Corrigindo erros de upload de imagem no WordPress

22/10/2018 às 16:36 WordPress

Corrigindo erros de upload de imagem no WordPress

Algumas vezes você pode receber algum erro ao usar o seu WordPress, é um problema que acaba acontecendo ao longo do tempo, são sempre solucionáveis e no geral de rápida resolução.

O erro ao enviar uma mídia é um deles, o que impede que você use o seu envio pelo painel, no momento da redação de um artigo ou mesmo no gerenciador de mídias.

Um erro temporário

Algumas vezes os erros aparecem e logo somem, dependendo do seu plano de hospedagem wordpress os recursos poem estar sendo utilizados no máximo e isso acaba causando algumas instabilidades, nesses casos, quando comprovado o uso máximo de recursos é indicado fazer um upgrade de plano, o que pode significar que você está tendo muito mais acessos.

Aumente o limite de memória do WordPress

Algumas vezes o problema pode ser por conta de pouca memória dedicada a plataforma, o php usa recursos do servidor para processar os seus pedidos, você deve alterar seu arquivo wp-config.php e inserir o seguinte código:

define ('WP_MEMORY_LIMIT', '256M');

Isso aumenta o limite de uso de memória para 256MB, o que resolve todos os problemas de limite de memória, é mais do que o necessário.

Verifique os módulos de imagem do php

Para processar imagens o WordPress pode usar dois módulos do php, o GD Library e Imagick.

O uso irá depender de qual delas estará disponível no servidor de hospedagem, no entando o Imagick acaba apresentando muitos problemas de memória segundo os usuários da plataforma, então a solução para o problema é usar a GD Library  como padrão para o WordPress.

# Função GD Library como padrão do WordPress.

function bpc_image_editor_default_to_gd($ editors) {

    $ gd_editor = 'WP_Image_Editor_GD';

    $ editors = array_diff($ editors, array($ gd_editor));

    array_unshift($ editors, $ gd_editor);

    devolver $ editores;

}

add_filter('wp_image_editors', 'bpc_image_editor_default_to_gd');

Para isso você precisa inserir o código acima no seu arquivo functions.php do seu tema, ou buscar algum plugin que realize essa tarefa.

Editando o .htaccess, usando o Imagick

Se o servidor usa o Imagick como biblioteca de imagem padrão, incluir o parâmetro abaixo no seu arquivo htaccess pode resolver o problema.

Alguns servidores compartilhados limitam o uso da biblioteca para um processamento mais rápido e isso acaba causando algumas instabilidades.

Inclua esse parâmetro no seu arquivo .htaccess, salve e teste novamente o upload de mídias.

SetEnv MAGICK_THREAD_LIMIT 1

Permissão as pastas em 755

Por via das dúvidas, alguns locais acabam indicando para aplicar a permissão 777 na pasta de uploads, isso na verdade é um grande erro e coloca em risco a sua instalação.

A permissão dá direitos de leitura e gravação a qualquer usuário, o que possibilita explorar falhas e comprometer seus dados ou espalhar vírus através das suas páginas. Certifique-se de que todas as pastas estão com a permissão 755, incluindo a pasta uploads.

Conclusão

Um desses procedimentos sempre resolvem o problema, teste um por vez e veja qual irá funcionar para o seu provedor.

Todos os planos de hospedagem wordpress já vem preparados para suportar o processamento da plataforma sem problemas,  teste qualquer um dos planos e veja a melhora de performance que nossos servidores podem oferecer.

Gostou de nosso post? Compartilhe: