Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como você pode monetizar os conteúdos do seu blog?

30/10/2021 às 13:01 Ajuda

Como você pode monetizar os conteúdos do seu blog?

Quem tem um blog pode ganhar dinheiro com isso, principalmente se produz conteúdos de qualidade e possui um bom tráfego.

Monetizar esse canal não é uma tarefa difícil, ao contrário do que alguns acreditam. Por meio de técnicas e ferramentas é possível transformar a sua plataforma em algo rentável.

Antigamente, quando o usuário criava uma conta no Google Adsense, ele só precisava adicionar alguns anúncios para começar a ganhar dinheiro, desde que houvesse um bom fluxo de visitas.

Entretanto, o Google vem mudando suas políticas constantemente, e hoje em dia, essa estratégia já não é mais tão vantajosa. 

Mesmo assim, é importante considerar essa possibilidade, pois juntamente com outros métodos, ajuda a gerar uma boa receita.

Para que o seu canal seja, é necessário se esforçar um pouco mais e ter muita criatividade, e aqueles que mais se empenham são bem recompensados.

Portanto, existem muitos blogs ativos atualmente, e eles se dividem em diferentes nichos, em alguns conseguem se transformar em uma boa fonte de renda.

Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens de ter um blog e quais são as melhores estratégias para alcançar esse objetivo.

Vantagens de ter um blog

O blog nada mais é do que um tipo de site onde se concentram diferentes tipos de conteúdos, e eles podem assumir diferentes formatos, como:

  • Textos;

  • Vídeos;

  • Áudios;

  • Imagens.

Podemos considerá-lo como uma espécie de biblioteca e os visitantes escolhem os conteúdos que querem consumir.

Conforme as estratégias de marketing digital foram avançando, empresas dos mais variados segmentos, como uma de avaliação de ativos, perceberam a importância desse canal em suas estratégias, e dentre as principais vantagens estão:

Mais visibilidade

Quando criamos um blog, precisamos pensar em sua divulgação, e isso pode ser feito de diversas maneiras, como anúncios no Google, e-mail marketing, posicionamento orgânico, redes sociais, entre outros.

Quanto mais pessoas visitam suas páginas, mais elas vão conhecer sobre seus conteúdos e melhor será o posicionamento do seu blog nos resultados de pesquisa.

Baixo custo

Se você gosta ou entende muito sobre um assunto e gostaria de compartilhar com outras pessoas, o blog é um excelente canal porque ele possui baixo custo.

É possível criá-lo em plataformas gratuitas e muito fáceis de ser utilizadas, como no caso do WordPress. Se você produz conteúdos de qualidade, não vai pagar nada para publicá-los nesse canal.

Para melhorar ainda mais o seu alcance, você pode fazer como uma desenvolvedora de sistema de gestão para pequenas empresas e divulgar suas publicações nas redes sociais.

Oportunidade de renda

Uma das principais vantagens dos blogs é que por meio deles é possível gerar renda. Com certeza, você já ouviu falar ou conhece algum blogueiro famoso que oferece dicas e aborda algum tipo de assunto.

Essas pessoas criam esses canais para falar sobre gastronomia, viagens, cinema, educação, cultura, literatura, dentre outros assuntos.

Conforme eles conquistam um número maior de visitantes, podem se cadastrar no Google Adsense e vender espaços publicitários em seu blog, o que ajuda a divulgar produtos e serviços e receber por isso.

Os anúncios ficam visíveis para os visitantes e toda vez que eles clicam, você ganha uma porcentagem do anúncio.

Outra forma de ganhar dinheiro com o blog é por meio dos publieditoriais, que são conteúdos que você cria para divulgar marcas e produtos, mas sem aquele aspecto de anúncio.

Vamos supor que uma pessoa tenha um blog de viagens que recebe muitos acessos, com isso, um hotel pode fazer uma parceria para que essa pessoa crie publieditoriais.

Ela pode criar publicações mostrando o local, suas qualidades e qual foi a sua experiência como hóspede.

É possível fazer parcerias e anúncios de diferentes tipos de companhias, como uma de automação empresarial. Tudo isso se encaixa na monetização do blog, que veremos a seguir.

Sugestões para monetizar o seu blog

Se você quer ganhar dinheiro com o seu canal, precisa descobrir as principais formas de monetizá-lo. Em algumas estratégias para conseguir isso são:

Melhorar o tráfego do canal

É muito importante que você se concentre em maneiras de gerar um grande fluxo de visitas, pois só conseguimos rentabilizar os blogs que recebem um bom tráfego diário.

Quanto mais visitas você receber, mais as marcas vão se interessar em anunciar no seu canal. Para aumentar o tráfego, invista em estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Trata-se de um conjunto de ações que otimizam suas páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa do Google.

Procure maneiras de tornar o seu blog mais atrativo, utilizando um layout agradável e páginas responsivas. 

Com isso, um número cada vez maior de visitantes vai se interessar pelos seus conteúdos, o que atrai anunciantes.

Avaliar produtos e serviços

Você também pode avaliar soluções no seu canal, como serviços de comunicação visual. É necessário fazer uma análise completa e indicar o que foi testado para o público que acessa o seu blog.

Esse tipo de conteúdo permite que você dê a sua opinião particular, sendo uma das melhores estratégias de marketing para as organizações.

Quando um blogueiro faz esse tipo de conteúdo, ele consegue influenciar uma grande quantidade de seguidores, o que se transforma em lucro para as empresas.

Vender produtos

Seu blog também pode ser um canal por onde você vende seus produtos, sejam eles físicos ou digitais. Esse método de monetização é bastante lucrativo porque você vai vender algo diretamente para as outras pessoas.

Entretanto, essa prática é um pouco mais trabalhosa, mas as recompensas são muito maiores. As receitas que você tiver com as vendas serão apenas suas, além de permitir que você crie uma identidade de marca e construa uma comunidade.

É possível vender diferentes tipos de produtos pelos blogs, como e-book sobre diversos assuntos, como comunicação visual, até roupas, aplicativos, entre outros.

Se a sua ideia é vender um produto físico, é necessário estar atento ao estoque e à logística, mas se pretende vender um produto digital, não é necessário se preocupar com esses aspectos, além de a entrega ser totalmente online.

Você pode utilizar uma estrutura de preços diferente, mas certifique-se de que o seu produto é acessível e procurado pelas pessoas.

Publicidade paga

Esse é um método de monetização de blog mais conhecido, onde o proprietário faz publicidade por meio do Google Adsense. 

Inclusive, ele é o principal meio de receita da maioria dos blogs, mas é necessário ter um bom tráfego.

O Google Adsense é recomendado para quem vai começar a monetizar agora, mas ainda possui um baixo volume de visitantes, mas conforme o tráfego aumenta, os ganhos são maiores e se torna possível obter rendimentos com publicidade privada.

Nesse caso, você pode divulgar diferentes empresas, como uma consultoria financeira, veiculando anúncios mais relevantes para o seu público e conquistando uma rentabilidade ainda maior.

Entretanto, tenha em mente que a publicidade é apenas uma maneira de monetizar o seu canal, mas ela não deve ser a sua única fonte.

Se você quer que o seu blog tenha uma fonte de renda consistente, é muito importante utilizar outros meios de monetização.

Programas de afiliados

Por meio do programa de afiliados você vai receber por recomendar produtos e serviços em banners que serão linkados com os sites de compra.

Muitas pessoas costumam começar esse tipo de monetização por meio de plataformas já conhecidas, como a Amazon, que possui um dos maiores programas de afiliados do mundo.

Você vai colocar um link em seu endereço fiscal virtual para um produto vendido na plataforma, e toda vez que o cliente clicar e comprar, você recebe uma comissão pelas vendas.

Para melhorar ainda mais a rentabilidade deste esquema, você pode publicar conteúdos de avaliação de produtos e indicar o link para a compra deles.

Existem muitas outras plataformas de programas de afiliados, e se você se interessar, pode obter mais informações diretamente no site.

Portanto, para que essa ou qualquer outra estratégia funcione, é muito importante ter paciência e dedicação.

Você precisa enxergar o seu blog como um escritório virtual, ou seja, todos os dias preciso trabalhar nele para que se transforme em uma verdadeira fonte de renda.

Conclusão

Sendo assim, os blogs são canais úteis que levam conhecimento e informação para os usuários. Seus proprietários podem transmitir suas ideias e falar sobre diferentes assuntos, além disso, são uma ótima opção de fonte de renda.

Como vimos ao longo do artigo, existem várias possibilidades de monetizar o seu blog. Tudo o que você precisa fazer, é garantir a qualidade dos seus conteúdos e investir constantemente em estratégias de otimização.

Mais empresas vão querer anunciar com você, fazendo do seu canal algo rentável e promissor para os seus pais visitantes e o seu bolso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: