Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça os principais tipos de empreendedorismo no Bras

01/05/2021 às 12:07 Ajuda

Conheça os principais tipos de empreendedorismo no Bras
 

Está pensando em empreender mas não sabe muita coisa sobre esse universo? Está lendo o artigo certo. Vamos te mostrar quais são os principais tipos de empreendedorismo existentes no Brasil. Cada um tem suas peculiaridades e exigências, por isso, recomendamos ler até o final e já começar fazendo a escolha certa. O coaching pode te ajudar com isso. Vamos lá!

Individual

Esse tipo de empreendedorismo é um dos mais comuns em terras brasileiras. Como o próprio nome faz menção, essa categoria refere-se às pessoas que empreendem sozinhas ou que têm, no máximo, um colaborador com carteira assinada.

Todo MEI (Microempreendedor Individual) possui um CNPJ para formalizar as atividades exercidas através de uma empresa. Se você está pensando em prestar serviços ou vender produtos, uma boa opção é se tornar um empreendedor individual, pois pode ser bem vantajoso.

Quando a pessoa se torna um MEI, ela pode emitir nota fiscal, conta com diversos benefícios previdenciários, encontra mais facilidade de acesso a crédito bancário e negociações com outras empresas. Atualmente, o MEI deve pagar um valor de contribuição mensal para o INSS, que gira em torno de R$ 60,00.

Informal

Apesar de não ser o mais recomendado, por não ter acesso aos mesmos benefícios que o MEI tem, o empreendedorismo informal ainda é bastante comum no Brasil. Vendedores ambulantes, prestadores de serviços autônomos, lojinhas de garagem e até bancas de produtos nas calçadas dos grandes centros urbanos, são bons exemplos.

Por incrível que pareça, existem milhões de brasileiros empreendendo informalmente. O principal objetivo de pessoas que trabalham informalmente é ter algum tipo de ganho financeiro, muitas vezes, sem grandes ambições de alcançar resultados ou crescimento do negócio.

Muitos empreendedores informais não costumam ver vantagens na formalização ou não podem arcar com os custos da contribuição mensal. O fato é que o empreendedorismo informal faz parte da vida de muita gente, inclusive em outros países.

Cooperado

O empreendedor cooperado usa poucos recursos para trabalhar e faz questão de exercer um bom trabalho em equipe. Na maioria das vezes, um cooperado trabalha de forma autônoma na prestação de serviços para uma empresa de qualquer segmento ou associações em geral. 

Esse profissional trabalha em prol dos resultados e sempre de forma colaborativa. Um bom curso de PNL também pode ajudar o indivíduo a empreender da melhor maneira, acertar em suas decisões no dia a dia, deixar a sua comunicação mais eficiente, bem como aperfeiçoar os seus comportamentos. Vale muito a pena!

O objetivo do cooperado não é atuar como sendo proprietário de um negócio, mas sim como um colaborador, para que todos os objetivos sejam efetivamente alcançados. Os profissionais que exercem atividades como freelances, são ótimos exemplos. Ou seja, eles trabalham de maneira individual, mas, ao mesmo tempo, contribuem para o crescimento de uma ou mais organizações.

Franquias 

O sistema de franquias também é bastante conhecido no Brasil e está cada vez mais em ascensão. Esse modelo permite que o empreendedor invista em um negócio que já está bem consolidado no mercado e use o nome dele na hora de trabalhar. As grandes redes de restaurantes, por exemplo, contam com diversos franqueados.

Para quem está querendo empreender e já tem uma boa reserva financeira, as franquias podem ser uma excelente escolha. A principal vantagem de se tornar um empreendedor franqueado é ter a certeza de que a base de clientes do franqueador, na maioria das vezes, é grande, pois a empresa já é bastante conhecida pelo seu público-alvo.

Além disso, esse sistema pode ser bastante rentável para o franqueado, desde que ele atenda todas as exigências para se abrir uma franquia. O único, porém, é que a carga tributária pode ser bem alta, dependendo do tipo de negócio. Faça as contas e veja se é vantajoso para você.

Social

O empreendedor social é aquele que trabalha analisando as principais tendências de comportamentos dos consumidores, de uma maneira geral. Milhares de negócios surgiram através disso, nos últimos anos.

Para se tornar um empreendedor social é preciso ser visionário, saber trabalhar muito bem em equipe e ter um alto nível de engajamento com as causas sociais que mais afligem a sociedade. Diferentemente dos outros tipos de empreendedores, o retorno financeiro não é a principal prioridade nesse tipo de trabalho.

Um empreendedor social, na maioria das vezes, é jovem e participa de ações e projetos sociais que visam o bem-estar público. ONG ́ s, associações e instituições filantrópicas, são bons exemplos onde podemos encontrar empreendedores sociais. Ganhar dinheiro não é o principal objetivo deles.

Serial

Os empreendedores seriais são profissionais multitarefas, ou seja, trabalham em diversos projetos e estão sempre em busca das principais novidades do mercado de trabalho que possam agregar valor em suas vidas.

Para eles, a principal motivação é empreender o máximo que puderem, mesmo se determinado projeto não trouxer um bom retorno financeiro. As principais qualidades desses empreendedores são habilidades de liderança e capacidade de trabalhar em equipe.

Por isso, se você sempre teve vontade de estar envolvido em vários projetos ao mesmo tempo, tem experiência de mercado e muita disposição para superar os desafios do dia a dia, que tal se tornar um empreendedor serial? Pode ser uma excelente ideia. Vale ressaltar que a hipnose pode te auxiliar a atingir esse objetivo e fazer qualquer empreendedor superar as barreiras emocionais que estejam impedindo a sua realização.

Agora é analisar com bastante calma todos os tipos de empreendedorismo e escolher aquele que mais se encaixa ao seu perfil. Pode acreditar, vai dar certo! Desejamos boa sorte.

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

Gostou de nosso post? Compartilhe: