Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Falha no Facebook deixa mais de 90 milhões de contas desprotegidas

25/10/2018 às 17:20 Novidades

Falha no Facebook deixa mais de 90 milhões de contas desprotegidas

No final do mês passado, o Facebook admitiu mais uma falha em sua rede de segurança. Segundo comunicado oficial da rede social, cerca de 90 milhões de contas foram atingidas pela falha na segurança.

Muitas pessoas se surpreenderam quando viram que sua conta do Facebook estava deslocada tanto no smartphone como no desktop.

A falha foi descoberta pela equipe de engenharia da plataforma que descobriu uma invasão por parte de hackers que os deu acesso a informações de mais de 90 milhões de conta.

Como a falha de segurança foi descoberta pelo Facebook?

De acordo com informações de agências internacionais, a equipe de engenharia do Facebook descobriu a falha no dia 25 de setembro e para garantir tentar eliminar a brecha, teve de redefinir as senhas de acesso das contas invadidas.

Por esse motivo, muitos usuários no Brasil e no mundo se depararam com suas contas deslogadas e tiveram depois que redefinir suas senhas.

A estimativa é que 90 milhões de contas tenham sido afetadas, o que representa cerca de 4% dos usuários ativos mensalmente no Facebook.

Em comunicado, a rede social afirmou que o ataque se tornou possível por conta de problemas e brechas no código da plataforma. A equipe do Facebook também alegou que já uma investigação sobre o caso já está em curso.

A expectativa é que os erros que possibilitaram o acesso as contas sejam identificados e que outros que podem surgir sejam corrigidos.

A recomendação dada pela rede social aos usuários é que eles redefinissem suas senhas o mais rápido possível. De acordo com as informações divulgadas, os hackers tiveram acesso a dados pessoais dos usuários como nomes, números de telefone, endereço de -email, idade, etc.

 Uma parte das contas também sofreram invasões piores, segundo informações os hackers conseguiram acesso a todas as interações dos usuários, desde reações a postagens a conversas no Facebook Messenger.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Como mantenho minha conta do Facebook em segurança?

Antes mesmo do ocorrido, o Facebook já havia divulgado uma cartilha para os usuários com dicas de como eles podem proteger suas contas.

A intenção a rede social foi apresentar ferramentas aos usuários para aumentarem o nível de segurança no acesso a plataforma.

Confira as principais dicas abaixo:

Use o Alerta de Login

Um dos recursos de segurança que o Facebook disponibiliza para os usuários é o Alerta de Login.

A ferramenta pode ser usada para ajudar a manter uma conta segura avisando ao usuário e sempre pedindo uma autenticação em caso de login em outros dispositivos.

Para isso, basta ativar o Alerta do Login e aproveitar o recurso para ser avisado sempre que tentem logar em sua conta.

É lógico que muitas vezes, nós mesmos tentaremos logar em diferentes computadores na faculdade ou entrar na conta no celular de um amigo, mas saiba que esse recurso não tende a atrapalhar sua tentativa de login.

O Alerta de Login funciona da seguinte maneira: Você recebe um PINno seu smartphone para conseguir a autenticação sempre que queira logar em um computador ou smarpthone diferente.

É bem simples, funcional e rápido, e claro, cumpre sua função de evitar que estranhos que descobram seu login e senha consigam acessar sua conta sem que ela já esteja logada.

Chave de Segurança

A chave de segurança é um recurso parecido com o Alerta de Login, a diferença é a rede social disponibiliza aos usuários uma chave de segurança física. A ideia é que você tenha essa chave de segurança em um dispositivo com entrada USB como um pendrive para logar em outros computadores apenas quando estiver com o aparelho em mãos.

O problema é que as chaves de segurança têm um custo para o usuário e só podem ser adquiridas através de outros serviços, e isso não é tão funcional ou não vale a pena para usuários, principalmente para aqueles que usam o Facebook esporadicamente.

Teste 30 dias grátis nosso serviço de E-Mail Marketing.

Use senhas complexas e troque-as com frequência

Um dos motivos que tornam sua conta um alvo dos hackers é o uso de senha muito fáceis.

Por isso, a rede social recomenda aos usuários que adotam senhas com combinações complexas. O ideal é que a senha tem mais de seis caracteres e conta com letras, números, caracteres especiais, além de letras maiúsculas e minúsculas.

E como recomendação adicional, a rede social também indica aos usuários que eles troquem a senha com uma frequência maior, como por exemplo, a cada trimestre ou semestre. Existem inúmeros serviços geradores de senha que podem auxiliar nesse processo.

Escolha suas contas de confiança

Escolher uma conta de confiança é um dos recursos de segurança no Facebook.

O serviço funciona da seguinte maneira: você escolhe contas, caso você tenha esquecido ou perdido sua senha.

Esse endereço de e-mail pode ser seu ou de alguém de sua confiança.

Ao ativar esse recurso, o Facebook lhe envia um e-mail com uma nova senha para que você consiga entrar na sua conta e redefinir a sua senha.

Escolha que pode ver suas postagens

Essa é uma das maneiras mais simples e funcionais de proteger sua conta.

Apesar de não parecer, tornar suas publicações visíveis apenas para amigos, por exemplo, pode ser uma maneira de evitar que hackers tenham acesso ao seu conteúdo e possam lhe atacar por conta de posicionamento político, social, religioso, etc.

Definir qual é a audiência que poderá ver suas postagens é uma maneira de resguardar sua conta de usuários que possam querer ataca-la somente por questões de posicionamentos diferentes.

Então nestes casos, quanto mais você se prevenir melhor.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: