Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 estratégias para monetizar seu site ou blog

03/05/2018 às 11:09 Ajuda

5 estratégias para monetizar seu site ou blog

Se você tem um site ou um blog, publica conteúdos de qualidade regularmente e registra um bom tráfego orgânico, provavelmente já deve ter se perguntado sobre o que fazer para monetizar sua aplicação, certo?

Apesar de não ser uma tarefa tão difícil, existem algumas técnicas e ferramentas disponíveis que te podem ajudar com isso. Hoje, para tornar um blog rentável, você vai precisar se esforçar um pouco mais e ter muita criatividade. Esse artigo traz 5 excelentes estratégias para monetizar seu site ou blog com marketing digital. Leia até o final e saiba mais.

Pode te interessar saber sobre hospedagem de site barata!

1. Defina um nicho para o sua aplicação

Definir um nicho de atuação para o seu site ou blog é o passo inicial e mais importante de todos. Assim você pode se tornar autoridade no assunto, atraindo um público mais qualificado.

Se seu blog for especialista em dicas sobre perda de peso, ele seria um bom nicho para monetizar, pois os visitantes tem uma necessidade específica e você poderá atendê-los com dicas práticas sobre o assunto.

Não se esqueça de que quanto mais segmentado for o blog, menor e mais qualificado será o público. Em suma, sua aplicação poderá gerar mais receitas com muito menos visitas. Seja especialista em um nicho de mercado e aumente seus rendimentos. Leia nosso post sobre Como criar um blog

2. Aumente o tráfego de visitas

Essa é a segunda parte do processo de monetizar seu site ou blog. Você deve-se concentrar na geração de um grande e regular fluxo de visitas. Lembre-se de que você só poderá rentabilizar o seu blog com as visitas e muitos usuários entram no seu blog todos os dias.

A regra é muito simples: se você tem uma loja física e ninguém entrar nela, não ganhará dinheiro, certo? No mundo online acontece o mesmo. Um enorme tráfego de visitas é uma das coisas que todos os sites de altos ganhos têm em comum.

Diante disso, você deve começar implementando as técnicas de geração de tráfego em seu blog ou site. 

É fundamental saber aplicar bem as técnicas de SEO (palavra-chave) e de Inbound Marketing (Marketing da Atração) em seu blog para torná-lo mais atrativo e converter boa parte dos visitantes em leads qualificados, que são consumidores assíduos por seus conteúdos.

Quanto ao volume necessário de postagens, não existe fórmula mágica, pois tudo vai depender do seu nicho de atuação. Se você estiver escrevendo para um público altamente segmentado, pode ganhar algum dinheiro com cinco ou dez mil visitas por mês. Aprimore seus conhecimentos em vantagens de Criar um Blog  

3. Use o Google Adsense

Um dos mais conhecidos e utilizados métodos para monetizar na internet: a publicidade através do Google Adsense. Para a maioria dos blogs, a principal receita ainda é gerada através dele. Mesmo assim, sua aplicação vai precisar de um grande tráfego orgânico. 

O Google Adsense é ideal para quem está começando no mercado online e ainda possui um baixo volume de visitas. Mas quando começar a gerar mais de 100 mil vistas únicas por mês, provavelmente vai ter maiores ganhos se utilizar também uma rede de publicidade privada.

Eles vão enviar anúncios mais específicos e relevantes para o público que frequenta o seu blog, podendo gerar mais dinheiro para seu bolso. Conheça nosso serviço em Hospedagem de Site

A publicidade é um dos principais caminhos para monetizar seu site ou blog e não deve ser o único utilizado. Para criar uma fonte de renda consistente, o ideal é aplicar também outros meios de monetização, como o programa de afiliados. 

4. Venda de produtos próprios físicos ou digitais

Este talvez seja um dos métodos mais lucrativos de monetização. No programa de afiliados do Google, por exemplo, você vende produtos de outras pessoas e empresas. Mas você já pensou em vender os seus próprios produtos? 

É lógico que isso dará um pouco mais de trabalho, mas as recompensas são muito maiores. As receitas de todas as vendas serão somente suas. Além disso, sua empresa poderá criar uma marca no mercado e conquistar um público fiel a ela. 

Você pode vender um vender um produto físico como roupas, equipamentos esportivos, smartphones, entre outros ou vender um produto digital como aplicativos, softwares ou e-books, por exemplo. 

Para os produtos físicos, você deverá se preocupar com seu estoque e logística. No caso dos digitais, pode ter menos trabalho, já que não há a necessidade de estoque físico e a entrega aos clientes pode ser feita da forma online.

Para que seu blog tenha sucesso com essa estratégia, faça uma estrutura de preços diferenciados dos seus concorrentes.  Certifique-se de que há um produto de entrada acessível para os iniciantes e um produto Premium, que seja mais caro e completo para atender o público fidelizado e mais exigente.

5. Tenha um canal no Youtube

Uma das estratégias mais importantes sobre como monetizar seu site ou blog.  Você deve criar uma conta no Youtube para produzir vídeos relacionados aos seus produtos, além dos conteúdos escritos.

Dessa forma, você vai produzir muito mais receita com a sua aplicação. Vídeos são excelentes formas de atrair as pessoas, pois é uma maneira mais rápida e lúdica de passar uma informação do que um texto escrito, por exemplo. 

Como o Youtube pertence ao Google, se você tiver um canal, aumentará e muito a relevância da sua aplicação na internet. Sem mencionar que os vídeos podem ser adicionados nas páginas do seu blog, gerando ainda mais dinheiro com as visualizações das páginas e dos vídeos, individualmente.

Vale destacar que o Brasil é um dos países que mais consome conteúdos em vídeos no Youtube do mundo. Seu site ou blog poderá aumentar o alcance de um público mais qualificado por lá, gerando mais receita e solidificando sua marca no mercado. Não é fácil, mas pode compensar e muito!

Ainda tem dúvidas?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Agora é aproveitar todas essas dicas de como monetizar seu blog e começar hoje mesmo um negócio de sucesso na internet.

Gostou de nosso post? Compartilhe: