Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Diferenças entre Registro de Domínio Nacional e Internacional

18/06/2017 às 09:00 Hospedagem de Sites

Diferenças entre Registro de Domínio Nacional e Internacional

O momento de registrar um domínio pode gerar muita confusão, principalmente se é a primeira vez que você está fazendo isso e não conhece muito bem como funciona esse tipo de atividade. São diversos fatores que você tem que levar em conta antes de pensar no tipo de registro que quer fazer.

Outra grande dúvida que afeta muitas pessoas é se elas devem escolher um registro nacional ou um registro de domínio internacional. Alguns dizem que o primeiro tem mais vantagens, outros dizem que o segundo atrai mais tráfego para o seu site, mas qual será mesmo a melhor opção? Bom, a reposta, como para quase tudo que envolve criação de sites é: Depende.

Tudo vai depender das necessidades do seu site ou blog, dos objetivos que você tem e de como quer administrar o seu negócio. Mas antes de você analisar e saber se deve escolher um registro nacional ou internacional, é melhor entender um pouco sobre o que é efetivamente o registro de domínio.

O que é um registro de domínio, afinal?

Primeiramente você deve saber que registrar um domínio não é a mesma coisa que comprar uma hospedagem de site. Enquanto na compra de uma hospedagem de site, você adquire um espaço onde o seu site vai estar, o registro do domínio é como se fosse o documento do seu site ou blog. Ao registrar um domínio, você definira o nome e o nível de domínio que o seu site terá. Os principais níveis de domínios são:

  • .com
  • .com.br
  • .org
  • .net
  • .info

Provavelmente o registro de domínio do seu site irá caber em um desses níveis de domínio, mas existem diversos outros que você pode escolher, se sentir que é necessário para o seu negócio. Cada um desses níveis de domínio tem a ver com uma função e um tipo de serviço que o site oferece. Preste atenção em cada um deles e verifique qual é o que mais se adequa ao seu site.

Agora que já temos uma ideia clara sobre o que realmente é o registro de um domínio, vamos falar sobre os pontos positivos e negativos de se trabalhar com um domínio nacional e com um internacional.

Qual é o objetivo do seu site?

É a primeira coisa que você deve pensar para escolher se deve fazer um registro nacional ou um registro de domínio internacional. Para um site de empresa que almeja mercados e clientes fora do Brasil, talvez seja mais vantajoso fazer um registro internacional e apostar em um nome que faça sentido nos locais que você quer atingir.

Já para uma loja online que tem como objetivo atingir um público estritamente brasileiro, um registro com a terminação .com.br não é má ideia. Além de reforçar que a marca atua em território nacional, pode passar confiança para o público, pois muita gente ainda não confia no que parece ser de muito longe.

Domínios com terminação .org são considerados registros internacionais pois apenas a terminação não diz a qual país o site pertence. Ele é ideal para quem quer montar um site de organização não governamental e sem fins lucrativos, pois atrai o público apenas pelo nível de registro do domínio e também não se limita a nenhum território.

Independente de qual seja o domínio que você escolher para montar o seu negócio online, é importante você saber como funcionam essas principais terminações e como elas podem te ajudar a atingir o público certo sem que você precisa fazer muito esforço. É claro que esse é o só um primeiro passo para que seu site possa crescer e atingir objetivos maiores, mas toda grande jornada começa com um primeiro passo, não é mesmo?

Mas além desses detalhes, ainda existem outros aspectos que você deve levar em consideração na hora de escolher se quer fazer um registro nacional ou internacional.

Burocracia

Não há muito como fugir dela. Tanto em registro de domínios internacionais quanto em nacionais, você vai ter que lidar com um pouco de burocracia. Mas é verdade que um registro de domínio internacional vai facilitar a sua vida nesse sentido. Normalmente o registro é feito de forma quase imediata e não exige tantos detalhes quanto um registro nacional. Para muitas pessoas, esse não é um ponto decisivo para saber se quer escolher um registro nacional ou internacional, mas pode servir como um empurrãozinho final se você estiver muito em dúvida.

Preço

É sempre importante lembrar que mesmo fazendo um registro internacional, ele pode ser feito com empresas do Brasil. E por que isso é importante sabe? Para entender que o preço entre um tipo de registro e outro praticamente não vai mudar, ou seja, também não vai influenciar na sua escolha final. Você deve estar mais atento no custo e benefício de cada lugar em que você vai escolher registrar o seu domínio.

Tome certos cuidados

Existem alguns cuidados que você deve tomar ao registrar um domínio. Verificar fraudes, saber colocar o nome certo e contratar um bom serviço são apenas alguns deles. A maior dica para ficar atento e evitar qualquer dor de cabeça que possa aparecer no futuro é pesquisar tudo sobre os lugares onde você pretende registrar seu domínio, seja ele nacional ou internacional.

Agora que você já aprendeu as diferenças entre os tipos de domínio e qual é mais vantajoso para cada tipo de site, fica mais fácil de saber se quer escolher um registro de domínio nacional ou um internacional, não é?

Muitas vezes nos assustamos com a quantidade de coisas que tem que ser feitas e ferramentas que precisam ser usadas para que o nosso site entre no ar, mas ao completar cada uma dessas etapas, você acaba descobrindo que a coisa é muito mais simples do que se imagina. Pesquise, entenda qual é o verdadeiro objetivo do seu negócio online, seja ele um blog, um site de empresa ou uma loja e você vai conseguir saber se precisa escolher um registro nacional ou internacional. Lembre-se das dicas dadas aqui e verifique todos os aspectos citados nesse artigo, o registro do seu site é só o primeiro passo de uma grande caminhada.

Gostou de nosso post? Compartilhe: