Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Dicas de marketing: veja 10 para aplicar em 2021

03/02/2021 às 15:56 Marketing

Dicas de marketing: veja 10 para aplicar em 2021

Uma grande preocupação dos empreendedores é o marketing e também as vendas. É muito comum que esses empreendedores tenham dificuldades em conseguir novos negócios utilizando o marketing digital, isso pode ocorrer muitas vezes por eles não entenderem como isso funciona e o que pode auxiliar suas atividades no dia a dia.

Essas dificuldades podem aparecer mesmo que quando já estamos a um tempo no mercado, inovar as estratégias de marketing pode ser uma tarefa um pouco complicado e muito bem planejada. Isso significa que demanda tempo e estudos, porém com toda certeza se o marketing for bem feito, você logo irá colher ótimos resultados na sua empresa.

Nosso objetivo será fornecer 10 dicas de marketing para você que é empreendedor, ou até mesmo você que está querendo se tornar um.

10 dicas de marketing:

Separamos dicas importantes para que você possa entender melhor sobre o marketing digital no seu dia a dia:

1. Sua responsabilidade:

Os empreendedores não precisam ser os especialistas em marketing, porém, precisam ter conhecimento completo do seu próprio negócio e quais são os problemas que você pode resolver dos seus clientes.

Existe muitas histórias de empreendedores que tiveram problemas antes de conseguir acertar uma estratégia certeira. Isso acaba ocorrendo porque eles mesmos não entendiam quase nada sobre marketing, e davam essa responsabilidade a outra pessoa.

Calma, isso não significa que você mesmo deve fazer o marketing inteiro sozinho. Fazer uma contratação de uma ou mais pessoas com o intuito de fazer marketing digital é uma ótima opção sim, porem quem mais deve ter conhecimento sobre o próprio negócio é você mesmo. Tenha conhecimento em quais são os caminhos que vão utilizar, como está o seu negócio, acompanhe as vendas, entre outras coisas.

2. Ter o conhecimento em casa ou deve terceirizar?

Em muitos casos um pequeno empreendedor nota que se encontra em uma encruzilhada, ele deve investir em educação e treinamentos para si próprio e também para sua equipe, ou ele deverá fazer a contratação de uma ou mais pessoas para lhe oferecerem apoio.

Esses dois caminhos estão corretos, porem eles dependem do perfil desse empreendedor. As duas escolhas possuem vantagens e também desvantagens, seja qual for a escolha esse empreendedor deve possuir conhecimento em marketing digital (pode ser o básico). Isso ajudará ele a fazer avaliações posteriormente se as ações tomadas na empresa, vão ou tiveram algum efeito conforme foi planejado, e se não foi ele mesmo vai saber qual atitude tomar para melhorar.

3. O site precisa gerar novos negócios:

Os sites de uma determinada empresa, precisam ser o principal caminho onde novas oportunidades de negócio devem ser geradas. Hoje em dia temos muitas ferramentas que fornecem a capacidade de atrair trafego para os sites, e isso deve ser a maior preocupação quando estamos criando estratégias de marketing digital.

Alguns problemas podem ser encontrados nos sites de empreendedores que não geram trafego:

  • O site não é responsivo;
  • Não possuem boa usabilidade;
  • Não são atualizados;
  • Não são estruturados em otimização SEO;

4. Conteudo:

O marketing de conteúdo épico de um site sempre foi uma grande estratégia do marketing digital. Gerar conteúdos de valor porem ser uma das melhores maneiras de atrair o público, assim como as mídias sociais e outros pontos que usamos para criar uma comunicação com o cliente.

As produções de conteúdo possuem dois lados principais para resultados: Primeiro, ele ajuda a gerar leads e até mesmo vendas em seu negócio. Segundo, ele atribui relevância da marca do próprio negócio.

5. Inbound Marketing:

Sem dúvidas esse é um assunto que você deve entender. Inbound marketing é um principal fator de estratégia do marketing digital, e também uma das que mais trazem resultados.

O Inbound marketing usa o marketing de conteúdo para gerar o trafego para determinados sites. Para conseguir fazer isso é necessário conhecer o público, e a etapa de compra que cada cliente se encontra. Inbound marketing possui quatro etapas: Atrair, converter, fechar, encantar.

6. Comprar tráfego:

Atualmente as fontes de trafego são: google Ads, facebook Ads e instagram Ads. Você pode investir um valor e essas fontes criam um anuncio patrocinado para seu negócio, esse anuncio irá aparecer para todas as pessoas da sua cidade, do nicho ou do ramo que seu produto segue. Tudo depende da configuração que você fará.

7. Converter:

Após realizarmos o trafego, o seu objetivo deve ser converter a maioria desse trafego para serem vendas. Caso contrário, de nada adiantou você investir tanto em anúncios e pessoas para criação de estratégias.

Voce deve saber atrair esse lead para fechar venda, sendo possível até que seja um cliente que fique a longo prazo. Para isso saiba utilizar gatilhos mentais como tempo limitado, mostre para ele o porquê que seu produto é bom para ele e em quais problemas vão ser resolvidos, entre outras coisas.

8. Midias sociais:

Procure manter uma boa relação nas mídias sociais, esteja sempre presente e sua empresa com certeza vai ter uma atuação melhor. Alguns empreendedores aparecem apenas quando lhe convém e isso futuramente terá consequências.

Alguns perfis acabam sendo até mesmo esquecidos, alguns nem chegam a ter trafego e outros acabam sendo abandonados pelo público e depois pelo empreendedor. Portanto, mantenha seu perfil ativo, faça posts, storys, mostre as novidades, entre outras coisas que ajudam muito.

9. Analise os números:

Sua empresa precisa ser capaz de ter o conhecimento dos retornos que obteve, e também se os valores investidos nas mídias digitais estão valendo a pena e dando certo. É muito importante que o empreendedor saiba quais são os indicadores para analisar como as coisas estão indo na própria empresa.

10. Veja tudo que acontece no mercado:

O empreendedor deve manter-se antenado no mercado do marketing digital, ele tem uma velocidade gigantesca e muitas vezes mal conseguir acompanha-lo. Procure frequentar eventos, mantenha relacionamentos com outros empreendedores, leia conteúdos de valor da área, compartilhe conhecimentos com sua equipe.

Fique de olho no que os mercados exteriores estão fazendo, e fique sempre ciente das estratégias que você também poderia utilizar aqui no seu pais e no seu negócio.

Conclusão

Agora é hora de colocar essas dicas em prática no seu negócio! Para começar, basta contratar uma hospedagem de sites e criar o site da sua marca. E continuar acompanhando o blog da ISBrasil para mais dicas!

Gostou de nosso post? Compartilhe: