Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Feliz dia da Contabilidade!

25/04/2017 às 00:00 Novidades

Feliz dia da Contabilidade!

Feliz dia da Contabilidade!

Dia 25 de abril é comemorado o Dia da Contabilidade. Em 2017, a data chega aos 91 anos, mostrando a importância dessa área para os mais variados ramos. Perceba que em qualquer campo a contabilidade se faz necessária e deve contar com os mais diversos profissionais para que seja bem feita sempre, pois trata de recursos essenciais a qualquer empresa, pessoa e projeto.

A data foi instituída e surgiu em maio de 1926, por João de Lyra Tavares, patrono dos profissionais da contabilidade. Desde então, é representada pelo pelo Sistema CFC/CRCs – Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade, que reúne cerca de 500 mil profissionais que trabalham para garantir a idoneidade e fazer valer todas as normas e parâmetros desse campo tão respeitado no Brasil.

Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), atualmente o país conta com 334.145 mil contadores e 193.476 técnicos em contabilidade. E esse número tende a crescer, visto o grande interesse de pessoas por essa área, bem como muitos indivíduos que visam compreender suas características e peculiaridades.

Aprenda como resolver o erro 502 bad gateway.

O que faz um contador?

Segundo o Guia do Estudante, essa profissão é essencial para qualquer organização, pois acompanha, monitora e melhora todas as transações da empresa desde a abertura até o encerramento de suas atividades. Além disso, o contador pode atuar em diversas funções, como controladoria, auditoria, perícia, seguros, entre outras.

A definição do trabalho do contador revela que esse especialista ‘’cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa. Em seu cotidiano, lida com planilhas, demonstrativos de resultados, contas a pagar e a receber, guias de impostos e muitos números’’.

Para exercer suas atividades, o contador precisa ter um diploma de graduação em Contabilidade reconhecido pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). A partir daí, dá para trabalhar nos mais diversos campos e se destacar por um trabalho bem realizado sempre.

Sabia que, segundo um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a contabilidade está entre as dez profissões com a maior taxa de ocupação no país? A pesquisa revela que 93,87% dos profissionais da contabilidade estão empregados e trabalhando em sua área de atuação (dados de 2013).

Alguns números da área de contabilidade, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade:

Profissionais

Contadores: 334.145

*Técnicos: 193.476

Total: 527.621

* Pela Lei n.º 12.249/2010, o registro para técnico foi concedido até 1º junho de 2015.

 Organizações Contábeis: 52.795

Profissionais por gênero

Contadores

Homens: 34,48%

Mulheres: 28,84%

Técnicos em Contabilidade

Homens: 23,02%

Mulheres: 13,64%.

Queremos parabenizar a todos os contadores e profissionais que trabalham com contabilidade, pois, sem esse trabalho, nenhuma empresa se manteria em pé e teria o sucesso que busca. Além disso, vários serviços não seriam realizados de modo otimizado e eficaz, o que faz valer todo o esforço desse grupo para que todo o trabalho atinja padrões de excelência sempre. Com 91 anos, que a área melhore bastante e consiga proporcionar aos especialistas e técnicos cada vez mais condições essenciais, para que estejam sempre dispostos a fazer a diferença.

Gostou de nosso post? Compartilhe: