Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Evite esses erros comuns ao contratar uma hospedagem de sites

13/08/2020 às 14:17 Hospedagem de Sites

Evite esses erros comuns ao contratar uma hospedagem de sites

Você decidiu que está na hora de colocar seu negócio online, criar um blog ou ter o site da sua empresa. E essa é uma decisão absolutamente acertada.

Afinal, já mostramos como os números do e-commerce vem crescendo e como este mercado abocanha uma parcela significativa do PIB do país. Contudo, se você decidiu que é hora de ter seu negócio online, com certeza já considerou os primeiros passos:

Esses são os passos básicos na hora de criar um site ou são os primeiros passos para criar um blog de sucesso.

Entretanto, não é raro que alguns erros aconteçam. E geralmente são os mesmos erros cometidos por diferentes pessoas.

Para evitar que você cometa esses erros e comprometa seu investimento logo no início, preparamos uma lista dos erros mais comuns que vimos acontecer aqui na ISBrasil!

Optar pelos extremos: mais barato ou mais caro

Para quem nunca lidou com serviços de hospedagem de sites, logo no início pode ser um pouco complicado: de cara você verá vários termos que não entende na descrição de uma hospedagem de sites (transferência de dados, SSL, backup, etc) e a única coisa que entende no fim é o valor.

Devido a este tipo de inexperiência muitos usuários acabam optando pelos extremos: seja em contratar uma hospedagem de sites mais cara por acreditar que preço é igual qualidade ou em contratar uma hospedagem de sites barata por focar na economia.

Ambas as práticas estão absolutamente erradas. E se por um lado você pode pagar pouco e ter um péssimo serviço, por outro pode pagar mais e acabar pagando por serviços que não utiliza.

Na hora de contratar uma hospedagem de sites para seu projeto, considere o tamanho que isto terá no inicio e quanto você pretende crescer. Com esses números em mente, é possível estabelecer um dialogo com o provedor de hospedagem a respeito da quantia mínima de transferência mensal e da sua progressão à medida que seu projeto cresça.

Custos extras

Além disso, atualmente ao criar um site os custos vão além da hospedagem de sites. É essencial por exemplo que seu site possua um certificado SSL, rotinas de backup e sem falar do óbvio registro de domínio que você terá que fazer.

Na ISBrasil, a oferecemos hospedagem com backup e certificado SSL grátis. Mas do que se trata esses dois termos?

Certificado SSL

Nós já explicamos por aqui o que é certificado SSL e como ele é importante na segurança do seu site e no posicionamento no Google.

Brevemente, podemos dizer que o certificado SSL mostra que seu site é seguro aos visitantes por criptografar as informações e assim impedir sua leitura em caso de vazamento de dados.

Note que, o certificado SSL não impede necessariamente o ataque como muitos provedores de hospedagem dizem, mas na verdade oferece uma proteção que impede os dados de serem lidos caso sejam roubados.

Além de oferecer a garantia aos seus clientes que seus dados não serão lidos, o certificado SSL também desencoraja ataques, uma vez que os dados não poderão ser lidos.

Backup

Da  mesma forma que falamos em certificado SSL, falamos também sobre a importância do backup.

Um backup nada mais é que uma cópia de segurança dos seus arquivos que pode ser utilizada em diversas situações como para migrar sua hospedagem de sites ou restaurar configurações e arquivos alterados acidentalmente ou mesmo restaurar seu site em caso de ataques.

Domínio

Por fim, falaremos sobre o registro de domínios. Um domínio nada mais é que seu endereço na internet e por onde seu site será acessada.

Esse valor é pago anualmente e é preciso atenção ao registrar um domínio na internet.

Afinal, o seu domínio irá influenciar diretamente no seu SEO e também será como seus clientes se lembrarão de você. Por isso opte por domínios que englobem pelos menos algumas dessas características:

  • Utilizar sua palavra chave
  • Ser curto e fácil de memorizar
  • Transmita claramente sobre o se trata o site
  • Preferir extensões comuns como .com ou .com.br, a menos que seu negócio seja da área de educação (.edu) ou uma organização (.org).

Tipo de hospedagem de sites incorreto

Ainda que todos esses cuidados sejam tomados, de nada adianta se o modelo da sua hospedagem de sites não oferecer os recursos necessários.

Uma dificuldade de quem entra nesse universo é entender as diferenças entre hospedagens de site e saber escolher a que melhor se adapta ao seu modelo de negócio.

Hospedagem de sites compartilhada

Este é o tipo de hospedagem mais barata do mercado e a mais singela. A grande desvantagem dessa hospedagem é que o seu endereço de IP e servidor são compartilhados entre outras pessoas o que pode causar quedas de velocidade ou indisponibilidades de acordo o plano contratado.

Por outro lado, o seu baixo custo a torna uma opção interessante para começar pequenos projetos como blogs ou sites de afiliados.

Hospedagem WordPress

O WordPress é uma ferramenta utilizada na criação de sites de forma simplificada e ainda assim profissional e pode ser instalado em qualquer hospedagem. Entretanto, se você já decidiu que utilizará o WordPress em seu site, pode optar por uma hospedagem com WordPress.

Este tipo de hospedagem de sites já vem com o CMS instalado, bem como plugins essenciais e tudo preparado para tornar sua vida mais simples.

Hospedagem empresarial

A hospedagem empresarial é um modelo de hospedagem de sites pensado especialmente para empresas. Seus recursos são mais robustos mesmo nos planos mais simples.

Por exemplo, o plano inicial oferece hospedagem para 5 sites logo de cara, ao invés de apenas um e uma transferência de 7 Gb. Se o seu negócio é vem de uma empresa física ou você pretende eleva-lo a esse nível, a hospedagem empresarial vai te dar tudo que você precisa para começar.

Hospedagem avançada

Por outro lado, a hospedagem avançada oferece um pacote ainda mais robusto.

Este é ideal para quem lida com muitos sites simultaneamente (como vários e-commerces, blogs, etc) ou para quem deseje migrar para internet um mega negócio.

O plano inicial conta com 15 sites e 200Gb de transferência.

VPS

Se o que você busca é o controle total da sua hospedagem de sites, uma VPS também pode ser a sua solução. Este tipo de hospedagem de sites oferece acesso de administrador e um servidor e IP exclusivos para seu negócio.

Aqui você terá a opção de instalar aplicações livremente de acordo sua necessidade e personalizar o servidor para o seu modo de trabalho.

Servidor de dedicado

Porém, se o seu projeto quer lidar com um volume realmente grande de trafego e você precisa de total controle, o servidor dedicado é a solução mais viável.

Embora possua valores mais elevados, seu desempenho é sem dúvidas o mais potente entre todas as opções atuais.

Por outro lado, contratar um servidor dedicado implica em lidar com seu gerenciamento, de forma parecida com a qual você gerencia seu computador. Isso pode tomar muito do seu tempo e se mal feito pode comprometer as vantagens oferecidas.

Neste caso, a contratação de um gerenciamento de servidor pode evitar muitas dores de cabeça futuras.

Não considerar o suporte

Logo que se contrata uma hospedagem de sites pela primeira vez, é comum que os novos usuários enfrentem algumas dificuldades. Isso comum e absolutamente compreensível e é para isso que o suporte existe.

Para além disso, a função do suporte vai muito além de tirar dúvidas iniciais o suporte também irá lhe auxiliar em caso de problemas com sistema.

Já que em muitos provedores de hospedagem, você não terá acesso ao banco de dados, a única forma de resolver certos problemas é entrando em contato com suporte.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: