Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Endomarketing: o que é e como aumenta a produtividade

15/01/2021 às 19:55 Marketing

Endomarketing: o que é e como aumenta a produtividade

O Endomarketing, também chamado de marketing interno, é um conjunto de estratégias de marketing que buscam otimizar os recursos humanos da empresa onde é aplicado. Venha conferir mais uma das nossas dicas de marketing neste texto!

Esse tipo de marketing não é voltado ao cliente como as modalidades tradicionais e o marketing digital, e sim aos colaboradores existentes e mesmo aqueles que buscam ingressar na empresa.

Mas como uma estratégia de marketing interno pode ser útil ao seu negócio? Desde o aumento da produtividade, até a redução na rotatividade de funcionários. Quer aprender tudo que você precisa saber sobre endomarketing? Então não deixe de ler este artigo até o fim!

O que é endomarketing

Endomarketing significa literalmente marketing interno. Assim como as demais estratégias de marketing, o endomarketing visa melhorar a imagem da empresa perante um determinado grupo. Neste caso, os próprios colaboradores.

Uma vez que os colaboradores são o ponto mais influente nos resultados e processos internos de uma empresa, é indispensável que estes estejam motivados e alinhados aos objetivos da empresa.

Em maior ou menor escala, o endomarketing é aplicado em diversas empresas. Benefícios como vale alimentação, planos de saúde e/ou odontológicos são exemplos comuns de endomarketing.

Objetivo do endomarketing

Porém, é possível ir ainda além para otimizar os resultados. Entre os objetivos do endomarketing podemos citar:

  • Manter uma equipe engajada, para melhores resultados
  • Diminuir a rotatividade de funcionários, reduzindo o custo com processos seletivos, contratações e demissões
  • Diminuir as faltas dos colaboradores
  • Atrair profissionais qualificados para a empresa
  • Criar um time de profissionais qualificados (valorizar a “prata da casa”)

É comum que muitos funcionários tenham queixas quanto ao seu local de serviço e gestores. O endomarketing trabalha no sentido de reduzir essas insatisfações.

Como consequência, os colaboradores satisfeitos tendem a se dedicar mais, bem como a divulgar positivamente a empresa em seus círculos sociais. Neste sentido podemos pensar no endomarketing como uma ação que cria um efeito de dominó:

Colaboradores mais satisfeitos se dedicam mais, gerando mais produtividade. Ao mesmo tempo, eles tendem a falar da empresa, reforçando uma imagem positiva para clientes e para outros possíveis colaboradores.

arte equipe engajada pelo endomarketing

Integração entre marketing e recursos humanos

Por ser uma estratégia voltada para diretamente para o relacionamento com e entre os colaboradores, o endomarketing está intimamente ligado ao setor de recursos humanos – RH.

De fato, é impossível pensar em endomarketing sem pensar em RH. Entre as responsabilidades do RH podemos citar (mas sem nos limitar):

  • A seleção de talentos para integrar as equipes
  • Conhecer as necessidades dos colaboradores
  • Garantir um bom ambiente de trabalho entre as equipes

Como cada uma dessas funções se relaciona em algum nível ao endomarketing. Se por um lado os recursos humanos lidam com o relacionamento dos colaboradores entre si e com a prospecção de talentos, por outro o endomarketing lida com o relacionamento dos colaboradores com a empresa e com sua motivação.

Infelizmente, a nossa cultura do trabalho não valoriza as ações como endomarketing. Isso acontece em parte por um desconhecimento das vantagens desse trabalho.

Em outra parte, podemos falar de uma cultura de trabalho que apresenta os colaboradores como “máquinas” que devem obedecer ao chefe, e não como profissionais sob a coordenação de um líder.

Mas, as empresas que investem nesse setor se destacam não apenas para a contratação de bons profissionais, como formadores de excelentes profissionais e perante os clientes. É um fato que cada vez os clientes valorizam as empresas que valorizam suas equipes.

Motivos para aplicar endomarketing na sua empresa

É fato que toda empresa possui valores e uma cultura própria. Quanto mais o trabalhador se sente representado nesses valores e nessa cultura, maior será sua adesão a empresa.

Por essa visão, podemos entender que algumas pessoas naturalmente vão se identificar mais prontamente que outras a esses valores. Porém, um trabalho bem feito de endomarketing pode levar várias pessoas a agirem por um objetivo comum na empresa.

Ao mesmo tempo, esse trabalho proporciona uma relação mais amistosa entre colegas de trabalho. Esse é um ponto muito importante, pois colegas de trabalho com relações difíceis podem levar desde uma queda de engajamento no trabalho até mesmo a perda de bons profissionais.

Em suma, podemos resumir que o principal objetivo é engajar do endomarketing as equipes.

Mas não estamos aqui para resumir, então vamos falar em mais detalhes de diferentes motivos para que você aplique estratégias de endomarketing no seu negócio. Além disso, vamos explicar como cada um desses motivos pode trazer um retorno positivo para seu negócio. Então, vamos lá?

endomarketing e servidor

Motivação da equipe

É um fato que profissionais motivados são mais produtivos. Segundo um estudo da Progic, uma empresa de TV corporativa e especialista em endomarketing, funcionários motivados produzem até 22% mais que um funcionário desmotivado, têm 25% menos de chance de abandonar a empresa e 37% menos faltas ao trabalho.

Obviamente, esses números geram uma consequência nas empresas. O mesmo estudo mostra que as empresas que contam com ações de marketing interno e funcionários engajados apresentam 48% menos acidentes de trabalho, o dobro de clientes recorrentes e possuem um lucro 21% maior que empresas com equipes desmotivadas.

Esse estudo utilizou como base seu banco de dados de clientes. Porém, são informações que coincidem com um estudo realizado pela Forbes, revista referência em negócios.

Segundo a Forbes, 68% dos clientes deixam de fechar negócios com uma empresa devido a um mal relacionamento com as equipes de atendimento. Ou seja, empresas perdem mais da metade dos clientes por um atendimento ruim.

Ainda falando de dados, a Gallup, um jornal de negócios estadunidense, dois terços dos trabalhadores nos Estados Unidos não se identificam com os valores da empresa ou não se sentem importantes para o negócio.

Conclusão

Como vimos aqui, existem motivos de sobra para aplicar estratégias de endomarketing no seu negócio. Então, não perca tempo e comece a engajar sua equipe e aumentar a produtividade nos seus negócios agora mesmo!

Se você deseja mais dicas de marketing e hospedagem de sites para seu negócio, se inscreva em nosso newsletter e siga nosso blog! Todos os dias temos novos conteúdos de valor para você! E que tal compartilhar esse texto com sua equipe ou com seu gestor?

Gostou de nosso post? Compartilhe: