Como criar conteúdos épicos?

16/10/2018 às 16:20 Marketing SEO

Como criar conteúdos épicos?

Hoje em dia, o marketing de conteúdo não é mais nenhuma novidade para os profissionais de marketing. Porém, o desafio parece ainda maior do que quando se tinha apenas que criar artigos para o blog de uma empresa.

Com a chegada crescente da concorrência e a adoção de estratégias de marketing digital por empreendedores de diversos segmentos, é preciso focar na criação de conteúdos épicos para realmente gerar mais leads e fechar mais vendas.

E a criação desse tipo de conteúdo requer bastante conhecimento e treino dos produtores. Criar um conteúdo relevante com argumentos bem colocados pode ser o diferencial para que sua empresa cresça no mercado.

Tirar as dúvidas e satisfazer a curiosidade de potenciais clientes é uma excelente saída para gerar uma relação de confiança e conseguir fazer com que parte destes consumidores passem a consumir seus produtos em um curto espaço de tempo.

Para lhe ajudar a criar um conteúdo épico, desenvolvemos esse texto. Aqui você entenderá melhor os fatores que podem tornar os seus artigos um diferencial competitivo perante a sua concorrência.

Criar conteúdo épico não é missão fácil, mas é totalmente possível, basta querer! Por isso se atente as dicas e tenha como objetivo criar um conteúdo melhor do que você e seus concorrentes já criam para satisfazer a sua clientela.

O que é um conteúdo épico?

O primeiro a ser ressaltado para entender o que faz um conteúdo ser épico é que ele desperta interesse. Em nossas rotinas, entramos diariamente e passamos horas em sites e redes sociais, checamos nossos e-mails, entre outras ações que nos obrigam a acessar e receber conteúdo.

O problema é que nessa enxurrada de conteúdo não temos tempo para ler tudo, e por isso, selecionamos diariamente aquilo que interessa, e essa é uma pequena parte do todo. O conteúdo épico é aquele que se destaca primeiro pelo título.

O título é instigante conseguir deixar claro em poucas palavras qual assunto será tratado no texto. Geralmente, tem um tom de questionamento ou imperativo e é isso que faz clicarmos para ler o artigo no primeiro momento.

No segundo momento, um conteúdo épico é aquele que cumpre o que promete. Muitas empresas falham em sua estratégia de conteúdo por que criam artigos sem ter um norte e acabam enrolando o assunto, deixando informações importantes de lado, e por isso perdem relevância.

O conteúdo épico é útil, agrega valor já que vem repleto de informações, de argumentos que podem ajudar uma pessoa em seu negócio, a tirar uma dúvida, a prover uma solução, etc.

Em resumo, o conteúdo épico é diferenciado por que te apresenta um tema amplo ou específico de uma maneira que ninguém faz.

Confira também: O que é remarketing?

Como escrever um conteúdo épico?

Depois de darmos uma boa definição do que é um conteúdo épico, é hora de darmos as dicas para que você consiga passar a escrevê-los. O primeiro passo é fazer uma pauta, realizando um brainstorming  para definir o objetivo do conteúdo e sua estrutura.

E quando partimos para ação, é claro que esperamos que você já tenha bastante informação sobre o seu público e já consiga medir a efetividade de suas ações de marketing. Caso isso ainda não aconteça, volte um passo atrás e pesquise seu mercado para obter essas informações e daí sim se preparar para criar conteúdo épico.

O primeiro ponto de destaque de um conteúdo épico é a sua exclusividade. Quanto mais raro ele puder ser melhor. Se todos os seus concorrentes puderem criar algo parecido, ele acaba perdendo um pouco do seu valor, por mais relevante que seja.

Geralmente, um conteúdo épico tende a focar em assuntos menos falados como alguma nova solução para seu mercado, uma nova tendência ou aborda um assunto comum de uma forma diferente, falando sobre o tema pelo olhar de um especialista no assunto.

Isso torna o conteúdo mais raro? Sim! Por que não existe igual! Se você fala sobre uma tendência ou sobre um tema mais abrangente com ênfase em pontos não tão comuns, eles se tornam épicos, por serem relevantes e terem um foco diferenciado.

O segundo fator importante para criar um conteúdo épico é despertar a sua criatividade. Pensar “fora da caixinha” é escrever mais do mesmo, por isso o profissional de marketing que quer criar conteúdos épicos, ele sempre buscará por algo diferente, inovando sobre um tema conhecido ou abordando um assunto ainda não tão falado.

Para gerar bastante conteúdo é preciso ser bastante criativo, apenas isto poderá lhe mostrar formar de como abordar assuntos novos e também temas mais batidos com um foco diferenciado.

O terceiro fator importante é entregar o que promete. O que isso quer dizer? O que você promete no título deve cumprir no texto. Se você, por exemplo, se propõe a fazer um texto sobre passo a passo para fazer uma pesquisa de palavra-chave, você deve dar o foco para o tema durante o texto, dividindo o conteúdo em tópicos que possam explicitar cada etapa desse processo.

Cuidar do enfoque é essencial para atrair o leitor pelo título e ganhar a confiança dele pelas informações contidas no texto. Por último, o conteúdo épico tem uma linguagem mais aberta ao diálogo.

A tentativa desse tipo de conteúdo é gerar discussão e promover um debate sobre o tema, além de claro, educar a sua audiência. Isso por si só gera autoridade e mostra para os consumidores que o seu conteúdo é extremamente relevante e útil para eles.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: