Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça a história do Banco Inter 100% digital

10/05/2021 às 17:35 Ajuda

Conheça a história do Banco Inter 100% digital

O Banco Inter nasceu como financeira e hoje é um banco múltiplo 100% digital com capital aberto. É, ainda, considerado uma fintech. Desde seu surgimento até os dias atuais, a empresa passou por muitas mudanças importantes para, enfim, se tornar o que é hoje. 

Conheça a verdadeira história do Banco Inter, como e onde surgiu, seus produtos, os nomes que estão por trás da empresa e como ele funciona.

Como surgiu o Banco Inter?

Em 1994 nasceu em Belo Horizonte a Intermedium Financeira, pertencente ao grupo MRV Engenharia. As operações com crédito começaram em 1999, direcionadas a empresas. 

Dois anos depois, em 2001, começaram as operações com crédito consignado. Já no ano seguinte a empresa se emancipou e deixou de fazer parte do grupo econômico MRV Engenharia. 

Ao longo dos anos começou a operar com diferentes produtos, chegando ao título de banco múltiplo em 2008. 

Em 2015, com pouco mais de 20 anos de história, o banco lançou a conta digital, numa mudança total de estratégia que deu muito certo. Pioneiro nessa modalidade, oferece, desde o início, uma conta totalmente sem tarifas e com acesso a diversas operações. 

O app de finanças do Banco Inter veio já no ano seguinte, juntamente com o cartão de crédito da bandeira Mastercard. A trajetória do banco é uma verdadeira história de sucesso. 

Quem é o proprietário do Banco Inter?

Tanto o Banco Inter quanto a MRV Engenharia têm como fundadores os membros da família Menin. Rubens Menin é o fundador do banco e atual presidente da construtora. Seu filho, João Vitor Menin, é o atual CEO do Inter, ele tem formação em Engenharia, mas nunca atuou na profissão. 

Foi ele que lançou a proposta da conta 100% digital, apresentando a possibilidade de crescimento que essa modalidade prometia no mercado financeiro. A jogada de mestre foi um sucesso e a empresa se tornou a pioneira nessa modalidade.

Apesar de sua grande fortuna e capacidade inigualável para lidar com finanças, João Menin, figura de extrema importância na empresa, não se deixou deslumbrar. Seu comportamento humilde e generoso inspira muitas pessoas. 

Ele costuma cumprimentar todos seus funcionários diariamente, pedir licença antes de entrar em alguma sala e tratar seus colegas como semelhantes. Um comportamento elogiado e visto com admiração por todos. 

Como funciona o Banco Inter?

O Banco Inter oferece serviços e soluções financeiras que podem ser operadas 100% por meio digital. Através de App é possível abrir a conta digital, operá-la e até mesmo encerrá-la quando for necessário.

Para abrir uma conta do Banco Inter, o primeiro passo é baixar o aplicativo do banco, ele está disponível nas lojas de aplicativo dos Androids e dos IOs. É gratuito e pode ser instalado em poucos minutos. 

Em seguida, com documentos pessoais em mãos, o cliente vai preencher os campos necessários  com seus dados pessoais e, em seguida, enviar fotos de seus documentos, além de fazer uma selfie com seu RG. 

Depois disso, é necessário aguardar o prazo de dez dias até que haja uma resposta do banco. Em caso de sucesso, o cliente terá acesso aos dados de sua conta e estará habilitado para movimentá-la. 

É possível fazer tudo o que se faz através de uma conta convencional e até um pouco mais. Pagamentos, transferências, consultar extratos, fazer investimentos são alguns de seus principais serviços e existem outros tantos. 

Outra facilidade é a possibilidade de solicitar, também pelo aplicativo, o cartão de crédito do Banco Inter. Ele não cobra anuidade e é aceito em quase todos os estabelecimentos nacionais e internacionais, pois tem bandeira Mastercard. 

Por ser totalmente digital, ele funciona 100% através de seu site e seu aplicativo. Toda e qualquer ação pode ser comandada a partir de qualquer lugar onde se tenha acesso à internet, inclusive os investimentos e as aplicações. 

Quais os produtos oferecidos por esse Banco?

O Banco Inter oferece muitos produtos aos clientes que possuem conta digital. Os principais são:

CDB: sigla para Certificado de Depósito Bancário, o CDB é um título bancário oferecido pelo Inter que rende mais do que a poupança. Existem duas opções possíveis para esse tipo de investimento nesse banco. 

A primeira opção é o CDB com liquidez diária, que permite que você saque seus rendimentos em qualquer dia. A segunda é o de liquidez fechada, pelo qual o saque só pode ser feito no vencimento, em data específica. 

LCI: Letra de Crédito Imobiliário é uma opção para quem quer contar com um investimento de médio a longo prazo. Livre de imposto de renda e podendo ser atrelado ao CDI ou ao IPCA, tem um prazo mínimo de 90 dias e pode ser iniciado com um investimento de R$100.

LCA: Letra de Crédito do Agronegócio tem as mesmas características do LCI no que se refere a prazos, rendimento e impostos. O prazo mínimo é o mesmo, 90 dias, e os rendimentos podem ser de acordo com o CDI ou IPCA. 

LIG: Letra Imobiliária Garantida é uma carta de crédito com um bom rendimento, mas o prazo de vencimento é um pouco maior. O mínimo é de 24 meses para que os valores sejam resgatados. É uma nova opção de investimento do Banco Inter.

CRI: Certificado de Recebíveis Imobiliários é um título de médio a longo prazo, isento de imposto de renda, com vencimentos semestrais ou anuais e que têm valores pagos no vencimento do título.

CRA: Certificado de Recebíveis do Agronegócio tem as mesmas características do CRI no que se refere a prazos e rendimentos. A principal diferença é que ele financia negócios agrícolas, enquanto o CRI financia negócios imobiliários. 

Debêntures: São ativos de renda fixa que podem ser resgatados no vencimento. Funcionam como um empréstimo a empresas para pagamento de dívidas. O investidor recebe os juros desse empréstimo e pode sacá-los em um prazo determinado. 

Poupança: O investimento mais popular. Apesar de ter baixo rendimento, é o que a maioria dos brasileiros escolhe, pois tem menor risco e liquidez diária. 

Tesouro direto: É um investimento seguro de liquidez diária e com investimento mínimo de R$30. Ele pode render mais do que a poupança e tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros.  

Todos os produtos podem ser acessados e adquiridos através do app de finanças do Banco Inter.

Gostou de nosso post? Compartilhe: