Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Facebook, AdWords ou SEO: onde investir primeiro?

19/09/2016 às 17:35 Marketing

Facebook, AdWords ou SEO: onde investir primeiro?

Felizmente, o marketing digital garante ótimas ferramentas e opções para aumentar o destaque de um site ou loja virtual, gerando tráfego e, claro, mais renda.

Há uma série de alternativas, fato que gera algumas dúvidas na hora de escolher a melhor para investir.

Facebook, Google Ads e SEO são algumas delas, cada qual com sua função e benefício, mas que devem ser usadas na hora certa.

Tudo parte de boas estratégias analisadas caso a caso. Mas, e quando é uma página iniciante e que precisa de crescimento? Qual a melhor aposta?

Para te ajudar nessa decisão, preparamos este post com algumas dicas, mostrando todos os lados de cada ferramenta e qual é mais interessante para seu projeto. Acompanhe e faça a melhor escolha!

Por que investir no Facebook?

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo. Tudo que é tendência e está em alta no momento viraliza nessa rede, que tem milhões de internautas logados a todo momento, em qualquer hora do dia.

Logo, tudo o que é divulgado – desde que seja bem trabalhado – vai gerar repercussão entre os internautas que adoram curtir, comentar e compartilhar conteúdos.

Qualquer site iniciante deve investir no Facebook, é primordial estar tanto nele quanto em outras opções, como o Twitter, Instagram, Linkedin, entre outras.

Criar uma página garante uma visibilidade implacável a qualquer um, coisa que só acontece em um blog quando o conteúdo é extremamente bem trabalhado – e de interesse público, que apareça na primeira página dos buscadores.

Quando uma matéria ‘bomba’ no Facebook, até vira notícia, além de ser facilmente disseminada para o mundo inteiro.

Portanto, é uma estratégia fundamental que sempre deve ser considerada por qualquer site, independente do nicho.

Com um bom Social Media, é preciso usar maneiras de atrair público, sempre com o acompanhamento dos assuntos que estão em alta, métricas, promoção de anúncios e outras diversas táticas para ter destaque – e fazer que os usuários cliquem em sua matéria, gerando um tráfego interessante à página. Se você precisa de ajuda nesta parte, nós temos algumas dicas para melhorar fanpage no Facebook.

imagem redes sociais facebook

Por que investir no Google AdWords?

O Google Ads é uma plataforma que ainda não é tão popular e conhecida por pessoas que estão começando a montar e produzir um site.

Trata-se de mais uma das incríveis ferramentas do Google para garantir ascensão a qualquer página, com anúncios e campanhas de links patrocinados.

Com certeza, você já deve ter visto uma série de destaques quando faz uma pesquisa no buscador (geralmente as duas primeiras indicações), ou então algumas matérias interessantes e até sensacionalistas quando visita qualquer site, abaixo do post.

Essas geralmente são aquelas pagas, que visam atrair internautas. Por isso, a chamada precisa ser impecável e atraente.

É um método considerado eficiente e que realmente funciona, uma estratégia de marketing digital e publicidade econômica que rende muito a longo prazo.

Mas, para isso, precisa ser bem trabalhada, sobretudo quanto ao conteúdo e ao título. Quer dicas legais para criar uma campanha perfeita no Google AdWords? Confira o post ‘’Google Adwords: Como funciona? Dicas para criar sua primeira campanha’’. Se quiser começar com Google Ads, é essecial saber como criar a primeira campanha no Google Ads.

Por que investir no SEO?

SEO é outro termo que está sempre em alta quando se fala de ranqueamento de página e alternativa para geração de tráfego e crescimento na internet.

Não é à toa que há muitas maneiras de otimizá-lo, sobretudo com o uso de plugins para Wordpress e outras plataformas.

A Search Engine Optimization, ferramenta de otimização de busca, ajuda muito quando se trata do conteúdo, por isso é um recurso primordial que deve ser utilizado por qualquer redator web.

Escolher as palavras-chave corretas e dar destaque aos assuntos mais procurados na rede garantem sucesso a qualquer matéria, independente se seu site é pequeno ou iniciante.

Uma bela maneira de ter destaque logo no começo do trabalho.

O SEO é um dos grandes fatores que o Google considera para promover os sites à primeira página.

Quem sabe usar essa opção, com certeza estará entre as primeiras opções, basta saber tratar do assunto corretamente e com muitas estratégias legais, feitas passo a passo.

Para mais informações e um tutorial completo, acompanhe os posts ‘’SEO: fazer ou não fazer?’’ e ‘’Dicas de SEO para WordPress’’.

Imagem porque usar SEO

E agora, qual a melhor opção?

Bom, você deve perceber que cada um dos três recursos – Facebook, Google Ads e SEO – têm seus pontos fortes e primordiais para um site e gerar muita renda na internet.

Portanto, é difícil – diria impossível – escolher um deles como ‘principal’. Todos podem (e devem) ser utilizados, seguindo um ciclo e uma ordem definida – e que depende caso a caso.

É preciso avaliar as necessidades de cada site, mas, mesmo assim, para todos os tipos valem as três ferramentas juntas.

O que acontece é que, para cada fase, você pode dar atenção a uma delas, embora todas sejam complementares.

Comece pensando no SEO. É indispensável para qualquer texto. Instale um bom plugin para te ajudar, pesquise bem ou contrate bons redatores que utilizem essa ferramenta de modo eficiente.

A partir desse recurso, pense no Facebook.

Com uma matéria chamativa, a divulgação nas redes sociais será mais atraente e levará muitas pessoas a acessarem seu site.

Pense além dessa linha, focando em todas as redes, pois há público em todas elas.

Por fim, chega o Google AdWords, aquela opção focada para promover o conteúdo na internet.

Pense na melhor campanha possível, para aquele post que você sabe que irá ‘bombar’ e fazer muito sucesso na rede – use o SEO para isso!

Dscubra qual é a melhor hospedagem de site para o seu projeto.

Nesse ciclo, qualquer conteúdo fica otimizado e, com certeza, trará muitas visualizações e sucesso tanto para um site convencional quanto para uma loja virtual.

Fique atento e faça avaliações diárias, analisando cada ponto e corrigindo eventuais erros.

Para ter sucesso na internet e gerar renda na web, é preciso utilizar todas as alternativas, focando em cada uma na hora certa para deixar o trabalho mais ágil e efetivo.

Portanto, não abra mão de nenhuma das três, todas são ótimas para seu negócio online e funcionarão cada qual com suas características. Marketing digital é isso!

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post. Boa sorte!

Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: