um verdadeiro “tiro no pé” da sua imagem pessoal e pode te custar uma advertência, ser preterido para uma promoção, não ser contratado em um processo seletivo, ou dependendo da gravidade, até mesmo ser demitido.

Estar envolvido em polêmicas e fofocas

Fazer fofocas é horrível, assim como estar envolvido em polêmicas que geram fofocas sobre você ou sobre seu desempenho na empresa.

Falar mal de outro profissional, criar intrigas, conspirar contra alguém, ser descuidado com relacionamentos amorosos com colegas de trabalho, ser sensível demais, deixar que problemas pessoais fiquem expostos na empresa. Todos esses comportamentos são atentados graves contra a sua imagem pessoal.

Assediar colegas de trabalho

O assédio moral e sexual no ambiente de trabalho são crimes, que podem render, além de uma indenização à vítima, detenção de até dois anos para  o(a) assediador(a).

Eles podem ser praticados por pares, mas sobretudo é mais ultrajante e perigoso quando o(a) autor(a) do assédio é um superior hierárquico.

Isso, além de prejudicar a imagem do(a) profissional, pode render prejuízo financeiro para a empresa, no caso de um processo judicial. Sendo assim, até mesmo sua reputação no mercado de trabalho e empregabilidade futura podem ficar seriamente arranhadas.

Ficar bêbado em festas da empresa

Bom, ficar bêbado não é exatamente o problema, afinal se tem bebida alcoólica liberada, ficar bêbado é um risco que o empregador tem plena consciência que está submetendo qualquer funcionário que compareça à festa.

O problema é o que você fala ou faz quando perde o discernimento por conta do excesso de álcool. Dependendo da gravidade do que for feito na festa, as consequências podem ser, desde algumas piadas e fofocas por algumas semanas, até alguma advertência ou demissão. Em qualquer das alternativas, sua imagem sairá arranhada.

Ser descuidado com sua higiene pessoal

Ser a pessoa que tem essa fama na empresa, com certeza não é motivo de orgulho para ninguém. E se alguém tem essa fama, é porque a falta de cuidados com a higiene pessoal é tão grande, a ponto de outras pessoas repararem e se incomodarem.

Nem é preciso muito para não ter essa fama, basta banho antes de ir trabalhar, passar um desodorante, usar um perfume discreto, manter cabelos cortados, tratados e penteados, assim como unhas cortadas e limpas.

Para homens que tenham barba, sempre aparada e bem cuidada, com aparência de limpa e para mulheres, que mantenham cabelos, unhas e pele bem cuidados.

Não se preocupar com a forma como se veste

E, para finalizar, a parte mais visível da imagem pessoal, a forma como as pessoas se vestem.

Como alguém que não se preocupa com suas roupas pode ser visto no ambiente profissional:

Inadequado(a): 

Quando usa roupas que são destoantes com o ambiente da empresa. Roupas muito informais, sensuais ou muito estampadas ou coloridas.

Desleixado (a)

Quando usa roupas desgastadas, desbotadas, puídas, amarrotadas ou sujas.

Desorientado(a)

Tem até boa intenção ao se vestir, as roupas estão em um bom estado, são consonantes com o ambiente da empresa, mas simplesmente não sabe combinar nada, usa peças com caimentos inadequados, muito largas ou o contrário.

Enfim, embora as habilidades profissionais sejam mais importantes na contratação e manutenção de um profissional, existem muitos outros fatores que podem influenciar em sua carreira, por isso você deve sempre ficar atento à sua imagem pessoal e postura corporativa.

Jason Brum

Consultor de Imagem e Estilo

Gostou de nosso post? Compartilhe: