Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Crises e clientes: quais estratégias adotar para reter ganhos?

31/05/2021 às 20:15 Ajuda

Crises e clientes: quais estratégias adotar para reter ganhos?

O processo de reter ganhos e clientes é uma necessidade para qualquer empresa, principalmente no Brasil, onde vivenciamos sucessivas crises.

Diante de um cenário instável provocado por diferentes razões, as companhias se veem diante da necessidade de inovar e investir em ações que permitam, no mínimo, manter a estabilidade dos lucros.

Ou seja, mesmo que não seja possível aumentar os ganhos em um cenário de crise econômica, o esforço tem o intuito de manter uma média. Afinal, pior do que enfrentar uma crise, é enfrentar uma crise sem clientes comprando.

As contas não param, portanto, seu negócio não pode parar também. O fato é que muitos empreendedores, principalmente os mais inexperientes, não sabem o que fazer para manter o equilíbrio e os lucros.

No entanto, mesmo que pareça desafiador demais conseguir estabilidade em um momento onde todos parecem afundar, saiba que existem estratégias simples, mas que fazem toda a diferença para as empresas.

É necessário conhecê-las e adaptá-las à realidade da sua companhia. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar os impactos das dificuldades em períodos de crise e como fazer para reter clientes em momentos críticos como esse. Acompanhe a leitura!

Impactos nos negócios dos períodos de crise

Nos últimos anos, nosso país tem enfrentado uma série de crises políticas e econômicas que estão impactando as empresas de muitas maneiras.

As organizações maiores sentem o problema, mas, de fato, são os pequenos negócios que sofrem as consequências mais desastrosas.

Desde o ano de 2020, com a chegada do novo coronavírus, os problemas se intensificaram, e alguns setores, como o varejo, têm sofrido efeitos de médio prazo. Há, ainda, aqueles que sofrem por um período maior, o que torna a recuperação ainda mais difícil.

Devido a isso, os investimentos em acao de marketing promocional e outras estratégias aumentaram consideravelmente, em busca de uma estabilidade maior e de minimizar os efeitos negativos de todos os problemas.

Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, houve uma queda de 14% na economia no primeiro ano de pandemia, número que também impactou outras potências, como a China.

Esse país, por sua vez, é um dos maiores importadores de produtos agrícolas do Brasil, como a carne, o minério de ferro e a soja, o que consequentemente gerou um impacto um tanto “salgado” para a economia brasileira.

Mesmo com as medidas adotadas pelo Governo, como a redução da taxa Selic, os juros continuam aumentando e a conta pesa no bolso do cidadão, principalmente, das pequenas e médias empresas.

Outros problemas começaram a surgir com frequência, como a queda brusca no consumo, que também foi resultado do fechamento de muitos comércios e empresas em todos os Estados.

O que vemos é uma bola de neve que vai se arrastando e trazendo prejuízos de vários tipos para os mais diversos setores.

Com os consumidores mais atentos e inseguros, evitando consumir produtos e serviços considerados supérfluos, empresas de diferentes segmentos, como uma de administracao de restaurante corporativo, começaram a inovar em suas estratégias.  

O objetivo é reter os clientes e, com isso, estabilizar a receita do negócio para evitar perdas ainda maiores. Para fazer isso, algumas medidas começaram a fazer parte do planejamento. 

Como reter os clientes em momentos de crise?

O objetivo de qualquer empreendedor é fazer o negócio crescer, e para isso, ele investe em estratégias para conquistar novos clientes.

Entretanto, diante de períodos de crise como os que estão sendo vivenciados nos últimos anos, o foco tem sido reter os clientes que a empresa já tem. Pensando nisso, algumas das estratégias mais usadas são:

1 - Avaliar as oportunidades

Muitas vezes, é difícil ter uma perspectiva positiva diante de um cenário ruim, o que dificulta até mesmo a criação de estratégias para a retenção de clientes.

Desde fabricantes de embalagens delivery personalizadas até os pequenos varejistas de roupas tiveram de se reinventar para não prejudicar o orçamento.

Então, ao fazerem uma análise minuciosa do cenário, identificaram oportunidades de continuar na ativa, e algumas das soluções encontradas foram:

  • Trabalho home office;

  • Atendimento ao cliente remoto;

  • Plataformas e-commerce;

  • Vendas por aplicativos.

O objetivo é reduzir os impactos, portanto, esperar a crise passar não é uma boa saída. A adoção de novas estratégias e falhas é o melhor caminho para superar a crise e reter clientes e ganhos.

2 - Aprimorar a experiência do consumidor

As estratégias em Customer Experience (CX) se mostraram como excelentes oportunidades de reter clientes. É por meio delas que a empresa otimiza todos os pontos de contato durante a jornada de compra do consumidor.

A experiência do cliente começa com seu primeiro contato com a marca e passa por diferentes etapas até a entrega de encomenda e o pós-venda.

Essa jornada acontece em diferentes pontos, como os canais de venda, canais de atendimento e suporte depois da venda.

É importante otimizar esses pontos de contato e entender o que o cliente precisa em cada etapa. Uma das formas de descobrir o que deve ser feito e melhorado é fazendo pesquisas de opinião.

Elas podem ser aplicadas por meio de formulários online, visto que eles mostram como o cliente realmente se sente com a sua marca.

3 - Mudar a mentalidade do negócio

A mentalidade predominante em qualquer empresa é crescer, algo totalmente saudável e normal. Sendo assim, uma fabricante de embalagem de madeira para exportacao pode investir em ações para seu crescimento, conquistando novos clientes.

No entanto, diante de uma crise de grandes proporções, o foco está em não perder espaço e consumidores que já compram com você.

É necessário mudar o mindset e investir esforços em fidelizar os seus clientes ao máximo. Para isso, é interessante criar promoções, descontos exclusivos e clube de fidelidade, além de oferecer um atendimento impecável.

4 - Valorizar o capital humano

O fator humano é indispensável para qualquer companhia. Isso porque tudo o que é produzido é feito pensando em atender às necessidades da pessoa, e as soluções existem porque outras pessoas trabalham na empresa.

Por isso, é essencial implantar uma política mais flexível, para que assim os colaboradores possam se adaptar às necessidades da companhia.

Da mesma forma, uma grafica cartao de visita também passa a ser mais flexível com seus clientes, oferecendo mais opções de pagamento, prazos maiores e descontos.

Se você mostra que se preocupa com as necessidades e com a realidade de seu público, então a reação das pessoas será positiva.

Efeitos de curto, médio e longo prazo

Ao investir na retenção de clientes em períodos de crise, os negócios têm acesso a impactos positivos de curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, em curto prazo, a tendência é que seus clientes comprem rapidamente. Consequentemente, os vendedores passam menos tempo tentando convencê-lo, principalmente em comparação ao tempo gasto para vender a um novo consumidor.

Quanto mais compras, maiores as comissões. Isso deixa os vendedores mais motivados e engajados, e a retenção de clientes também se torna o objetivo deles.

No médio prazo, uma grafica de producao de impressao digital percebe que seus gastos nesse processo serão muito menores do que os valores necessários para conquistar novos clientes.

Para se ter uma ideia, convencer alguém que nunca comprou com você pode custar de 5 a 7 vezes mais. Isso acontece porque há toda uma necessidade de pagar pela divulgação da marca, seus produtos e serviços.

Em linhas gerais, isso representa investimentos mais altos em marketing, em um período delicado em que todos pretendem frear alguns investimentos.

Por fim, no longo prazo, a marca começa a ser reconhecida por outras pessoas, justamente porque seus clientes estão plenamente satisfeitos com ela. Aí começa a poderosa propaganda boca a boca.

Por exemplo, se uma pessoa teve uma boa experiência ao contratar serviços de impressao digital, vai falar sobre a gráfica com outra pessoa que, ao precisar desses serviços, certamente vai procurar essa mesma empresa.

Trata-se de um processo natural, mas que só é conquistado se a sua companhia souber garantir uma boa experiência e investir nas estratégias que mostramos aqui.

Conclusão

Não tem nada mais gratificante para uma organização do que ver que um cliente voltou mais vezes para comprar com ela. Mas, em períodos de crise, esse retorno é importante e necessário para manter os ganhos intactos.

Em um cenário como o que vem sendo vivenciado, os consumidores compram apenas o que precisam e com empresas que confiam. Então, se a sua marca é de confiança, pode contar com uma receita mais estável, mesmo diante de um cenário improvável.

Neste artigo, você conheceu algumas das estratégias mais importantes para reter clientes e ganhos, e por meio delas, vai ficar mais fácil superar a crise e sair dela mais forte e experiente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: